Árvore de Natal na Praça do Ciclista

Árvore de Natal na Praça do Ciclista
Árvore de Natal na Praça do Ciclista. Repare no painel solar, no topo da árvore.

A Praça do Ciclista está com uma árvore de natal que remete a hábitos sustentáveis. Mais do que apropriado, embora a intenção da empresa que a instalou não fosse associá-la ao uso da bicicleta como meio de transporte.

O projeto da árvore é do artista plástico Eduardo Srur. Ela é produzida com “materiais reciclados e recicláveis” (PET reciclado de garrafas de refrigerantes e alumínio de latinhas) e a iluminação noturna, à base de LEDs é feita a partir de energia solar, captada ao longo do dia por um painel em cima da árvore. Segundo a empresa que patrocinou a instalação, “todo o material das árvores será retirado, reprocessado e enviado para reaproveitamento por ONGs”.

A árvore não fica na parte da praça em que costumamos nos reunir. Fica onde antes estava a base móvel (trailer) da Polícia Militar, que foi reposicionado para a esquina da Paulista com a Consolação (em frente à árvore). Aliás, ali do lado da árvore havia paraciclos (estruturas para estacionar e prender a bicicleta). No dia em que tirei essa foto, não estavam mais lá. Que fim levaram?

O curioso é que até o press-release (texto de divulgação enviado à mídia) do projeto das árvores cita o local onde a árvore está como “cruzamento da avenida Paulista com a rua da Consolação”. Cruzamento de uma com a outra é onde está agora a Base Móvel. Ali é a Praça do Ciclista, conforme a Lei Municipal 14.530, de 17 de outubro de 2007. Talvez se a prefeitura atendesse a alguma das inúmeras solicitações ao SAC e colocasse a placa na praça, essa confusão não acontecesse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *