Foto: Renato Vasconcellos

Pedalada Pelada 2016 acontece dia 5 de março, em várias cidades do Brasil e do mundo

Nudez não é obrigatória, mas encorajada, ainda que parcial. Veja fotos de outras edições, saiba quais as cidades e entenda o motivo da manifestação.

Foto: Renato Vasconcellos
Foto: Renato Vasconcellos
Participantes fazem desenhos e escrevem frases em seus corpos. A nudez como protesto tem sido respeitada pelas autoridades e o evento ocorre tranquilamente, em clima de festa. Foto: Rachel Schein
Participantes fazem desenhos e escrevem frases em seus corpos. A nudez como protesto tem sido respeitada pelas autoridades e o evento ocorre tranquilamente, em clima de festa. Foto: Rachel Schein

No primeiro sábado de março, dia 5, várias cidades do hemisfério sul realizarão mais uma edição da World Naked Bike Ride (WNBR), conhecida no Brasil como Pedalada Pelada. No hemisfério norte, a ação acontecerá em 11 de junho, aproveitando o verão naquela parte do globo.

Não entendeu por que tantas pessoas pedalarão nuas nesse dia? Vem com a gente.

Atualizado: Saiba como foi a pedalada em várias cidades e veja fotos da manifestação em São Paulo

O que é a Pedalada Pelada

O objetivo da manifestação é chamar atenção para a situação de fragilidade e quase invisibilidade do ciclista no país, tanto por parte dos motoristas como pelo poder público.

Várias razões levam as pessoas a participarem da Pedalada Pelada, seja aqui ou lá fora: reivindicar melhores condições para o uso das bicicletas nas cidades, denunciar o descaso e a omissão do poder público, promover a visibilidade dos ciclistas, celebrar o corpo e a bicicleta, estimular reflexões sobre a cultura do automóvel, alertar sobre os perigos do aquecimento global e outras mais.

Foto: Silvia Ballan
Foto: Silvia Ballan

Nus ou seminus, os manifestantes costumam pintar os corpos com frases de efeito, passando cada qual sua mensagem.

E por que sem roupa?

A nudez representa a fragilidade do ciclista em meio à agressividade do trânsito. Também é uma forma de chamar atenção para a invisibilidade dos ciclistas nas ruas, que só passam a ser notados por muitos motoristas, parte da imprensa e especialmente pelo poder público ao pedalar sem roupa.

Tirar a roupa pra protestar não é novidade e nem faz parte só do universo das bicicletas. Veja neste link alguns protestos feitos pelo Brasil e pelo mundo usando o corpo como arma política e forma de expressão.

Galerias de fotos
São Paulo, 2015Foto: Willian Cruz
Rio de Janeiro, 2015
São Paulo, 2014
Florianópolis, 2014
São Paulo, 2013
São Paulo, 2012
Veja também vídeos de edições anteriores

É preciso ficar totalmente nu?

O princípio da WNBR é “o quão nu você ousar”. Ou seja: a nudez total não é obrigatória, mas é encorajada ao menos parcialmente.

Veja as galerias de fotos ao lado e inspire-se!

Dúvidas?

Neste endereço há respostas para perguntas frequentes e muitas dicas para quem pretende participar.

Nesta página há um “tutorial jurídico”.

Converse também com os demais participantes na página de cada evento, no Facebook (veja abaixo).

Quando e onde

As cidades brasileiras que já confirmaram a realização do protesto são Belo Horizonte, Blumenau, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

Florianópolis ainda decide se realizará no primeiro final de semana, acompanhando o evento mundial, ou se seguirá seu calendário tradicional, com a ação acontecendo no outro sábado, dia 12. Já a cidade de Vitória pedala na sexta-feira, dia 4. As demais cidades terão Pedalada Pelada no sábado 5.

Enquanto Blumenau, Recife, Salvador e Fortaleza aderem ao protesto internacional pela primeira vez, no Rio a manifestação está em sua segunda edição. Em Porto Alegre os manifestantes pedalam nus pela quarta vez, em Florianópolis pela quinta. São Paulo já tem a ação como uma tradição na cidade, sendo realizada pelo nono ano consecutivo.

Para saber horário e local de concentração da Pedalada Pelada em cada cidade, acesse as páginas dos eventos no Facebook:

Belo Horizonte/MG

Blumenau/SC

Florianópolis/SC

Fortaleza/CE

Porto Alegre/RS

Recife/PE

Rio de Janeiro/RJ

Salvador/BA

São Paulo/SP

Vitória/ES

Vai ter Pedalada Pelada na sua cidade? Deixe o link aqui nos comentários!

30 comentários em “Pedalada Pelada 2016 acontece dia 5 de março, em várias cidades do Brasil e do mundo

  1. o tutorial jurídico é bastante esclarecedor e certamente, deixa a(o)s ciclistas munidos de muito argumento bom, além da autoconfiança aguçada! se garantiu o editor da publicação!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. faremos em Fortaleza (CE). e o processo está se desenhando de forma colaborativa. há uma sugestão inicial de roteiro e horário, entretanto as movimentações daqui pra sexta-feira definirão com precisão. agora, uma coisa é certa: o ponto de partida conceitual é essa metáfora maravilhosa do corpo nu em representação à fragilidade do ciclista na via.
    nosso evento está aqui: https://www.facebook.com/events/1814584968768902/1814615178765881/

    Thumb up 2 Thumb down 0

  3. Também pedalo e muito , por lazer gostaria de trabalhar com minha bike , ou seja pedalando. E temos que participar deste protesto ! E para o que não leiem todo o texto, ”Não é necessário tirar a roupa toda , tira quem quiser e se sentir bem!

    É o unico modo de protestar e que prestem a atenção em todos nós!!!

    Thumb up 3 Thumb down 1

    1. Não é a única mas é a mais radical de chamar a atenção dos motoristas para a fragilidade humana no transito.

      Combinada com as cobrança nos órgãos competentes a participação política direta seja na câmara de deputados, vereadores, ongs, etc fica muito mais rápida a mudança.

      Pena que isso ainda não entrou na cabeça do povo brasileiro… nada vai vir de graça.

      Thumb up 3 Thumb down 1

  4. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 2 Thumb down 9

    1. Ninguém quer ser “revolucionário”, somente escancarar a fragilidade humana diante de um transito violento, é uma forma de protesto válido sim e precisa de coragem para se expor desse jeito, bem melhor que os protestos pelas passagens de ônibus que foram superficiais, genéricos e terminaram em baderna e violência.

      Polêmico. O que acha? Thumb up 6 Thumb down 3

  5. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 3 Thumb down 9

  6. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 4 Thumb down 11

    1. É mais facil e cômodo ficar de mimimi atras de uma tela de computador….

      Dessa forma, não é a toa que os politicos nada mais são que REFLEXO de seus eleitores. E atendem plenamente aos seus anseios….

      Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *