Foto: Ciclocidade

Prefeitura de SP afirma que fará manutenção nas ciclovias

Além de começar a fazer manutenção nas ciclovias, Prefeitura iniciará audiências públicas para discutir mudanças na rede cicloviária de toda a cidade

Reunião com o secretário Edson Caram trouxe resultados. Foto: Willian Cruz/VdB

O secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Edson Caram, sinalizou que a Prefeitura finalmente fará manutenção nas ciclovias e ciclofaixas da cidade. A afirmação foi feita na reunião da Câmara Temática da Bicicleta (CTB), dia 5 de fevereiro de 2019.

Edson Caram: ciclovias receberão manutenção em breve. Foto: Willian Cruz/VdB

Reunião com o secretário

O posicionamento veio depois da reunião que o secretário teve com entidades de defesa dos ciclistas, duas semanas antes, em 22 de janeiro. Participaram representantes da Ciclocidade, da Câmara Temática da Bicicleta, CicloBR, Aromeiazero, Bike é Legal e Vá de Bike. Veja em vídeo mais abaixo, no final da matéria.

Nessa reunião, a Ciclocidade entregou o relatório da Auditoria Cidadã, que mapeou as ciclovias e ciclofaixas que precisam de manutenção urgente e fez uma avaliação da estrutura de toda a cidade. Foi entregue também um dossiê assinado por mais de 50 organizações sobre a questão das multas para pedestres e ciclistas, um documento capitaneado pela UCB – União de Ciclistas do Brasil (veja aqui o posicionamento das entidades).

Também foram apresentados levantamentos de projetos já aprovados e com orçamento garantido nas operações urbanas e polos geradores de tráfego e falou-se sobre a conectividade da malha cicloviária e a importância da participação do secretário (e, se possível, do prefeito) das reuniões da CTB. E comentou-se sobre a necessidade de uma comunicação positiva com a sociedade em relação à bicicleta, que valorize o uso da bike e esclareça a importância das estruturas de proteção ao ciclista – as ciclovias.

Ciclovia apagada e com pavimento rachado, na região do Socorro. Foto: Bike Zona Sul

Manutenção e Audiências Públicas

Além de levar essas demandas ao prefeito Bruno Covas, Edson Caram compareceu à última reunião da Câmara Temática da Bicicleta, no dia 5 de fevereiro – algo que o secretário anterior já não fazia há tempos.

Nessa reunião, ele confirmou que a prefeitura fará a manutenção dos 210 quilômetros apontados pelo estudo da Ciclocidade como precisando de manutenção urgente. E informou que já pretendem iniciar as audiências públicas referentes ao Plano Cicloviário dessa gestão, nas regiões que já foram discutidas previamente em workshops na Câmara Temática da Bicicleta. Os workshops foram resultado de uma reunião que tivemos com o prefeito Bruno Covas (PSDB) em agosto de 2018, quando foi solicitada uma agenda de participação sobre o Plano Cicloviário, para que não fosse decidido de cima para baixo, sem levar em consideração também as necessidades e as ideias dos ciclistas.

Essas Audiências Públicas discutirão as mudanças na rede cicloviária em todas as subprefeituras da cidade. A participação dos ciclistas é muito importante, para não prevalecer a opinião de quem não quer ciclovias. Avisaremos na Fan Page do Facebook e no Instagram @vadebikeorg quando as reuniões forem acontecer. Fiquem atentos!

Esperamos que não seja apenas mais uma promessa de manutenção (como a do ano passado, em reunião com o prefeito) e que a rede possa ser mantida. Há também a expectativa de que a prefeitura comece a realizar as conexões entre as ciclovias que estão desconectadas da rede principal. Vamos ficar de olho.

Câmara Temática da Bicicleta

A Câmara Temática da Bicicleta integra o CMTT (Conselho Municipal de Transporte e Trânsito) e é o espaço oficial de comunicação entre ciclistas e prefeitura, com membros eleitos que representam cada região da cidade. O Vá de Bike participa como observador na CTB.

Foto: Ciclocidade

5 comentários em “Prefeitura de SP afirma que fará manutenção nas ciclovias

  1. Ciclista nutella (que só usa a bike como passeio de fds) votou em massa no Prefake maldória….

    Então acho é pouco. Tem mais é que PIORAR MESMO PARA APRENDEREM A VOTAR.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Duvido, pois aqui na ZL tem ciclovia vandalizada a mais de 6 meses e nada feito, mesmo após protocolo, divulgação em redes sociais, mensagens na tv, matéria em jornal, participação em audiências públicas…

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

    1. Concordo. Tento não ser pessimista, mas, quando vejo às ciclovias em total abandono, fica muito difícil acreditar nesses caras.

      A maior prova é quando vejo funcionários da prefeitura pintando de branco as guias e muretas dos asfaltos e sequer varrendo a ciclovia, que está ali.

      Trafego por ciclovias que tem até animais mortos, pedras, areia, buracos e todo tipo de obstáculos, prontos para provocar um acidente, mas a atual gestão acha bem “mais importante” pintar as muretas e guias de asfalto.

      Só acredito vendo.

      Thumb up 3 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *