Foto: SMT/Divulgação

Ciclovias de São Paulo terão sinalização de trajetos

Placas serão instaladas inicialmente na Avenida Paulista. Sinalização já havia sido solicitada algumas vezes pelos ciclistas nos últimos anos.

Simulação da aplicação da placa em totem da Avenida Paulista. Arte sobre foto de Guilherme Venaglia

As ciclovias da capital paulista ganharão placas indicando destinos de deslocamento a quem as utiliza. As placas são semelhantes às que indicam caminhos aos motoristas, mas terão também indicação de distância e de tempo estimado para cumprir o trajeto.

Foto: SMT/Divulgação

A nova sinalização será inaugurada no dia 7 de setembro, feriado de Independência, mesmo dia em que a cidade ganha um novo trecho de Ciclofaixa de Lazer. A princípio, as placas serão colocadas na ciclovia da Avenida Paulista. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), com o objetivo de indicar os vários destinos possíveis das ciclovias, além da distância e tempo.

Em meio a diversas incertezas e preocupações em relação à rede cicloviária na gestão João Doria, a medida é positiva, tanto auxiliando quem já utiliza as ciclovias quanto incentivando quem ainda não usa a bicicleta, pois mostra de forma clara que é possível viável e rápido se deslocar pedalando na cidade, sobretudo com a rede implantada nos últimos anos.

“Nós queremos, com essa sinalização, dar mais uso para as ciclovias, fazendo com que as pessoas tenham conhecimento da rede cicloviária da cidade e, com isso, percebam que utilizando a rota destacada podem chegar com segurança a outros pontos de São Paulo”, explica o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda.

Foto: SMT/Divulgação

A ideia não é exatamente nova na cidade: essa sinalização já foi solicitada algumas vezes por ciclistas e entidades, inclusive por meio de abaixo-assinado (que pedia também a instalação de totens com mapas da estrutura próxima). Essas solicitações resultaram numa proposta de sinalização por parte da CET, que foi enviada para avaliação do Contran no final de 2015, mas que ainda não havia sido posta em prática.

Locais

O projeto foi implantado inicialmente na Avenida Paulista, com placas verdes e adesivos fixados nos totens, entre a Praça Oswaldo Cruz (Av. 13 de maio) e a Praça Marechal Cordeiro de Farias (Praça dos Arcos), onde há um bicicletário. A SMT informa que “futuramente o projeto será levado para outras ciclovias da cidade”, mas ainda não há previsão.

As placas vão apontar os seguintes destinos: Parque Ibirapuera, Praça Roosevelt, MASP, Parque Trianon, bicicletário da Praça dos Arcos, Estádio do Pacaembu, Praça da Bandeira.

Sinalização é comum em outros países

Placas indicando rotas e destinos são comuns no exterior, em cidades que investem sem receios em estrutura cicloviária e no apoio os cidadãos que pedalam. Recentemente estivemos na Holanda, para participar da conferência internacional Velo-City e realizando uma cicloviagem, e pudemos ver sinalização semelhante em vários pontos do país. Veja abaixo fotos de alguns locais com essa sinalização.

Placas sinalizando caminhos e distâncias são comuns nas ciclovias holandesas. Foto: Bicycle Dutch
Coréia do Sul também tem sua sinalização. Foto: Kojects (cc)
Sinalização com rotas e distâncias em Londres. Foto J.P.Lon (cc)

1 comentário em “Ciclovias de São Paulo terão sinalização de trajetos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *