Vá de Bike promove gincana ciclística na Virada Sustentável 2015, em São Paulo

Veja lista completa de atividades relacionadas à bicicleta, de oficina mecânica a exibição de filme, com muita coisa rolando especialmente no domingo (30).

Av. Paulista concentrará várias atividades com bicicleta no domingo. Foto: Willian Cruz
Av. Paulista concentrará várias atividades com bicicleta no domingo. Foto: Willian Cruz

Shows, palestras, exposições, feira de produtos veganos, cinema, oficinas e, claro, bicicletas. A 5ª edição da Virada Sustentável começa hoje (26) e vai até o domingo 30 de agosto, com mais de 700 eventos espalhados pela cidade de São Paulo.

O Vá de Bike não poderia ficar de fora e marcará presença com atividades ligadas a mobilidade urbana, cidadania e muita diversão. As atividades da Virada propõem ainda uma visão ampla, positiva e inspiradora da sustentabilidade em temas como biodiversidade, água, direito à cidade, mudanças climáticas, consumo consciente e economia verde.

“Bicicleta tem tudo a ver com sustentabilidade, por isso ficamos muito felizes com o convite para fazer uma ‘curadoria’ de atividades com bike na Virada deste ano”, conta Willian Cruz, criador do Vá de Bike. O VdB já havia participado da edição 2013, com uma pedalada em conjunto com a WWF Brasil (veja aqui como foi).

Foto: Willian Cruz
Foto: Willian Cruz

Vai ter pedalada

Quem quiser pedalar durante a Virada Sustentável vai se divertir no domingo (30). A brincadeira começa com uma pedalada promovida pelo Vá de Bike, Virada Sustentável e CicloFaixa de Lazer, com apoio da CET-SP, para mostrar mais um lado encantador da principal avenida de São Paulo. A concentração acontece na Praça do Ciclista, a partir das 9h e a saída está marcada para as 10h. O Catraca Livre criou um evento no Facebook para essa atividade.

Vai ter gincana

Ao longo do dia, a divertida “Gincana do Pedal” promete animar os mais dispostos. Realizada pelo Vá de Bike em parceria com a Levi’s, o ciclista retira um passaporte em um dos quatro pontos listados abaixo, onde também ocorrem atividades. Em cada uma dessas paradas, o participante obtém um carimbo; ao final da aventura, basta apresentar o passaporte completo para retirar uma camiseta da Levi’s, em local indicado na parte interna do “documento”. Confirme no evento do Facebook! \o/

Gincana promete agitar ciclistas nesse domingo.
Gincana promete agitar ciclistas nesse domingo.

Pontos da Gincana do Pedal

1 O Bike Tour São Paulo, que promoverá seus tradicionais passeios pela região da Avenida Paulista. As saídas acontecem às 12h, 13h30 e 15h, com ponto de encontro em frente ao Top Center (Av. Paulista, 854).

2 Para quem ainda não sabe pedalar, os instrutores do Bike Anjo estarão na Praça dos Arcos das 9 às 12h, para ensinar os interessados a dar os primeiros giros com a magrela. São 15 vagas, inscrições no local!

3 Na esquina da esquina da Rua Haddock Lobo com a Paulista, as crianças vão se divertir com a Oficina de Desenhos, com Sílvia e Nina. Das 9h às 15h, na tenda do Movimento Conviva.

4 Quando a fome bater, uma concentração de food bikes espera por você no Museu da Casa Brasileira, na Av. Brig. Faria Lima, 2705, com opções para todos os gostos.

Obs.: Apesar dos horários de algumas dessas atividades, será possível retirar e carimbar o passaporte das 9 às 15h, com promotores que permanecerão nos locais listados acima. As camisetas da Levi´s serão entregues aos primeiros 500 participantes que completarem o passaporte, tendo como horário limite as 15h.

Museu da Casa Brasileira, na Av. Faria Lima. Com ciclovia na porta e bicicletário na área interna. Foto: Chema Llanos/Divulgação
Museu da Casa Brasileira, na Av. Faria Lima. Ciclovia na porta e bicicletário na área interna. Foto: Chema Llanos/Divulgação

Que caminho fazer?

Se você não souber como chegar da Paulista até o Museu da Casa Brasileira, sugerimos dois trajetos.

Com ciclovia/ciclofaixa: Siga pela Vergueiro sentido zona sul até a R. França Pinto. Desça pela ciclovia dessa rua até a Av. Pedro Álvares Cabral. Siga pela calçada (recomendamos desmontar da bike) até a “passarela do Detran” para acessar o Parque do Ibirapuera. No parque, vá até o portão 8 e siga pela Ciclofaixa de Lazer na Av. República do Líbano, até a Hélio Pellegrino. Pela Hélio você continuará usando a Ciclofaixa, mas no ponto em que ela sai da avenida, pegue a faixa da direita e siga pela Faria Lima. A ciclovia do canteiro central está em construção nesse trecho, mas já está utilizável pelo menos a partir da Juscelino Kubitschek.

Caminho mais curto: Desça a R. Augusta sentido Jardins e prossiga pela Av. Europa até a Faria Lima, onde você deve entrar à direita. Esse caminho é mais simples e direto, mas não tem ciclovias e você precisará compartilhar a via com carros e ônibus. Por isso, é indicado a ciclistas mais experientes. Na dúvida, vá pela ciclovia.

Ainda não tem? É sua chance!
Ainda não tem? É sua chance!

Vai ter adesivo

Ainda não conseguiu um adesivo do Vá de Bike para colar na bicicleta, no capacete, no carro? É sua chance! Quem completar a gincana vai poder escolher um adesivo na hora de retirar a camiseta. Mas fique esperto, a quantidade é limitada! 😉

Confirme sua participação no evento do Facebook!

Vai ter outras atividades também

Além das atividades promovidas pelo Vá de Bike e seus parceiros, a Virada terá outras ações com bicicletas acontecendo na cidade.

Bicicletada Iluminada acontece na noite de sexta-feira (28).
Bicicletada Iluminada acontece na noite de sexta-feira (28).

Na quinta-feira (27), a partir das 19h30, a Bicicletada Iluminada se concentra no Largo da Batata, em Pinheiros (Metrô Faria Lima). A organização distribuirá LEDs aos participantes, para iluminar as ciclovias da cidade. A saída acontece às 21h. Ciclistas iniciantes serão muito bem-vindos. Haverá oficina de pequenos reparos e acompanhamento de condutores capacitados.

O documentário Bike vs. Carros será exibido na sexta-feira (28), às 15h, no Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Rua Vergueiro, 1000. Além discutir a influência da indústria automobilística na economia e estrutura das cidades, o filme mostra fatos marcantes do cicloativismo brasileiro nos últimos anos (saiba mais). Direção de Fredrik Gertten (Suécia).

O CCSP também contará com a ciclo-oficina Mão na Roda, no sábado (29) e domingo (30), das 13h às 21h. O objetivo é estimular a autonomia de ciclistas na cidade, sendo um lugar de troca de experiências em que você pode aprender e ensinar o que sabe sobre a manutenção e o funcionamento do seu veículo. A manutenção do espaço é feita por trabalho voluntário. No sábado às 18h, no espaço da oficina, acontece a palestra “Cicloativismo Paulistano”, com Odir da Ciclocidade.

Virada Sustentável

A Virada Sustentável é um festival anual de mobilização e educação para a sustentabilidade, que envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades empresas, coletivos e movimentos sociais. Neste ano, o evento acontece simultaneamente em parques como Água Branca, Burle Marx, Cemucam, Ibirapuera, Juventude e Villa Lobos, além do Centro Cultural São Paulo, Museu da Casa Brasileira, Fábricas de Cultura, escolas e espaços públicos diversos. O Largo da Batata e a Praça Victor Civita também são palco de atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *