Buzina na bicicleta não ajuda o ciclista urbano

Na parte das Dicas para o Ciclista Urbano onde falo sobre como sobreviver ao trânsito, o leitor Fernando Niglio comentou sobre o uso da buzina, sugerindo que eu o acrescentasse às dicas. Como lhe expliquei em resposta ao comentário, não sou muito a favor de buzina por alguns motivos, que explico aqui com maior detalhamento:

  • Uma buzina fraca, do tipo trim-trim por exemplo, só é útil para alertar pedestres, já que o barulho dos carros, as janelas fechadas e os rádios ligados (e às vezes celulares) ocultam seu som dos motoristas. Mas como eu sempre dou preferência para pedestre que está atravessando a rua e sempre ando na mão correta (e um dos motivos é para que eles me vejam quando forem atravessar), acabo não precisando. E, se precisar, falar “bikê!” ou “ooô!” em voz alta resolve. Os únicos lugares onde ela se justificaria são em locais de tráfego compartilhado entre bicicletas e pedestres, como dentro de parques e, em São Paulo, na ciclovia da Radial Leste por exemplo.
  • Uma buzina forte, dessas de ar comprimido, assustam o motorista, que pensa que tem um caminhão em cima dele. Quando percebe que é “só” uma bicicleta, fica P da vida e pode até retaliar em vez de respeitar, que era o objetivo original da buzinada. E se você der uma buzinada dessas para um pedestre, ele vai se assustar mais ainda, porque vai achar que entrou na frente de um caminhão. Não dá certo.
  • Em uma situação de emergência, suas mãos devem estar bem firmes no guidão e geralmente freando. Mesmo que você só precise esticar o dedo para buzinar, isso vai afetar a maneira como você se segura no guidão, se equilibra e freia, o que pode ser bastante perigoso nesse momento de risco. A buzina só serviria para xingar depois, o que só escala o conflito e pode trazer consequências piores, ou para pedir passagem de uma forma, convenhamos, arrogante. Um grito de “me dá uma licencinha aí, amigo?” traz muito mais resultado.

Em situação de emergência, melhor abusar do grito mesmo, que surte efeito e ainda faz o motorista sentir vergonha, porque ele percebe que quase passou em cima de uma PESSOA e não simplesmente de um obstáculo-que-buzina. 😉

A buzina é interessante como forma de interação simpática com outros usuários da via, principalmente a trim-trim. Aí sim. Por exemplo, para agradecer um motorista que te deu passagem (apesar de dificilmente ele ouvir), para cumprimentar outro ciclista, etc. Ou para alertar um pedestre numa área de tráfego compartilhado, como comentei no primeiro item. Mas para garantir a segurança do ciclista em meio aos carros, ela não ajuda em nada.

Concorda? Discorda? Quero saber o que você pensa, dê sua opinião nos comentários.

33 comentários em “Buzina na bicicleta não ajuda o ciclista urbano

  1. Eu tenho uma buzina eletrica na minha bike que me ajuda muito em situações de emergência, como por exemplo, Pedestres atravessando sem olhar, carros que vão sair de onde estão estacionados sem dar seta ..etc. É uma buzina simples (gastei R$ 17,00) e nao é baixa (como a trim trim) e muito menos alarmante como a marítima (ar comprimido), tem um botãozinho esperto perto da manopla e ajuda demais, ai sim eu recomendo 😉

    Comentário bem votado! Thumb up 12 Thumb down 0

  2. eu tenho uma buzina de joaninha vermelha numa bike, uma abelha amarela na outra e um sapo verde na Dahon, acho divertido, é uma forma de personalizar a bike, na cidade quase nunca uso, mais legal é nas pedaladas com os amigos em estradas de terra, onde funciona como um incentivo, um cumprimento, um alô. Muito legal.
    também detesto essas buzinas tipo caminhão, já levei uns sustos com esses aí, só que como elas são bem visíveis nas bikes, quando vejo um mané com um desses, já me preparo psicologicamente para o “ruído”.

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  3. entendi, Willian!

    Qto ao apito, que mal uso, qdo uso ele não sai da boca (viva à Bicicletadaaaaaa! priiiiipriiiiii).
    Não, minto, ele sai sim, rs!

    Thumb up 1 Thumb down 2

  4. Vamos por partes: não há dúvida de que a buzina da bicicleta (a não ser essas horrendas de ar comprimido) não funcionam contra os carros. Para os pedestres, o melhor mesmo é usar a gentileza, o contato visual – mas às vezes a buzina é necessária. Um exemplo: aqui no Rio há uma ciclovia na orla que é muito usada por corredores e pedestres (que fogem das irregularidades da calçada), além de muitas pessoas que atravessam a ciclovia sem olhar para os lados – nesses casos, um breve “trim-trim” ajuda e não é agressivo. Mas a maior utilidade da buzina é para advertir outros ciclistas que vêm distraídos na contra-mão ou em dupla (ocupando toda a ciclovia). Portanto, usar a buzina discretamente e com moderação pode ajudar e não polui nada. O resto é a velha gentileza que só faz bem e deve ser uma característica do bom ciclista. A esse respeito, vale a pena ler um belo artigo publicado no Guardian sobre as vantagens que tem o ciclista em ser um diplomata e não um guerreiro:
    http://www.guardian.co.uk/environment/ethicallivingblog/2009/jul/27/bike-blog-politeness

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

  5. Faço das suas palavras as minhas e acrescento que este raciocínio de necessidade da buzina se estende a qualquer veículo. Segunto o Código de Trânsito Brasileiro a buzinha apenas deve ser utilizada em situações de colisão iminente, mesmo assim com restrições ao uso. Isso é um contra-senso, pois ao guiar um veículo, numa situação de risco, as mãos devem estar firmes no volante, guidão, etc. Resumidamente, buzina serve pra xingar, encher a paciência, assustar e substituir a campainha do imóvel para quem não tem educação.

    Thumb up 2 Thumb down 2

  6. Eu gosto do trim-trim e, pelo menos acho que, ele ja me ajudou bastante.

    Sempre uso quando vejo que um carro esta saindo de uma vaga ou quando vou passar do lado de um carro que esta estacionado e tem alguém dentro (medo da portada ou dele sair com o carro sem olhar direito).

    Concordo que o “OOOO” ou o “BIKE” pode ser mais efetivo, mas cansei de gritar e acho que o grito agride muito mais que meu trim-trim. De qualquer forma, concordo que no trânsito, com os carros mais rápidos, o trim-trim pode não ser muito efetivo.

    E, como o Isaac lembrou, é muito divertido passar pelos corredores e fazer “trim” ao passar os carros. Me lembra os tempos de Mega Drive, o som de quando você pegava uma moeda no Sonic. PONTO! TRIM! 😀

    Comentário bem votado! Thumb up 13 Thumb down 0

  7. Isaac, também acho o trim-trim bastante simpático e o seu exemplo é ótimo. 🙂 Mas, como disse no final do texto, para garantir a segurança do ciclista em meio aos carros ela não ajuda em nada, porque não é audível, e foi esse o enfoque do texto.

    Fabiano, embora tenha bom apelo sonoro, fica mais difícil pegar o apito para colocar na boca do que apertar uma buzina. E pedalar segurando ele na boca é até perigoso em caso de queda.

    Sobre as letras maiúsculas no título, infelizmente eu não escolho, o template que eu uso faz isso por mim e capitaliza todas as letras. No título que eu digitei ao fazer o post, só a letra B estava maiúscula. Também acho horrível, mas não tenho como mudar. Só adotando algum template que não tem nada a ver com esse blog ou mudando de provedor, mas não pretendo fazer nenhum dos dois nesse momento. De qualquer forma, obrigado pela sugestão!

    Thumb up 0 Thumb down 4

  8. Mais um que concorda totalmente.

    Como motorista já não usava buzina. Fiquei meses com a minha quebrada, inclusive, e não fez a mínima falta. Minto: uma vez fui cumprimentar um colega e “faiô” :p

    Me entristece muito a molecada que coloca buzinas de ar pra assustar pedestre. Esses estão treinando pra ser motorista/motociclista agressivo.

    Hoje tenho uma “trim trim” na bicicleta mas não uso, exceto em bicicletadas e para cumprimentar companheiros de duas rodas. Com pedestres e motoristas, a “buzina vocal” é mesmo bem mais eficiente.

    Thumb up 1 Thumb down 5

  9. Bicicleta não polui o ar e não deve poluir o som, esse é o meu dilema. Concordo com tudo, tem ciclista que instala aquelas buzinas de pilha também, que parece um alarme, porque geralmente correm muito, eu particularmente sou contra ciclista que corre demais, ele pode atropelar um pedestre, se acidentar e com a buzina, vira praticamente um motoboy. Quem anda de bicicleta sempre chega nos lugares na hora planejada, basta se organizar, não há razão para voar baixo.

    Polêmico. O que acha? Thumb up 7 Thumb down 6

  10. ah, posso dar uma sugestão? Deixa grafado com letra maiúscula apenas o “B” de “Buzina” e o “NÃO” do “Não”.

    Thumb up 0 Thumb down 1

  11. Minha sugestão é usar um apito!
    (mesmo com o inconveniente de ter que deixá-lo na boca ou próximo a ela sempre).

    ( Mesmo assim, não costumo usar)

    Thumb up 2 Thumb down 4

  12. Concordo totalmente

    Buzinas no trânsito são usadas como alternativa para xingamentos.
    Os carros usam em algumas ocasiões que seguem:
    ‘com licença, estou passando’ – nunca escutei esse tipo de buzina
    ‘hei, cuidado ai com a marcha a ré, estou aqui!’ – às vezes escuto esse tipo de buzina
    ‘vai te catar, seu !@#$!’ – escuto muito, quando o motorista já passou
    ‘sai da frente, seu !@#$%*&!@#, que tô passando’ – esse tipo de buzina escuto todo o tempo, o tempo todo.

    Eu, de bicicleta, no meio dos carros.. mais uma buzina para quê?
    Tenho q manter as mãos firmes no guidão.

    Se um carro vem todo pimpão, e nem me vê quando vai me fechando, um berro poderoso resolve.
    Se estou em algum lugar com muitos pedestres, cuidado e educação bastam, não precisa de buzina.

    []s e bom pedal

    Thumb up 2 Thumb down 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *