Tipos de bicicleta para cada uso (e o que levar na pedalada)

Já que eu preciso publicar alguma coisa aqui senão o iG cancela o blog por inatividade, vou postar uma resposta de um e-mail que recebi pedindo umas dicas de ciclismo. Vai acabar sendo útil pra alguém que cair aqui.

Se alguém que estiver lendo quiser me perguntar alguma coisa, mande um comentário. O que eu souber eu respondo! 🙂

Se você ler isso aí e discordar, deixe também um comentário que a gente discute o assunto. 😉

Mais pra frente eu posto uns outros textos de ciclismo que eu escrevi e estão aqui na manga, só precisam de uma revisão antes de ir pro ar. No fim era pra isso aqui ser sobre TI, gestão, etc, mas tá virando site de ciclismo…

—–

> Mas vou pedir mais umas dicas: De como onde e que tipo de
> bike para trilha e passeio no asfalto, uma bike pode servir
> para os dois passeios??

Não entendi o “como e onde”, mas quanto ao tipo de bike para cada coisa, depende do tipo trilha, depende da distância e/ou ritmo que você pretende ter no asfalto.

As mountain-bikes são bicicletas que a priori atendem a todo tipo de terreno (tanto que em portugal em nos países hispânicos são chamadas de BTT – Bicicletas Todo Terreno). Mas se você for fazer um percurso longo, é melhor pelo menos trocar os pneus por pneus slick (lisos e, de preferência, finos), porque isso vai deixar a bicicleta mais “leve” por ter menos atrito com o solo.

Seria mais ou menos isso:

– Para andar dentro da cidade, apenas em ruas asfaltadas: qualquer tipo de bicicleta, seja estradeira, mountain-bike, bicicletas de passeio, comfort-bikes, reclinadas, etc., etc. Com uma ressalva: se o asfalto for muito ruim e esburacado, ou se parte do percurso é de paralelepípedos ou outro tipo de piso baseado em blocos de pedra/concreto/etc., fica ruim para uma bicicleta de estrada.

– Para pegar estrada de asfalto, o ideal é uma estradeira, que o pessoal geralmente chama de speed, aquelas bicicletas que têm um conjunto mais leve, que colocam o ciclista em uma postura mais aerodinâmica, tem pneus finos, etc. Reclinadas também se dão muito bem nesse tipo de terreno, principalmente se a distância é longa. Dá pra usar mountain-bike também, mas é bom trocar os pneus por pneus slick, que são mais finos e sem cravos (senão haja perna) e quem estiver em uma MTB não vai conseguir acompanhar o ritmo dos speedeiros, não só porque a bike é mais pesada mas também pela aerodinâmica do conjunto e pela relação de marchas. Se o grupo todo estiver de MTB, beleza, mas de speed você iria mais longe.

– Para fazer uma cicloviagem (uma viagem de vários dias usando como meio de transporte principal a bicicleta) você precisa de uma bicicleta diferente, que não é uma mountain-bike e nem uma estradeira, que tenha bagageiros para pendurar alforges e etc. Para isso é preciso preparo (psicológico e físico) e planejamento, se um dia você for querer fazer isso posso te indicar umas boas fontes de consulta.

– Para fazer trilhas leves (basicamente estradas de terra sem muitas pedras nem buracos), você precisa de uma mountain-bike, que pode ser até essas bicicletas de supermercado que chamam de mountain-bike mas que pra mim não são, são bicicletas de passeio. Outros tipos de bicicleta estão fora de questão (com exceção de alguns tipos de reclinadas).

– Para fazer trilhas de nível técnico médio e alto (estradas de terra muito esburacadas, com pedras, “costelas” e valetas, single-tracks, barro, etc.) você precisa de uma mountain-bike de verdade (as de supermercado não aguentam). Essa bike não precisa necessariamente ter suspensão atrás, mas tem que ter quadro e rodas resistentes, pneus adequados e uma suspensão razoável na frente, além de um conjunto de peças que não coloquem em risco a sua segurança. Comprar uma bicicleta de 100 reais e ir pra uma trilha de verdade com ela é ter que deixá-la por lá (e talvez deixar alguns dentes junto com ela).

– Para fazer Downhill (que a grosso modo é descer ladeira), você precisa de uma bicicleta especializada e cara, além de muita técnica. No downhill o ciclista precisa saltar obstáculos em meio à descida, literalmente “cair” no que chamamos de drops e enfrentar situações de risco e perigosas. Quem pratica isso a sério o considera, junto com o Freeride, como “o lado extremo do ciclismo” (embora pra mim isso seja uma definição mais egocêntrica do que descritiva, porque passar dias viajando de bicicleta sozinho no meio do nada tanbém é um tanto “extremo”). De qualquer forma, é preciso uma bicicleta muito boa, equipamento de proteção adicional (capacete fechado, colete, joelheira, etc.) e uma boa dose de coragem. Talvez até um pouco de falta de instinto de auto-preservação, hehe.

Quanto a uma bike servir para os dois tipos de passeio, dá pra subentender do texto acima, mas é mais ou menos o seguinte: se você tem uma estradeira, você consegue fazer estrada e passeios no asfalto (mas cuidado com buracos e valetas, podem estragar as rodas). Se você tem uma mountain-bike, consegue fazer tudo, mas se for pegar estrada recomendo trocar o tipo de pneu.

Se você tiver uma bicicleta de baixo custo, dessas de supermercado, consegue fazer passeios no asfalto, trilhas leves e até um pouco de estrada, mas com algumas ressalvas: em trilhas leves ela pode quebrar ou entortar a roda e te deixar na mão; em estrada, ela pode dar algum problema e também te deixar na mão no meio do nada. Em ambas as situações, você pode ter que voltar quilômetros empurrando ela (caso ainda dê para empurrar).

Em qualquer passeio que você for fazer, principalmente se fora do perímetro urbano, é bom todo mundo levar:

– Água: essencial

– Comida: não precisa levar marmita, pode ser barrinha energética, biscoito ou um sanduíche pequeno de pão com geléia, por exemplo. Você não vai querer ficar de barriga cheia, mas também não pode passar fome. Se o passeio for na cidade, você pode fazer uma parada em algum lugar para comer alguma coisa e tomar um suco. Recomendo que não tome refrigerante e prefira água, suco ou isotônico, porque refrigerante mata a sede mas não hidrata o corpo.

– Ferramentas: você pode precisar apertar algum parafuso no meio do caminho. Se sua bike é boa, você só precisa de chaves allen, que são vendidas em forma de um “canivete” que em vez de lâminas tem diversos tamanhos de chave. Chave de corrente também é bom ter, se ela quebrar você tira o elo ruim e emenda de novo, pra poder pedalar até em casa (depois compre outra corrente!).

– Câmara reserva: se furar o pneu, você troca a câmara e continua. Não esqueça as espátulas para tirar o pneu e, se a bicicleta não tiver blocagem, da ferramenta para tirar a roda. Se o percurso for longo, leve duas câmaras.

– Kit de remendo: se todas as câmaras furarem, você vai precisar remendar alguma delas para prosseguir. Um kit de remendo custa 2 ou 3 reais e quase não ocupa espaço, não custa levar. Consiste em cola, lixa e pedaços de borracha especiais para fazer o remendo (antigamente chamados de manchões), que devem ser previamente cortados em círculos do tamanho de uma moeda.

– Um documento (pode ser uma xerox do RG) e um papel com o telefone de um parente em caso de emergência e seu tipo sangüíneo, para poderem te ajudar se for necessário. A gente torce pra nunca precisar, mas também não custa nada levar. Isso pode ajudar a salvar sua vida.

Acho que deu pra dar uma geral, se tiver mais dúvidas é só perguntar de forma mais específica, que no que eu souber ajudar, eu te ajudo.

Meio que por acaso eu acabei citando nessa mensagem algumas modalidades de ciclismo, mas ainda existem outras, como BMX e Trial, que não se aplicam ao contexto do nosso papo (até agora). Trial é algo muito bonito de se ver e muito difícil de se fazer. Se tiver oportunidade de assistir a alguma apresentação, vá.

—–

65 comentários em “Tipos de bicicleta para cada uso (e o que levar na pedalada)

  1. Olá galera,alguém poderia ajudar? Me mudei pro interior trabalho,mas a Instituição de ensino é mais afastada,tenho que pegar uns 2 km de asfalto comum pouco de subida e mais uns 3km de estrada de terra com mt pedrinha e buracos.Estou querendo uma bike pra esse percurso,alguma sugestão? Estou ciente que uma dessas deve ser cara,mas gostaria de pelo menos umas especificações para que eu possa procurar e pesquisaregião a bike certa. Ex: tipo de celim,suspensão, quadro,guidão,pneu,aro,quero, etc. Pra quiçá conseguir ir montando uma maneira.
    Obrigado a quem puder dar uma moral

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 2

  2. Gostaria de orientaçao: tenho uma bike americana (Giant) com suspensao tipo mola na dianteira e o selim com amortecedor; ela é aro 26 e veio com pneus meio balao e freios contrapedal. Quero adaptar/transformar essa bike para uso em estrada, mas nao percursos muito longos. O que posso melhorar nela?
    Agradeço e aguardo…parabens pelo blog.

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Ludwig, você sabe qual modelo é esta Giant? Fiquei curioso, deve ser algum modelo ‘commute’ próprio para o uso urbano. Se a intenção é iniciar treinos em estradas de asfalto, basta que a bicicleta tenha pneus lisos, já te alivia bem o atrito.
      Com o tempo, você acabará descobrindo se seu entusiasmo com os treinos será interessante para comprar uma bicicleta de estrada (speed, roadbike, estradeira). Neste caso o mercado de usadas costuma se bem interessante.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Ola,
    sou iniciante e gostaria de saber se para pedalar no asfalto e as vezes em chão de terra é preciso uma bike com suspensão ou não, tenho 1,74 , qual me indica?]obrigada!

    Thumb up 1 Thumb down 2

    1. Karin,
      Se você não vai fazer trilhas ou pegar estrada de terra com frequência, não é “essencial” ter suspensão. Uma boa suspensão (não essas que vem nas bikes básicas da Caloi até R$ 1.000,00) vai te dar mais conforto na terra e em asfaltos irregulares.
      Se sua bicicleta não tem, comece assim mesmo, e com o tempo verá se quer investir no equipamento.

      Thumb up 3 Thumb down 0

  4. Olá, Willian! Tudo bom ?
    Preciso de sua ajuda!!! Estou iniciando e quero comprar uma bike, para asfalto e trilha… tenho 1.60 e 56kg
    qual voce me indicaria ?!!
    Aguardo sua resposta! 🙂

    Comentário bem votado! Thumb up 23 Thumb down 5

  5. Bom dia,
    Estou iniciando a pedalar e pretendo comprar uma bike,tenho 1,70 de altura e peso 80kg,pretendo pedaladas mista asfalto e estrada de terra,qual bike me indicaria.

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 1

  6. oi willian, parabéns ótimo poste, gostaria que você me ajudasse para montagem de bike para viagem, tenho 1,49, já tive problemas com bicicletas comercias.
    Por favor me passe referencias.
    Gratidão!

    Thumb up 0 Thumb down 2

  7. É uma bicicleta de downhill, atenderia bem então pedalar nas montanhas? Quando digo montanhas, me refiro as estradas rurais
    Grata

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. A bike de donwhill é indicada apenas para a sua pratica, ela seria ótima para descer estradas ou trilhas.. Mas se vc ter que pedalar lomba a sima, ou até em retas ira cansar muito, te recomendaria uma mountainbike, xc ou freerider.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  8. Eu tenho uma Bike da Mormaii big Rider aro26,eu tenho uma dúvida?!!!!essa bike serve para fazer viagens longas………

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

    1. Para cicloturismo pode ser uma mtb que pode ser adaptada para caregar os alforges. A mtb e melhor porque caso pegar uma estrada de chao nao vai se em comodar

      Thumb up 2 Thumb down 0

    2. Bruno de Sousa aquino a mormai biki rader nao da para faser cicloviagem ela vai comesar estourar os rolamentos da caixa do pedal. para cicloviagem tem que densenbolsar um bom dinheiro.uma boa bicicleta é 5mil reais que é a escott carbono e leve , que dai vai ter que. Faser uns pequenos ajustes para caregar os alforges. A tras e na frente. Bruno tem que pedalar todos os dias. Para pegar resistência física porque tem que carregar pesos da bagagem na bicicleta e vai ter subidas fortes por isso é importante o preparo fisico. Eu estou me preparando fas uns 3 anos para faser cicloturismo. Senpre e enportante nao vai alen do seu limite. Comesse fazendo ums 37 klmtros com. A sua mormai. Eu estou fazendo isso mas eu ja fas tenpo que me preparo .por isso que. Vou adquirir uma. Escott de carbono.

      Thumb up 3 Thumb down 0

  9. Olá!
    Sou iniciante no ciclismo, pretendo comprar uma bike pra asfalto, orla com aquelas pedrinhas e tenho interesse por trilhas. Tenho 1,80 e 90k. Me indicaram uma Totem quadro 19 no valor $950,00. O que vc acha da marca e modelo tanto p minhas características físicas, quanto p o tipo de uso q pretendo? Moro em Salvador.
    Obrigada!

    Comentário bem votado! Thumb up 19 Thumb down 3

  10. Olá!
    Você pode me ajudar??
    Estou numa super dúvida em relação a qual bicicleta comprar.
    Eu tenho 1,62 e 57kg… gostava muito de andar de bicicleta na adolescencia, mas agora…15 ano depois, estou querendo retomar o gosto!
    Quero uma bike para passear e exercitar. Só pretendo andar por asfalto e, no máximo, paralelepípedo.
    Queria uma confortável!
    Depois de algumas pesquisas, fiquei na dúvida entre a Caloi 500 e a 700 (tamanho 17)…
    Qual dessas vc me indicaria? ou teria outra melhor nessa faixa de preço de R$ 1000,00?
    Super Obrigada pela ajuda…
    Aline

    Comentário bem votado! Thumb up 33 Thumb down 4

  11. Bom dia Willian!!!

    Moro Em Brasília e quero comprar uma bicicleta para andar no asfalto pequenas e longas distâncias. De acordo com seu texto a ideal seria a speed , porém acho desconfortável a posição curvada. Na sua opinião qual seria mais adequada, lembrando que pretendo fazer trilhas leves nos finais de semana, a Mountain -Bike ou a Confort- Bike? Em ambas situações é só trocar os pnues de acordo com a pretenção (asfalto/ trlha)? Qual você indica levando em consideração que o uso maior será no asfalto?

    Obrigada,

    Gabriela

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

    1. Se vocÊ vai fazer trilhas, precisa de uma mountain bike. Confort bikes são péssimas para isso, embora sejam em geral mais confortáveis na cidade. Não à toa, as mountains são conhecidas como “bicicletas todo terreno” em Portugal.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  12. Olá! Eu estou começando no ciclismo e estou pedalando d 2 a 3 vezes por semana, e cada vez são 40 a 45Km. Tenho 15 anos. A minha bike é de 1889 uma Monark 10, ela é boa, eu dei uma revisão mas ainda há algo mais para trocar. Eu vou comprar os equipamentos de segurança de q um ciclista necessita. Está previsto q ano q vem eu compre uma nova bike e eu queria uma speed. Qual bike de até R$2 000,00 me atenderia bem? E compensa eu continuar com a Monark dps de comprar a outra bike?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  13. Boa tarde

    Estou programando uma viagem de Joinville SC até a Canção Nova Cachoeira Paulista SP, e gostaria de saber qual o tipo de bicicleta ideal, se o cubo precisa ser de Ceramica e algumas dicas.

    Agradeço e fico no AGUARDO.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  14. Embora bastante atrasado e por isso mesmo meu sincero pedido de desculpas, agradeço ao caro Willian Cruz por ter me dado a informação que lhe solicitei. Um abraço cordial, fraterno.

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *