Passaporte deve ser carimbado nos pontos indicados no mapa.

Gincana com bicicleta agita o Parque Ibirapuera durante a Virada Sustentável São Paulo 2016

Além da Pedalada saindo da região da Paulista, domingo 28 tem Gincana e Caça ao Tesouro para quem for de bicicleta ao Parque Ibirapuera! Veja aqui.

Gincana e Caça ao Tesouro acontecem no Ibira, no domingo 28, às 10h.
Gincana e Caça ao Tesouro acontecem no Ibira, no domingo 28, às 10h.

Atualizado: Saiba como foram as atividades

A bicicleta tem grande importância como meio de transporte sustentável nas grandes cidades, beneficiando o meio urbano, o ambiente e a sociedade.  Por isso, as bikes não poderiam ficar de fora da Virada Sustentável São Paulo 2016, maior festival de educação e mobilização para a sustentabilidade do Brasil.

Com centenas de atrações culturais e atividades gratuitas, a 6ª edição da Virada Sustentável acontece entre os dias 25 e 28 de agosto. E no domingo 28, o Vá de Bike traz diversas atividades com bicicleta, começando com uma pedalada que sai da região da Paulista e leva os participantes até o Parque Ibirapuera, onde acontecem outras ações: uma Gincana e uma Caça ao Tesouro, atividades abertas a todas as idades. E à tarde acontece uma oficina para ensinar crianças a andar de bicicleta!

As atividades da Pedalada da Virada Sustentável são um oferecimento do Hospital Bandeirantes.

Passaporte deve ser carimbado nos pontos indicados no mapa.
Passaporte deve ser carimbado nos quatro pontos indicados no mapa.

Gincana

A brincadeira acontece no Parque Ibirapuera, a partir das 10h da manhã do domingo 28, e começa ao retirar um Passaporte em um dos quatro pontos espalhados pelo parque. Os participantes devem então passar por todos os pontos, identificados como Gincana Virada Sustentável, para carimbar o “documento”.

Os pontos estão espalhados pelo parque, localizados em locais de grande fluxo, sinalizados e marcados no mapa que fica na parte interna do Passaporte. Mas como você precisa encontrar um deles sem olhar no mapa, para conseguir o passaporte e começar a brincadeira, vamos facilitar passando aqui a listinha:

  • Portão 8 (Av. República do Líbano, próximo à Av. Juscelino Kubitschek)
  • Praça do Porquinho (próxima do Portão 6, na Av. IV Centenário)
  • Praça do Leão (próxima do Portão 5, na Av. IV Centenário)
  • Praça das Cobras (próxima do Portão 9, Monumento às Bandeiras)

Quem participar da pedalada, que sai às 9h da manhã da Praça dos Arcos, já vai entrar no Parque próximo à Praça das Cobras, facilitando o início da brincadeira. O final da pedalada deve acontecer em horário próximo ao do início da Gincana.

Com o passaporte carimbado nos quatro pontos você deve procurar a nossa tenda de troca, que estará junto a outras atividades da Virada Sustentável, no espaço localizado entre a Marquise e o Auditório. Não se preocupe, o local também está indicado no mapa. Os cem primeiros que apresentarem o Passaporte com os quatro carimbos na nossa tenda de troca ganham uma camiseta da Virada Sustentável.

E aí, consegue completar o desafio a tempo?

Confirme presença no evento do Facebook!

Caça ao tesouro

Ao mesmo tempo que participa da Gincana, você recebe as pistas da Caça ao Tesouro. A cada carimbo, os promotores vão lhe dizer palavras ou frases que ajudarão a descobrir onde está o “tesouro”. Não deixe de pegar o carimbo da tenda de troca, mesmo que as camisetas já tenham sido todas distribuídas, pois lá você receberá mais uma pista!

Os 100 primeiros participantes que matarem a charada, apresentando o Passaporte preenchido na localização do tesouro, ganham um segundo brinde. Será que você consegue resolver o mistério?

Ambas as atividades são abertas a todas as idades.

Regras e cuidados

bicicleta atencao

  • A quantidade de brindes é limitada! Apenas os 100 primeiros participantes que apresentarem na tenda o Passaporte com os 4 carimbos conseguirão a camiseta. No tesouro, também são apenas 100 brindes. Portanto, seja ágil!
  • O Parque Ibirapuera recebe muita gente aos domingos. Atenção aos demais frequentadores e tenha cuidado especial com crianças, idosos e animais. Não deixe que sua pressa coloque a integridade de outras pessoas em risco.
  • Por segurança dos demais frequentadores, pedale apenas pela ciclovia e desmonte quando precisar sair dela. Na área da Marquise, especialmente, é proibido pedalar, para proteger crianças e usuários de patins e skate. Respeite.
  • As atividades encerram às 13 horas, assim você tem tempo suficiente para completar o desafio e carimbar seu passaporte, mesmo que os brindes já tenham sido todos distribuídos.

Sobre a Virada Sustentável

A Virada Sustentável é um festival de mobilização e educação para a sustentabilidade, envolvendo cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais. Teve sua primeira edição realizada em 2011, em São Paulo, e desde então vem ampliando seu escopo de atuação, realizando edições em cidades como Manaus e Porto Alegre.

Em agosto de 2015, a Virada Sustentável reuniu cerca de 1,1 milhão de pessoas em mais de 800 atividades e atrações gratuitas espalhadas por 138 lugares da capital Paulista. Em 2016, o evento traz como tema central os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), uma agenda de desenvolvimento apresentada de modo a definir novos caminhos, que tragam melhorias na vida das pessoas e do planeta, em todos os lugares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *