Bicicultura 2016 recebe inscrições de atividades até 15 de abril

Evento que reúne ciclistas de todo o país acontecerá em São Paulo esse ano. Arte: Cabelo

Evento que reúne ciclistas de todo o país acontecerá em São Paulo esse ano. Arte: Cabelo

Entre 26 e 29 de maio deste ano acontecerá em São Paulo a primeira edição do Bicicultura, o maior encontro nacional de ciclistas para discutir o tema da bicicleta no país. O evento é uma realização da União dos Ciclistas do Brasil (UCB) juntamente com a Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) e demais organizações, e ocorre pela primeira vez na capital paulista desde a sua criação, em 2008, quando foi realizado em Brasília.

Para Daniel Guth, Diretor de Participação da Ciclocidade, o momento é ideal para ampliar o debate sobre a bicicleta e marca uma série de transformações que São Paulo tem vivido nos últimos anos no que se refere ao tema da mobilidade urbana. “É essencial termos uma agenda nacional e anual para aprofundarmos o conhecimento e o entendimento sobre a cultura da bicicleta no Brasil, por isso defendemos a retomada do Bicicultura para acontecer em SP e em pleno ano eleitoral”, explica Guth. A programação do evento visa explorar todas as frentes sobre o tema e trazer discussões não só de São Paulo, mas de todo o Brasil de como a bicicleta tem se estabelecido enquanto vetor de mudanças sociais e significativas no contexto urbano.

Além de democratizar o tema junto à sociedade, o Bicicultura também visa atender gestores públicos que reconhecem a importância da bicicleta na esfera sociopolítica e que buscam se capacitar para o melhor entendimento e promoção do uso da bicicleta de acordo com a realidade de sua região.

Seleção de trabalhos

A organização receberá, até o dia 15 de abril, inscrições para a Programação do Bicicultura 2016. As atividades devem expor experiências, intervenções ou promover debates acerca do universo da bicicleta, nas suas mais diversas expressões – política, cultural, ativismo, esporte, lazer, transporte, saúde, dentre outros. A seleção visa conceder apoio financeiro e de estrutura para compor a programação de oficinas, atividades culturais e/ou esportivas, pedaladas e exposição de trabalhos, garantindo representatividade nacional e diversidade.

As inscrições devem ser feitas pelo Formulário de Inscrição de Propostas para o Bicicultura 2016.

Mais informações no edital, disponível neste endereço e reproduzido abaixo:

Formatos

Para fins deste edital, são considerados os formatos de:

  1. Pedalada: apresentações de casos, experiências de sucesso, pesquisas e projetos com foco em ciclomobilidade. O formato das pedaladas será de apresentações curtas para grupos de 5 a 10 pessoas que vão circulando; desta forma a interação é direta entre quem apresenta e quem quer conhecer os projetos. Este formato visa mostrar soluções locais e problematizações sobre assuntos que serão aprofundados nos painéis e palestras. Trabalhos acadêmicos podem inscrever-se ou nesta categoria, se esta for a forma escolhida para a apresentação, ou na categoria “Exposição de trabalhos”, caso a exposição seja em formato pôster, afixado em local físico dedicado.
  2. Oficinaworkshop prático, debates, exposição/troca de experiências, iniciativas, projetos ou pesquisas locais que possam ter interesse nacional. Ao todo, cerca de 20 oficinas serão selecionadas por esse edital. As atividades propostas podem ter duração de até 90 minutos e devem estar relacionadas a um dos temas: a) fortalecimento e articulação da sociedade civil ligada à mobilidade urbana; b) desenvolvimento técnico e conceitual das políticas de ciclomobilidade e desenvolvimento urbano (gestão pública).
  3. Atividade cultural e/ou esportiva: apresentação de trabalhos e iniciativas a partir de linguagens artísticas (teatro, música, instalações, performance, fotografia, artes visuais ou plásticas etc.) ou esportivas (BMX,flatland e outras), assim como atividades educativas, para ocupação dos espaços externos do evento. Importante que as atividades culturais tenham, obrigatoriamente, relação direta com a bicicleta e o universo da ciclomobilidade.
  4. Exposição de trabalhos (tendas / barracas / pôster): espaço destinado para a apresentação e exposição de organizações sociais, coletivos, inovações, produtos sociais (sem comercialização), entre outros, que ocuparão espaços de tendas e barracas na feirinha do evento. Trabalhos acadêmicos podem inscrever-se ou nesta categoria, se a forma escolhida para a apresentação for em formato pôster afixado em local físico dedicado, ou na categoria “Pedaladas”, caso haja uma apresentação curta relacionada à pesquisa.
  5. Comercialização de produtos: empreendedores(as) ligados(as) à bicicleta e que queiram fazer comercialização de produtos não são contemplados por este edital e devem entrar em contato diretamente pelo formulário contido neste link. Comerciantes de alimentos ou bebidas (foodbikes entram nesta categoria) também devem contatar diretamente a organização usando este formulário de contato. A comercialização de produtos não terá direito a ajuda de custo.

Quem pode se inscrever

Podem inscrever-se nesse edital pessoas físicas ou entidades/associações, que aqui chamaremos de PROPONENTES. As associações podem ser filiadas ou não à UCB – União de Ciclistas do Brasil ou a quaisquer das organizações vinculadas com o Bicicultura.

Empreendedores(as) ligados(as) à bicicleta e que queiram fazer comercialização de produtos não são contemplados por este edital e devem entrar em contato diretamente pelo formulário contido neste link. Comerciantes de alimentos ou bebidas (foodbikes entram nesta categoria) também devem contatar diretamente a organização usando este formulário de contato. A comercialização de produtos não terá direito a ajuda de custo.

Como funciona a inscrição

Todas as inscrições devem ser feitas pelo Formulário de Inscrição de Propostas para o Bicicultura 2016, no site http://bicicultura.org.br , até às 23h59 do dia 08 de abril de 2016. Ao submeter a proposta, um email de confirmação com uma cópia da atividade submetida será enviado para o endereço informado.

Dúvidas sobre o processo de inscrição poderão ser solucionadas via Facebook do Bicicultura ou pelo formulário de contato do site.

Caso sua proposta seja selecionada, o dia e horário para que a atividade aconteça será acertado entre proponentes e a Comissão de Programação do Bicicultura 2016, uma vez que a grade de programação depende do encaixe de todas as proposições selecionadas.

Caso sua atividade deva ser feita em um dia ou horário específicos, ou caso haja limitações de dia ou horários (por exemplo, se a atividade não puder ser feita no sábado por motivos de agenda), deixe essa informação de forma clara na ficha de inscrição.

A ajuda de custo será concedida a proponentes que conseguirem pelo menos uma atividade aprovada pela organização do Bicicultura 2016. Proponentes deverão fornecer uma conta em banco para recebimento dos valores e fazer a justificativa de gastos.

O que pode ser financiado via este edital

O edital de chamamento de propostas para o Bicicultura 2016 prevê ajuda de custo para as seguintes categorias de despesas, que devem ser informadas na ficha de inscrição:

  1. Traslado para o evento. Estão nesta categoria todos os custos relacionados a passagens aéreas, passagens de ônibus interestadual/intermunicipal, traslado na cidade (entre aeroporto/rodoviária e local do evento), entre outros.
  2. Custos relacionados diretamente à realização da atividade. Tais custos podem estar relacionados a impressões ou transporte de material, aluguel de equipamentos necessários, entre outros. É importante que esteja claro na ficha de inscrição quais são esses materiais e quais os custos envolvidos.
  3. Hospedagem e alimentação em São Paulo. É importante estar claro na proposta quantos dias de hospedagem e de alimentação são necessários. Após a seleção das propostas, abriremos uma rede de hospedagem solidária para a qual proponentes selecionadas/selecionados poderão se inscrever com prioridade.

Para a ajuda de custo, tenha em mente que uma das diretrizes do evento é paridade de gênero, conforme diretrizes do Bicicultura 2016 detalhadas abaixo.

Critérios de seleção

A seleção das propostas apresentadas será feita pela Comissão de Programação do Bicicultura 2016, sempre que possível com o auxílio organizações locais parceiras, associadas à UCB – União de Ciclistas do Brasil.
Os recursos para este edital serão divididos de maneira a promover equidade de oportunidades, incentivando a participação de iniciativas em todo o Brasil. Serão R$ 62.000,00 ao todo, divididos entre pedaladas, oficinas, atividades culturais/esportivas e exposição.

Serão levadas em consideração como critérios de seleção propostas que estejam em sintonia com as seguintes diretrizes gerais do Bicicultura 2016:

  1. Regionalidade. O Bicicultura 2016 é um evento nacional, portanto selecionaremos propostas de diferentes Estados para compor a grade final de programação.
  2. Paridade de gênero em toda a programação e estrutura do evento, o que inclui mesas, debates, oficinas, painéis e palestras.
  3. Eixos norteadores da programação do Bicicultura. A saber: feminismo e equidade de gênero, socioambientalismo, afirmação da cultura afrobrasileira, imigração e refugiados, equidade e justiça social, direitos humanos e direito à cidade.
  4. Destaque para a ciclomobilidade como parte da mobilidade ativa. A mobilidade ativa envolve ciclistas, pedestres, cadeirantes, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e meios de transporte ativos como skate, patins, entre outros.

Dos prazos e da publicação de resultados

As inscrições para programação estarão abertas entre 21 de março até 08 de abril de 2016. Os resultados serão publicados na primeira quinzena de abril no site http://bicicultura.org.br/ já com a programação completa do evento. Não serão aceitas propostas enviadas após o período deste edital.

Como funciona a prestação de contas para propostas selecionadas

A ajuda de custo será realizada diretamente com a pessoa/organização proponente e será encaminhada por email no momento da aprovação da atividade. Favor atentar-se à seção “O que pode ser financiado via este edital“.

Endereço do formulário de inscrição

Este é o link para o Formulário de Inscrição de Propostas para o Bicicultura 2016, onde todas as inscrições devem ser feitas até às 23h59 do dia 08 de abril de 2016.


2 comentários para Bicicultura 2016 recebe inscrições de atividades até 15 de abril

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>