Ciclovia na Domingos de Morais, em SP, finalmente vai sair

No trecho em frente ao shopping, a ciclovia ficará sobre o canteiro central. Foto e arte: Willian Cruz/VdB

Parece que a ciclovia da Domingos de Morais, em São Paulo, finalmente vai sair. Segundo com Elisabete França, Diretora de Planejamento e Projetos da CET, o trecho que conectará a ciclovia da Vergueiro (que hoje acaba no Metrô Vila Mariana) com a da Avenida Jabaquara deve ficar pronto em agosto desse ano.

Sucessivas subidas no trecho da Vila Clementino afastam parte dos ciclistas. Foto: Willian Cruz/VdB

Quando a ciclovia da Vergueiro foi implantada em 2014, a obra do metrô Santa Cruz estava em andamento, interditando várias faixas da avenida. Isso impediu que a estrutura seguisse por ali. Como alternativa, foi implantado um desvio descendo pela rua Madre Cabrini, que segue por dentro da Vila Clementino até conectar lá na frente com a ciclovia da Avenida Jabaquara, pela Rua Boninas.

Mas esse desvio aumenta o trajeto e impõe algumas subidas aos ciclistas, o que faz com que muitos sigam pela avenida, mesmo sem estrutura. O trecho da Vila Clementino é importante para proteger o ciclista dentro do bairro, mas é necessário ter uma ciclovia na avenida principal, protegendo quem já circula por ali.

Taluana: fugir para a calçada ou enfrentar com os motoristas. Foto: Willian Cruz/VdB

“Eu faço tudo de bike, vou pra médicos e consultórios e normalmente eles ficam mais pra frente, sentido Santa Cruz. Então realmente tem que ir pela calçada ou enfrentar os carros mesmo”, conta Taluana Duarte, farmacêutica que encontramos pedalando por ali.

Outros ciclistas também nos relataram a dificuldade em pedalar no trecho sem ciclovia, veja no vídeo que está no final da página.

Ciclovia foi aprovada com unanimidade em Audiência Pública, há mais de um ano. Foto: Willian Cruz/VdB

Aprovada há mais de um ano

A ciclovia na avenida foi aprovada em Audiência Pública em março de 2018, mas até agora ainda não saiu da fase de projeto. E isso mesmo não havendo custo para a prefeitura, já que a estrutura de proteção será construída como compensação viária de uma obra do Colégio Arquidiocesano. Ou seja: para realizar sua obra, que terá impacto no trânsito, o colégio terá que compensar o município construindo a ciclovia.

Até aí, tudo bem. Só que o colégio resolveu propor alterações no projeto da CET e esse processo de alteração e aprovação demorou bastante. A prefeitura alega que a demora foi do colégio, mas de acordo com o jornal Agora, a administração municipal também não se mobilizou para cobrar uma resposta: documentos mostram que a última vez que o colégio foi questionado oficialmente foi em dezembro de 2017 – antes mesmo da Audiência Pública.

Elisabete França: entrega seria até o final de agosto de 2019. Foto: Willian Cruz/VdB

Previsão de entrega

De acordo com a Diretora de Planejamento e Projetos da CET, a obra estaria prestes a começar. “O projeto foi finalizado pelo colégio Arquidiocesano. Agora estamos revisando, imaginamos finalizar agora em abril e em maio o próprio colégio já se colocou pronto para iniciar as obras, que devem demorar cerca de três meses”, declarou Elizabete França, em entrevista ao Vá de Bike durante reunião da Câmara Temática da Bicicleta que ocorreu em 2 de abril (veja no vídeo do final da página).

Portanto, se não houver atrasos, a ciclovia deverá ser entregue em agosto desse ano – praticamente um ano e meio depois da audiência pública.

Em alguns trechos, a ciclovia será implantada em apenas um dos lados da via, de forma bidirecional. Veja em detalhes no vídeo. Imagem: Willian Cruz/VdB

Como será feita a ciclovia

Ainda não tivemos acesso ao projeto alterado pelo colégio, mas mostramos no vídeo como a via ficaria seguindo o projeto original da CET.

Em resumo:

  • Do metrô Vila Mariana até a Sena Madureira, a ciclovia seria construída sobre o canteiro central.
  • Dali até a Pedro de Toledo, a ciclovia seguiria pela pista sentido jabaquara, junto ao canteiro central.
  • Na quadra do shopping, o ciclista vai trafegar sobre o canteiro central. Esse trecho já está pronto, o metrô executou as obras quando terminou a reforma da estação Santa Cruz.
  • Da Loefgren até conectar com o trecho já existente na avenida Jabaquara, a ciclovia estará junto ao canteiro central mas na pista, dessa vez no sentido centro.

Vale lembrar que esse era o projeto original apresentado pela CET na audiência pública. Pode ser que o colégio tenha alterado alguma coisa.

Estamos acompanhando de perto a situação das ciclovias em São Paulo. Inscreva-se no nosso canal do YouTube e ative as notificações, para ficar por dentro do que acontece na cidade em relação à bicicleta.


4 comentários para Ciclovia na Domingos de Morais, em SP, finalmente vai sair

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>