Paulista aberta atraiu milhares de pessoas na inauguração da ciclovia. Foto: Willian Cruz

Av. Paulista será aberta novamente em 23/8, para inauguração de segundo trecho da ciclovia

Avenida Paulista será aberta na inauguração do trecho de ciclovia da Av. Bernardino de Campos, que fará conexão com a da rua Vergueiro.

Paulista aberta atraiu milhares de pessoas na inauguração da ciclovia. Foto: Willian Cruz
Paulista aberta atraiu milhares de pessoas na inauguração da ciclovia. Foto: Willian Cruz

A Prefeitura de São Paulo abrirá novamente a Paulista às pessoas no dia 23 de agosto, um domingo, quando será inaugurado o trecho de ciclovia da Av. Bernardino de Campos. Com 800 metros de extensão, esse trecho liga a estrutura da Rua Vergueiro à recém construída na Avenida Paulista.

Ciclista usa trecho da Bernardino de Campos antes da inauguração, usando a pista na "contramão" para desviar da obra. Na avenida, outro ciclista se mantém à esquerda para ingressar na ciclovia da Av. Paulista, na próxima esquina. Foto: Tiago Barufi
Ciclista usa trecho da Bernardino de Campos antes da inauguração, usando a pista na “contramão” para desviar da obra. Na avenida, outro ciclista se mantém à esquerda para ingressar na ciclovia da Av. Paulista, na próxima esquina. Foto: Tiago Barufi

Segundo o prefeito Fernando Haddad, a nova abertura (que alguns consideram fechamento) será um novo teste para uma futura abertura definitiva aos domingos. Recentemente, os hospitais da região afirmaram não serem afetados pela medida.

O secretário de Transportes da capital, Jilmar Tatto, confirmou a interdição para os carros e consequente abertura às pessoas nessa quinta-feira, 30 de julho. Segundo o portal G1, as avenidas Bernardino de Campos e Paulista estarão abertas a pedestres e ciclistas das 10 às 17h do dia 23 de agosto. Na abertura anterior, a Bernardino ficou de fora. O secretário afirmou que haverá monitoramento da CET e, sendo a operação um sucesso, a avenida pode vir a ser aberta todos os domingos.

Vale lembrar que a Avenida Paulista estará aberta às pessoas nesse dia, com inauguração de um bicicletário na Praça dos Arcos e feira gastronômica com food bikes na Praça Oswaldo Cruz.

Confirme sua presença no evento do Facebook!
Chama as crianças, chama os amigos, chama geral! \o/

Trecho liga Paulista à Vergueiro

Mesmo com tapumes, ciclistas já utilizam a estrutura não inaugurada, buscando proteção em um trecho com tráfego agressivo. Quando entregue, essa ligação permitirá seguir do São Judas ao Pacaembu exclusivamente por ciclovia (à exceção de uma quadra entre a R. Madre Cabrini e a ponta da estrutura da R. Vergueiro). O trecho também fará ligação da estrutura implantada amplamente no Centro com a região da Av. Paulista. Outras ciclovias estão sendo sinalizadas no entorno da avenida.

Duas das quadras da Vergueiro onde já havia ciclovia (entre as ruas Dr. Nicolau de Souza Queiroz e Correia Dias) estão sendo reformadas para que a pista de bicicletas fique contida no canteiro central, seguindo o padrão de implantação da Paulista. A melhoria deve trazer ainda mais segurança a quem trafega de bicicleta pela região.

Por enquanto, o trecho em obras continua tenso para os ciclistas, que devem trafegar com atenção redobrada e estabelecendo comunicação visual com os motoristas (gestos, olhos nos olhos) para garantir – e impor, se necessário – seu direito de circulação segura na via.

Minhocão e Consolação

A ciclovia sob o Minhocão foi oficialmente inaugurada no dia 9 de agosto, um domingo. Futuramente será ligada à ciclovia prometida para a Rua da Consolação, que ainda não começou a ser construída e não tem data de entrega anunciada.

Veja também
Paulista aberta – vídeo e fotos da inauguração da ciclovia
Abertura da Avenida Paulista não prejudica hospitais
A importância da ciclovia da Avenida Paulista

2 comentários em “Av. Paulista será aberta novamente em 23/8, para inauguração de segundo trecho da ciclovia

  1. Olá! Vocês sabem se no trecho entre a pça da árvore e a vila Mariana construirão uma ciclovia na própria Vergueiro? A ciclovia que fica entre a rua Madre Cabrini e Luiz Goes é muito ruim. Por que não fazer na vergueiro direto pelo canteiro central? Iria facilitar muito nossa vida de bike! Abraços!

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

    1. Só depois que terminar as obras da linha 5 do metrô lá na Sta Cruz Patricia. A ciclovia não foi feita nesse trecho justamente por conta das obras do metrô, que já mudou o desenho da avenida algumas vezes.

      Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *