Jaqueta inteligente mostra rota, sinaliza e evita que ciclista consulte o celular

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!
Jaqueta inteligente da Vodafone. Foto: DDB Group

Jaqueta inteligente da Vodafone. Foto: DDB Group

Promover a segurança do ciclista tem sido um desafio constante ao redor do mundo. Essa foi a motivação da empresa de telefonia Vodafone Netherlands, que criou a “The Smart Jacket” (em tradução livre, a jaqueta inteligente), uma vestimenta para evitar que os ciclistas consultem o GPS do celular enquanto pedalam.

A jaqueta serve como guia e também como dispositivo de sinalização e segurança para quem circula de bicicleta. Uma vez conectada ao smartphone, um aplicativo de geolocalização traça a rota e transmite para a vestimenta inteligente – que possui um equipamento Raspberry Pi e 300 LEDs embutidos.

Na própria jaqueta, LEDs sinalizam para onde o ciclista está indo. Se o app indica uma curva a direita, uma seta nas costas indica a manobra para evitar colisões e diminuir o risco de acidentes. Luzes nas mangas avisam quando é preciso virar em uma rua ou mudar de rota. De quebra, a imagem nas costas ainda agradece aos motoristas pela passagem.

Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

A ideia será especialmente útil em Amsterdam, onde, de acordo com pesquisa da marca e em parceria com a Associação Holandesa de Ciclistas, cerca de 40% dos ciclistas usam o celular enquanto pedalam.

Em um comunicado da marca, Sabine van Loon, head de serviços de consumo da Vodafone, diz que a empresa está alinhada com o momento atual. “No campo da mobilidade uma série de inovações foram desenvolvidas, como os carros autônomos ou serviços de apps de táxi. Como uma empresa, estamos constantemente à procura de maneiras de usar a tecnologia móvel de uma forma que melhora a vida, neste caso focando no ciclismo. ”

A ideia está sendo testada em campo. Após o período, a holandesa Delft Technical University continuará a desenvolvê-lo.

 

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>