Primeiro brasileiro a cruzar a África de bicicleta lança livro em São Paulo

Alexandre Costa Nascimento durante sua aventura ciclística pela África. Foto: Arquivo Pessoal

Alexandre Costa Nascimento durante sua aventura ciclística pela África. Foto: Arquivo Pessoal

Já imaginou percorrer a África de bicicleta? Se o desafio parece ser impossível, saiba que o jornalista Alexandre Costa Nascimento, do blog Ir e Vir de Bike, foi o primeiro brasileiro e latino-americano a percorrer o Tour d’Afrique, expedição que atrai ciclistas do mundo todo pelo desafio de percorrer 12 mil quilômetros de norte a sul do continente africano.

A aventura, os desafios e as histórias de Nascimento estão relatadas no livro “Mais que um leão por dia” que será lançado em São Paulo no próximo sábado (13) no auditório do Parque das Bicicletas. O autor estará no local para relatar suas impressões sobre a participação no desafio, responder a perguntas e autografar o livro. A entrada é gratuita.

Esse interesse pelas coisas do mundo e a ânsia de descobrir e explorar novos horizontes – ainda que apenas através dos livros –, mais tarde, teve importância fundamental na minha decisão de ter o jornalismo como profissão. Participar do Tour d´Afrique, portanto, tornou-se o único sonho capaz de aliar três das grandes paixões da minha vida: o jornalismo, as bicicletas e a África.

- Trecho do livro “Mais que um leão por dia”

Foram 11 países visitados, saindo do Cairo (Egito) até a Cidade do Cabo (África do Sul), passando por Sudão, Etiópia, Quênia, Tanzânia, Malauí, Zâmbia, Zimbábue, Botsuana e Namíbia. Cada um com visuais impressionantes, animais selvagens, desertos, tempestades de areia, doenças inesperadas e muita reflexão.

O livro é uma verdadeira inspiração para mostrar que nenhum desafio é intransponível quando se dá o primeiro passo ou a primeira pedalada. Ao adquirir o livro, o leitor também vai ajudar a TDA Foundation, organizadora da expedição Tour d’Afrique, a comprar e distribuir bicicletas ao povo africano.

Lançamento do livro "Mais que um leão por dia" acontece em 13/6 em São Paulo. Imagem: Divulgação

Lançamento do livro “Mais que um leão por dia” acontece em 13/6 em São Paulo. Imagem: Divulgação

Fotos e sons

Quem adquirir o livro terá acesso a um álbum completo do Tour d’Afrique com imagens e músicas típicas de cada país, sugeridas pelo próprio autor.

O texto de orelha do livro é de autoria de Fábio Zanini, editor do caderno Mundo, da Folha de S. Paulo, e autor de um livro sobre a África. Já a avaliação impressa na quarta capa é de Celso Amorim, diplomata brasileiro e ex-ministro de Relações Exteriores e da Defesa.

Leitor do Vá de Bike pode ganhar o livro

Graças a uma parceria do Vá de Bike com a editora Nossa Cultura, as três primeiras pessoas que comparecerem ao lançamento do livro “Mais que um leão por dia” em São Paulo e disserem que viram a matéria aqui no site ganham um exemplar!

Quando e onde

Lançamento do livro “Mais que um leão por dia”, da editora Nossa Cultura
Data: 13/06/2015 (sábado)
Horário: a partir das 14h30
Local: Parque das Bicicletas – Auditório
Endereço: Alameda Iraé, 35. Esquina com a avenida Indianópolis, Moema – São Paulo – SP.
Entrada gratuita
Há paraciclos espalhados pelo Parque

O evento é organizado pelo Clube de Cicloturismo do Brasil e o espaço é cedido pela Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Esportes, em parceria com o Clube de Cicloturismo.

E um pouco depois, ali por perto, tem o lançamento do documentário Bikes vs. Carros, com exibição gratuita no Parque do Ibirapuera!


6 comentários para Primeiro brasileiro a cruzar a África de bicicleta lança livro em São Paulo

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>