Motofaixa da Av. Sumaré. Há uma ciclovia no canteiro central, mas ela é tão mal projetada que poucos ciclistas utilizam.

Bicicleta na motofaixa – pode?

Leitora pergunta: posso usar a bicicleta na motofaixa? Veja a opinião do Vá de Bike.

Motofaixa da Av. Sumaré. Há uma ciclovia no canteiro central, mas ela é tão mal projetada que poucos ciclistas utilizam.

Recebemos a seguinte dúvida de uma leitora, que resolvi responder por aqui, pois deve ser útil a mais pessoas.

Meu nome é Anna, sou iniciante e tenho quase 2 meses andando por São Paulo com minha bike.

Tenho preguiça as vezes, mas a minha preguiça não é maior do que o medo que passo as vezes, principalmente quando envolve ônibus.

Ando muito pela região de Perdizes e Jabaquara a ultima tem faixa para moto, Perdizes não tem nada e ai ando sempre na via dos carros mesmo.

Minha duvida é:
Eu posso andar nas faixas para moto?

Pergunto isto porque por varias vezes vi muitos ciclistas utilizando a faixa exclusiva para as motos.

Obrigada pela ajuda, ate mais!!!!

A cidade de São Paulo tem duas motofaixas: uma da Vila Mariana ao Centro e outra ao longo da Av. Sumaré, em Perdizes. Muitos ciclistas preferem utilizar a motofaixa, já que ciclofaixa não existe ali e na faixa direita há ônibus, em ambos os casos. O trecho entre as estações V. Mariana e Paraíso é especialmente crítico para o ciclista, pelo volume de carros e ônibus e pela inexistência de alternativa que não envolva aumento enorme do percurso e uma série de subidas e descidas (o trecho ali é praticamente plano).

A motofaixa deveria ser exclusiva para motos mas, por receio de dividir a faixa da direita com os ônibus, muitos ciclistas acabam optando por utilizá-la. Para quem não conhece a região, a faixa de motocicletas fica na esquerda da via.

A maior parte dos motociclistas é receptiva. Mas alguns motoboys com prazo apertado e sem paciência podem ser agressivos, colocando-a, principalmente se não houver espaço na faixa ao lado para ultrapassagem. Esses forçarão passagem entre você e o carro ao lado, com a possibilidade de derrubá-la no canteiro central. Também podem forçar o motor para fazer barulho ao ultrapassá-la ou mesmo gritar para assustá-la, o que pode provocar uma queda. Se você não pedala em ritmo forte, o risco aumenta.

Em resumo, não recomendo a utilização da motofaixa.

Atualizado: o Secretário de Transportes de São Paulo e presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Jilmar Tatto, recomenda que os ciclistas utilizem sempre a faixa da direita, mesmo onde ela seja exclusiva dos ônibus. Veja aqui.

Você utiliza a motofaixa com sua bicicleta? Queremos ouvir sua experiência e sua opinião. Comente!

50 comentários em “Bicicleta na motofaixa – pode?

  1. Eu utilizo, mas depende do horario e sentido. Explico, pela manhã subir a sumaré pela ciclofaixa, pode encontrar muita hostilidade, ja na descida entre as 16:30 e 19h também pode ser tenso. agora os demais horarios sempre é uma boa e normalmente tranquilo.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Ah, então: alguma notícia, alguma previsão pra sinalização ali na Sumaré? Inclusive com integração formal com a ciclorrota? Porque grosso modo ela tá prontinha, né? Hum, quer dizer, prontinha numas: completá-la até a Henrique Schaumann acho que seria bem bacana, pra não dizer super racional.

    Agora, quanto aos incautos pedestres e praticantes de jogging, cooper ou seja lá que diabo de nome dão hoje a isso, mesmo que seja compartilhamento indevido… não reclamem, tá? Protejam.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Na verdade, o que não se discute é: Por que existem em São Paulo faixas exclusivas de moto, de ônibus mas não de bicicletas?
    Na Sumaré, 3 faixas de carro, 1 de moto, uma ciclovia que não é exatamente uma ciclovia, já que a quantidade de pedestres lá supera a de bicicleta (transformando – na prática – aquilo em uma calçada). E desde a reforma não há sinalização de que ali é uma ciclovia.
    Se não há condições para o ciclista andar com segurança, não devemos andar? Descumprir a lei, nesse caso, é um ato de cidadania. É mostrar que existimos e temos o direito ao nosso espaço, como os carros, ônibus, motos, pedestres, enfim – pessoas que vivem na mesma cidade.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  4. Ando de Bike por SP na maior parte dos percursos.
    Mas também ando de moto.

    Entendo a dificuldade de ambos os lados.

    E não recomendo andar na moto faixa. Pode parecer uma faixa grande, mas qualquer moto maior passa com aperto por ali. Somado aos carros que andam rente a faixa (pois a largura da via não foi aumentada) fica complicado para o ciclista e o motociclista compartilharem a mesma faixa.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  5. Por incrível que pareça, quem mais desrespeitam ciclistas são: MOTORISTAS DE LOTAÇÃO, MOTORISTAS DE ÔNIBUS E MOTORISTAS DE TRANSPORTE ESCOLAR, justamente quem deveriam respeitar mais, são os que mais agridem os ciclistas. Felismente estes podemos obrigá-los a respeitar, se os presidentes de 0NGS COMO VÁ DE BIKE E OUTRAS JUNTAMENTE COM REPORTAGENS, EXIGIR QUE A PREFEITURA COBRE DAS EMPRESAS QUE EDUQUE, PUNA E FISCALIZE ESSES FUNCIONÁRIOS.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  6. Quanto à ciclovia, é péssima sim. Não só pelos pedestres e cachorros, mas principalmente pelos cruzamentos (nos quais os carros parados interrompem a via) e pelos MALDITOS sinalizadores. O amigo Wolf deve ter uma montain bike para ñ ligar pra eles. Pq, pelo menos com minha dobravel, os sinalizadores são destruidores. Po, nao sou cego, eu estou vendo o cruzamento. Pq nao tem lombada pros carros entao? Mas ainda q fossem necessarios, poderiam ser mais baixos. Os que existem sao ridiculos. Sempre passo pela grama, qdo tenho SACO para usar a ciclovia.

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  7. Tenho usado a motofaixa diariamente na Sumaré, entre a J. Ramalho e o Pq Antartica. No unico dia em que decidi pedalar pela faixa da direita, peguei um buraco… Bem, nao exatamente um buraco, mas um “afundado” gigantesco no asfalto, e fui pro chao. A sorte é q o taxista atras estava atento e parou. Desde entao, continuo usando a moto faixa para descer, cujo asfalto é bem melhor que a da direita.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  8. Alguém sabe da existência de acidentes envolvendo bicicletas e motos nas “moto-faixas”?

    Porque acidente fatal na Av. Sumaré envolvendo ônibus há pelo menos um que ficou bem famoso…

    Pelo que sinto quando transito na motofaixa é que o motoqueiro presta mais atenção do que o motorista pois, no impacto com uma bicicleta, ele tb vai pro chão.

    Ah, tb nunca tomei xingamento por lá. Já na faixa da direita…

    Importante: ouvi dizer que tem muito motoqueiro se acidentando na motofaixa da Sumaré porque “bandidos” dirigindo carros fazem conversões proibidas à esquerda! Ou seja, o ciclista usar de cautela tb na descida é uma boa pedida!

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

    1. Não sei se têm ocorrido acidentes entre bicicletas e motos na Sumaré.
      O que já presenciei, várias vezes, são pedestres atropelados por motocicletas na motofaixa, principalmente à noite. Em geral acontece quando o trânsito está muito pesado em direção de quem vai para o parque Antártica. Os carros param e as pessoas aproveitam para atravessar mesmo com o semáforo fechado para pedestres (e muitas vezes fora da faixa de pedestre), esquecendo que na motofaixa não tem trânsito e as motos continuam descendo a 60 por hora.
      É importante estar atento se for usar a motofaixa neste horário (entre 18:00 e 20:00 +/-)pois há trechos muito escuros e mesmo que a bicicleta tenha farol estes, em geral, são bem mais fracos que os das motos. Se já é difícil para o motociclista ver o pedestre e ser visto por ele dá para adivinhar que é muito mais difícil para o ciclista.

      Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

    2. Também acho, por incrível que pareça, a convivência com os motociclistas é melhor do que com os carros, talvez por as motos serem mais ágeis conseguem contornar as bicicletas sem dificuldade.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  9. Trafego todos os dias pela motofaixa da Av.Sumaré de bike, equipado. Ando nos dois sentidos e não tenho tido nehum problema com motoqueiros. Também ando de moto. Tenho muito mais problemas com pedestres que caminham, namoram, se exercitam e levam cachorros pela ciclovia esburacada e mal conservada. A Prefeitura não sabe que ao descer a ciclovia a uma velocidade média de 40Km/h e tocando a minha “campainha” ao final do trajeto eu serei linchado por pessoas que se apropriaram indevidamente da ciclovia. Ta na hora de recuperar esse espaço que eu tenho considerado perdido pelos ciclistas.

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  10. eu SEMPRE uso a motofaixa. é só ciruclar bem na esquerda, dando espaço pras motos passarem, que nunca há problemas. uso assim tanto na sumaré quanto na vergueiro. o RISCO É MUITO MAIOR com os ônibus. sempre.

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 1

  11. em compensação já estive passando pela vila em dois dias diferentes e vi carros guiados agressivamente por essas motofaixas, se expremendo entre os carros da faixa da esquerda.

    O_O perigo!!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  12. Olá Willian e pessoal do á de bike, eu passo todo santo dia no percurso da Vila Mariana e sim eu recomendo usar a motofaixa, porém aconselho a usar proximo a guia, caso vc ande mais de vagar, explico o motivo, os motoqueiros são bem mais pacientes(eu pelo menos nunca tive problemas com eles nesse trajeto), a chance de uma moto te derrubar é menor, e estando na guia existe espaço suficiente para as motos passarem sem te tocar, aquele corredor existe um segredo, quando abre o farol da vergueiro, quase no começo dele, passa um numero grande de motos, após isso não passa mais nenhuma, caso tenha medo espere passar o batalhão de motos e depois siga, você verá que é super tranquilo, um unico ponto de atenção é que a moto faixa acaba no meio do quarteirão, e ai começa entrar carro na faixa, nesse ponto ou você volta a ocupar o meio da faixa, ou então desmonta da bike e vá pela calçada central até o farol para atravessar ao lado direito da pista e continuar seu trajeto.

    Se precisar de ajuda no trajeto me dá um toque e combinamos vfranzini@gmail.com

    Thumb up 2 Thumb down 1

  13. Vocês gostariam que motoboys usassem a faixa exclusiva pra bicicletas com suas motos, é a mesma coisa “corredor exclusivo” é corredor só para motos, sou motociclista e ciclista e acho um absurdo encontrar ciclistas trafegando pelo corredor exclusivo, se vocês querem ser respeitados, que respeitem o espaço dos outros

    Polêmico. O que acha? Thumb up 5 Thumb down 4

    1. Edu, na lei fala que devemos andar no bordo da pista (lado direito ou esquerdo), a motofaixa é o bordo da pista, acredito que não esteja errado andar ali de bike, pois a Lei assim o diz, e outra como mencionei abaixo, existe espaço ali para os 2, afinal uma moto é bem menor que um carro e desta forma desloca menos ar que o carro, assim a moto passando um pouco mais proximo a bicilceta, não terá o mesmo efeito que um carro, bastando apenas atenção, para não se tocarem, pois ai ambos irão ao chão e ambos se machucarão! abraços!

      Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *