Bicicleta no Metrô: agora pode!
Em dias e horários determinados e com autorização obtida na hora, mas pode. Achei que ia demorar bem mais pra sair isso…
A informação veio hoje de manhã informalmente através do gabinete da vereadora Soninha Francine e agora à tarde já está em vários sites de notícias.
Mas calma lá: não vá tentar entrar agora numa estação do metrô que não vão deixar. Há algumas restrições:
– Por enquanto só é permitido aos sábados das 15 às 20 horas e aos domingos e feriados das 7 às 20 horas;
– É preciso procurar um funcionário para obter permissão, que pode ser negada em situações de “anormalidade” ou se o Metrô estiver muito cheio;
– Só é permitido usar o último vagão do trem para embarcar com a bicicleta;
– Por motivos óbvios não é permitido pedalar dentro da estação, por isso tenha bom senso e permaneça desmontado da bicicleta, tanto por respeito aos pedestres que ali transitam quanto para não provocar antipatia nos funcionários que lhe permitirão acesso ao trem;
– Dê preferência aos pedestres para entrarem no vagão. Além de demonstrar educação, faz parte das normas que lhe permitem embarcar.
Durante a semana ainda não pode, em alguns casos nem com uma dobrável desmontada (veja o post anterior). Como ressaltou a Folha, “embora a medida facilite o acesso dos esportistas a parques e ciclovias, ela ainda não incentiva o uso diário da bicicleta como meio de transporte”. Mas tudo tem um começo. Essa integração era impensável alguns meses atrás e essa liberação já significa um grande avanço.
Veja a notícia em diferentes portais:
Último Segundo – Folha Online – Terra
Atualizado às 20h15: nos trens da CPTM também pode, seguindo as mesmas regras!
Como você falou, tudo tem um começo. Encaro isso como um período de experiência, que se der certo vai mostrar que a Europa toda não está errada, e que é possível permitir que os cilistas usem o metrô para ir ao trabalho.
0 0
Bom ver que você voltou a blogar. Espero que mais tranquilo agora.
0 0