O desrespeito vai além dos ônibus
O ônibus que terminou com a vida da Márcia Prado levantou a polêmica sobre o desrespeito dos motoristas de ônibus. Todo ciclista tem uma história para contar sobre espremidas de ônibus (às vezes, uma história por semana). Eu mesmo havia levado uma bela espremida de um ônibus articulado um dia antes do assassinato da Márcia, mas eu previ o que o animal no volante iria fazer e parei a bicicleta, com o pé já na calçada, inclinando o corpo e a bike para fora da rua. Isso é comum – e precisa mudar.
Mas nem só de ônibus sofre o ciclista na cidade de São Paulo. Eu poderia contar várias histórias (como a da uma senhora chique numa SUV ontem que entrou junto comigo numa rotatória, me empurrando para fora, e se justificou dizendo que não me viu), mas vou dar a palavra a alguém que não está mais aqui, porém escreveu bastante na lista da Bicicletada antes de partir. Com a palavra, Márcia Regina de Andrade Prado:
De: Márcia Enviada em: quarta-feira, 29 de outubro de 2008 16:40 Para: bicicletada-sp Assunto: [bicicletada-SP] pérolas do dia… 1- na Paulista, uma mulher furiosa pq eu estava ocupando a ciclofaixa ficou buzinando atrás de mim. Quando o farol fechou, fui falar com ela, que só sabia repetir: 2- descendo a Henrique Schaumann, um carro da auto escola Pamplona passa tirando tinta. E para no farol, lógico. Paro ao lado do instrutor (sim, havia um aluno dirigindo…) e digo: Tem dias que dá vontade de sair com um tanque de guerra de casa… Abs, | ||
Márcia, em desabafo na lista da Bicicletada |
Dois comentários.
Primeiro, IPVA é um imposto para você TER um veículo, não é imposto sobre uso da rua. Se o fosse, seria cobrado também de quem a atravessasse a pé. Ou, para ser mais realista, seria cobrado proporcionalmente em relação ao uso. Seria um pedágio.
Segundo, que mundo é esse, onde um instrutor de auto-escola ensina o aluno a colocar a vida de outras pessoas em risco? Que BOSTA de auto-escola é essa, onde colocam um mentecapto desses para ensinar outros a serem carniceiros como ele?
Se você ficou com vontade de reclamar com esse Centro de Formação de Carniceiros, não passe vontade não, ligue lá: 3285-2528 (matriz) e 3288-0076 (filial). O site deles é este aqui, mas infelizmente eles não têm e-mail.
E a quem for aprender a dirigir, sugiro que aprenda em uma auto-escola que valorize a vida, não a pressa de chegar. Dirigir não é só se mover do ponto A ao ponto B da forma mais rápida possível, é preciso fazer isso com responsabilidade. Ninguém ter na consciência a culpa por uma morte como a da Márcia.
Todos os veículos devem respeitar e dar preferência aos veículos de tração humana, devem ter empatia, se colocarem no lugar do outro.
1 0
Outro dia entrei no website do detran do meu estado (Detran-ES) e percebi que absolutamente tudo é voltado para o veículo motorizado individual. Inclusive na home tem dicas de como vender e comprar automóveis. Futuquei o “fale conosco” até encontrar uma brecha no setor “educação no trânsito”. Comentei sobre uma revenda de carros que os etacionam sobre o passeio, e que nunca vi campanha alguma sendo feita para reverter esta cultura. Resultado, não me retornaram o email e até hoje a revenda estaciona os carros sobre o passeio, apesar da presença de um “guarda de trânsito”, a menos de 10 metros. Um dia a gente chega lá.
0 0