Foto: Danilo Vitoriano/Divulgação

Passeio de bicicleta vai iluminar a noite paulistana nessa quinta 24/9

Bicicletada Iluminada distribuirá 170 LEDs para rodas das bicicletas participantes. Ação é parte de mobilização mundial pelo desenvolvimento sustentável.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Um passeio de bicicleta diferente pretende trazer mais luz à cidade de São Paulo: é a “Bicicletada Iluminada”, que distribuirá luzes de segurança em forma de LED para os participantes. A ação é parte da campanha internacional “Light the Way”, um evento para pressionar líderes mundiais para a assinatura dos objetivos globais de combate à pobreza, desigualdade e mudanças climáticas.

Foto: Danilo Vitoriano/Divulgação
Foto: Danilo Vitoriano/Divulgação

As luzes são acopladas aos bicos de ar dos pneus das bicicletas e serão entregues gratuitamente a até 170 ciclistas, portanto chegue cedo! 😉 Os participantes também receberão balões coloridos de gás hélio para colocar na bicicleta durante o passeio. Os balões terão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável defendidos pela campanha.

A atividade começa às 17h30, no Largo da Batata (Metrô Faria Lima), com o cadastramento e distribuição dos acessórios. No mesmo horário uma atividade de Yoga com Bicicleta contribuirá para a preparação dos ciclistas.

Às 19h, após aquecimento circulando e iluminando toda a área ocupada pelas atividades promovidas pela ABONG no Largo da Batata, o grupo percorrerá a ciclovia da avenida Faria Lima. O movimento Pimp my Carroça também estará presente e as carroças dos catadores também serão iluminadas.

“A Bicicletada Iluminada tem a intenção contribuir para a gameficação das cidades por meio da diversão associada à mobilidade urbana”, conta Diego Gazola, articulador na Muda de Ideia. “Além disto, é claro, deixar os LEDs como um legado para maior segurança para os ciclistas noturnos, e nesta edição, também para as carroças dos catadores.”

A Bicicletada Iluminada está em sua segunda edição na capital paulista, tendo sido realizada na Virada Sustentável, em agosto desse ano, em uma correalização entre a Muda de Ideia e a Humanize Produções, idealizadora da atividade “Na Rota do Pedal” em Santo André/SP. Veja neste vídeo e na galeria de fotos.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Programação

17h30 Início do check-in e instalação dos LEDs e balões.

17h30 Yoga com Bicicleta até as 18h30

19h Mobilização de todas as atividades em torno dos ODS. Ação #IluminaoCaminho

19h Saída da Bicicletada Iluminada pela ciclovia da Faria Lima, terminando no largo da Batata 20h.

Veja a página do evento no Facebook

Atrações

– Checkin de 170 ciclistas e distribuição de LEDs de bico de pneus para os 170 primeiros ciclistas – em analogia aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

– Distribuição de balões personalizados coloridos com os ODS

– Reparos e manutenção nas bicicletas

– Mesa de som e luz oferecida pela Virada da Mobilidade

– Iluminação, luz negra, laser e máquina de fumaça na ambientação

– Yoga com Bicicleta

– Oferecimento de stencil para camisetas dos participantes

– Formação de performance alinhada com as demais atividades do Action 2015

– Acompanhamento da Bicicletada Iluminada pelo empreendedor da CicloSonoro.

– Condução e monitoria da Bicicletada Iluminada por ciclistas experientes

– Carroceata integrada com catadores de recicláveis que receberão também LEDs e balões, e posteriormente transitarão exclusivamente pela reciclovia/ciclovia

Campanha mundial

No dia 24 de setembro, pessoas do mundo inteiro vão organizar um Dia de Ação Global, em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O mote da campanha mundial é  “iluminar o caminho”, no sentido de colocar luz nas lutas e agendas para os próximos 15 anos.

O objetivo é chamar a atenção para os compromissos que serão assumidos por todos os países membros das Nações Unidas na Cúpula sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre de 25 a 27 de setembro, em Nova York. Serão adotados 17 objetivos para o mundo, que devem ser cumpridos até 2030.

Em São Paulo, diversos artistas e coletivos de ocupação do espaço público se reunirão no Largo da Batata, a partir das 16h:

Programação palco

das 16h, às 21h

– Abertura do Evento
– Forró na pressão
– MC Luana Hansen
– Momento #IluminaOCaminho (velas e luz nos #ODS)
– Ilú Obá de Min
– Fernando Anitelli

Foto: Danilo Vitoriano/Divulgação
Foto: Danilo Vitoriano/Divulgação

Programação coletivos SP

Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário Queiroz Filho (IBEAC): cortejo de leitura pela região de Parelheiros, com produção de materiais e intervenções nas escolas públicas e postos de saúde da comunidade.

Associação de Jovens Engajamundo | Acupuntura Urbana: atividade de ocupação do espaço urbano, que mostra como o desenvolvimento sustentável está presente no cotidiano + oficinas de stêncil, lambe-lambe e tsurus de origami [veja evento no Facebook].

ISPIS – Movimento Pimp my Carroça: carroceata com velas e plantas verdes, em ciclovias de São Paulo – em parceria com cicloativistas.

Muda de ideia: Bicicletada Iluminada, com concentração no Largo da Batata a partir das 17h30. Será oferecido LEDs para os pneus da bike, além de balões enchidos com gás hélio. O grupo percorrerá a ciclovia da avenida Faria Lima a partir das 19h [saiba mais]

Cidade Democrática: lançamento do #CausasComuns – concurso de ideias norteado pelo objetivo 16 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Serão aceitas propostas sobre os temas de transparência, acesso à justiça, governança, segurança e paz em SP. A ideia é premiar as 12 propostas mais comentadas e apoiadas, a fim apresentá-las aos governantes!

#IluminaoCaminho pelo Brasil

Em Pernambuco, o Dia de Ação Global será realizado pelo Coletivo Mangueiras, em Recife e Caruaru: http://bit.ly/iluminaocaminhoPE

Em Salvador, será realizado pela ONG Vida Brasil, na Praça Castro Alves:http://bit.ly/IluminaOCaminhoBA

Em Porto Alegre, será realizado pelo Instituto Parrhesia Erga Omnes: http://bit.ly/IluminaOCaminhoPOA

Em Juazeiro (BA), será realizado pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada: atividades lúdicas no centro da cidade, uma caminhada e ato simbólico nas margens do Rio São Francisco, ao pôr do sol.

Em Codó (MA), será realizado pela PLAN Internacional: flashmob na principal praça de Codó com meninas do projeto “Essa é a minha vez”.

Em Confresa (MT), será realizado pela Associação de Jovens Engajamundo: distribuição de materiais sobre os ODS em escolas urbanas e na aldeia Urubu Branco, de etnia Tapirapé.

1 comentário em “Passeio de bicicleta vai iluminar a noite paulistana nessa quinta 24/9

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *