Carro na calçada? Veja o que fazer
Quando vir um carro estacionado sobre calçada ou faixa, não se estresse: ligue para o órgão de trânsito de sua cidade. Em SP, isso funciona.
No Restaurante Lilló, na Vila Mariana, cobram dos clientes para estacionar os carros sobre a calçada. Foto de 03/09/2008. |
Atualizado: O telefone da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo não é mais o 1188, citado no texto. O atendimento agora é feito pela central 156.
Numa noite em que eu voltava para casa aqui em São Paulo (de bike, claro), vi na R. Borges Lagoa um carro atravessado na calçada, cobrindo-a totalmente. O pior é que naquela região há vários hospitais, incluindo o da AACD. Ou seja: muitos pedestres com deficiência de mobilidade. E o motorista, sem noção total, ocupou a calçada toda.
Um pouco adiante, sobre a ponte que fica entre as duas pistas da Ascendino Reis (sobre a Rubem Berta), havia um caminhão da CET, desses que rebocam quem estaciona em local proibido. Fui até lá.
Havia dois agentes ali, um dentro do caminhão e outro do lado de fora, falando no rádio. Esperei esse terminar a conversa e dei um boa noite com um sorriso. A partir daí seguiu-se uma conversa interessante, que resumo abaixo. O agente da CET era bastante simpático e solícito, entendeu bem o que eu quis dizer e foi bastante receptivo.
– Boa noite, tudo bom? – Boa noite! – Olha, ali embaixo, tá vendo ali, atrás daquele poste? Tem um carro atravessado na calçada, pegando ela toda. E o pior de tudo é que sempre passa gente em cadeira de rodas por ali. – Ah, to vendo. Já vou descer lá. Valeu! (não entendi se ele ia lá só dar uma multa ou levar o carro embora, mas pareceu decidido a fazer alguma coisa) – Aproveitando, deixa eu te falar mais uma coisa… Tá vendo aquele restaurante ali, o Lilló? Se você passar por aqui umas 20h30, 21h, vai ver sempre um monte de carros de clientes que eles estacionam na calçada na maior cara de pau. – Ah, eu já multei bastante ali, já até levei carro embora. E acho que a gente tem que fazer isso mesmo, porque por mais que o dono do carro não seja culpado, pelo menos ele nunca mais volta no restaurante, que é o que um restaurante que faz isso merece. – É verdade. E o pior é que eles cobram mais de dez paus pra parar o carro da pessoa em cima da calçada. – Pois é, maior sacanagem. Mas sabe o que você faz quando ver isso? Dá uma ligadinha no – Eu costumo cadastrar no site do SAC da Prefeitura, que tem um formulário pra preencher sobre isso… – Lá é legal você cadastrar pra ficar histórico, aí eles agendam uma ação e tal… Mas se ligar no – É que eu desanimei de fazer isso porque uma vez tinha um caminhão atravessado no canteiro central da Sumaré, cobrindo a ciclovia e as duas calçadas, eu liguei no 156 na época e me disseram que não podiam fazer nada. Depois disso eu não liguei mais. – Agora mudou, antes era uma central da prefeitura, aí era um pouco mais burocrático, caía num atendimento centralizado. Agora é direto com a gente e eles passam por rádio, por celular, e a gente tem meia hora pra atender. Aqui nessa região da Vila Mariana, pelo menos, funciona bem. (N.E. Voltou a ser pelo 156) – Ah, bom saber disso. Na próxima vez que eu vir, vou ligar então. – Liga sim! – Beleza, valeu! Boa noite e parabéns pelo trabalho! – Obrigado, eu que agradeço a ajuda aí quando puder! |
Não, o diálogo acima NÃO é uma obra de ficção. É o que me faz pensar que as críticas aos agentes, em muitos casos, refletem apenas uma indignação do interlocutor por ter sido multado.
Portanto, quando virmos um carro estacionado sobre a calçada aqui em São Paulo, principalmente em porta de restaurante (como esse Lilló, que faz isso há anos impunemente), a gente liga pra CET, no telefone 1188 156. Combinado?
Peço que quem fizer isso conte aqui, em um comentário nesse post. Funcionou? Não veio ninguém? Os manobristas tiraram os carros rapidinho quando chegou a CET e ficou por isso mesmo? Ou você chegou a ver um caminhão levando um carro em cima? Conte pra nós.
Outras cidades
Cada cidade tem seu órgão responsável pelo trânsito. Pode até ser que ainda não se preocupem tanto com calçadas e pedestres, mas a mudança tem que partir de nós. Isso não pode continuar sendo considerado “normal”.
Se ninguém reclamar, o órgão público continua fazendo vista grossa. Se você reclamar e ninguém fizer nada, continue reclamando sempre que acontecer, incentive outras pessoas a defenderem também seus direitos. Espalhe a informação, mostre que o órgão de trânsito não atua, denuncie a jornais, publique na internet. Pressão popular funciona e uma hora o poder público da sua cidade acorda.
A calçada NÃO é do dono da casa ou do estabelecimento, é de todos. Estacionar sobre ela é um desrespeito com o espaço público e com as pessoas que precisam passar por ali. Denuncie.
Um absurdo isso, acabei de fazer uma denúncia através desse nro 1188.carros estacionados em cima da calcada na av do cursino de frente ao nr 1180 lanchonete subway.Nao existe como passar pedestre pela calçada , apenas pela rua, isso é no mínimo falta de educação, de berço, tbto de quem para como de quem deixa parar. .
0 0
Obrigado pelas informações, moro no bairro do tatuapé e tem um café por la chamado Striuli café rua barão do serro largo esquina com rua analia franco que vive com carros em cima da calçada, impedindo pedestres, cadeirantes e pessoas de idade de transitarem pela calçada, ja chamei a cet alguma vezes e numa tive exito, agora vou ligar no 1188 !!!
1 0
carros ficam em cima da calçada rua clementine brene
0 0
Infelizmente há muito tempo motoristas aqui na cidade de São Paulo não respeitam mais as leis de trânsito por falta de efetivo de fiscalização (carros estacionados em calçadas, carros estacionados em faixas de pedestres, motoristas não dão sinal de seta, carros não diminuem velocidade e não param na faixa de pedestres para travessia, motoristas não respeitam mais faixas contínuas fazendo conversões proibidas e perigosas em avenidas, principalmente na periferia.
3 0
Moro em SANTO ANDRÉ, SP.
Tenho sempre esse problema aqui onde moro. Quando não é carro estacionado na garagem, é em cima da calçada.
Hoje procurei o número da prefeitura, mas não atendem a noite. Liguei 190 e pediram pra q eu ligasse para 08007703194 ou 44371024. Liguei e fui bem atendida. Vamos ver se tomam providências.
3 0
moro na rua margarida de provencia e aqui existe 5 carros que empede de pessoas passarem gostaria que vcs vinhecem ver para pedi a retirada destes carros velhos
1 0
E sobre o pessoal estacionar na ciclofaixa no Facebook:
https://www.facebook.com/EstacionaramNaCiclofaixa
0 0
Aproveitando este tópico vou deixar um link com o comentário de uma comunidade de motociclistas sobre estacionar na calçada:
http://www.mototour.com.br/?pg=21&id_autor=4&id_artigo=16
Até mesmo eles pedem bom senso, mas muitos deles cometem o problema, perto de casa tem casos destes.
1 0
Infelizmente esse serviço não funciona. Na rua onde moro há uma área de proibido parar e estacionar (‘E’ com X) e que constantemente é desobedecida. Já tenho uma coleção de protocolos da CET e já comuniquei a ouvidoria. Nada resolveu. Quando ligo, só me respondem que vão acionar uma viatura, que minha solicitação entra numa fila e não tem como dar previsão de verificação da ocorrência.
0 1
Alex, para situações recorrentes como essa é melhor abrir uma reclamação no site da prefeitura: http://sac.prefeitura.sp.gov.br/
1 0
Aqui na Vila Mariana, rua Humberto I n°390 tem um supermercado DIA que fizeram o estacionamento em diagonal em relação ao prédio recuado, e acaba numa “meia vaga” na diagonal que o outro triângulo é SOBRE A CALÇADA.
Quer dizer, um carro estacionado quase todo sobre a calçada.
Liguei algumas vezes para 1188e fui embora pro trabalho, mas sempre a mesma coisa, 50% das vezes que passo lá é o carro em cima da calçada.
Da última vez quando liguei para falei com uma senhora que muito se preocupou e recomendou que eu além da denúncia, que ela tomaria outras ações internas, eu deveria ir à prefeitura para providências cabíveis.
Agora a culpa é de quem? Do supermercado em primeiro lugar !!!! por oferecer essa “opção” ao cliente e ele de aceitar.
Agradeço a ajuda e experinêcia do Blog para uma rápida ação e efetiva !!
abraço à todos.
Érico Lucke
0 0
Aqui na Vila Mariana, rua Humberto I n°390 tem um supermercado DIA que fizeram o estacionamento em diagonal em relação ao prédio recuado, e acaba numa “meia vaga” na diagonal que o outro triângulo é SOBRE A CALÇADA.
Quer dizer, um carro estacionado quase todo sobre a calçada.
Liguei algumas vezes para 1188e fui embora pro trabalho, mas sempre a mesma coisa, 50% das vezes que passo lá é o carro em cima da calçada.
Da última vez quando liguei para falei com uma senhora que muito se preocupou e recomendou que eu além da denúncia, que ela tomaria outras ações internas, eu deveria ir à prefeitura para providências cabíveis.
Agora a culpa é de quem? Do supermercado em primeiro lugar !!!! por oferecer essa “opção” ao cliente e ele de aceitar.
Agradeço a ajuda e experiêcia do Blog para uma rápida ação e efetiva !!
abraço à todos.
Érico Lucke
1 0
O supermercado DIA do meu bairro na Av. Pres. Altino fez a mesma coisa, contudo fiz uma reclamação no Reclame AQUI e resolveu de forma regular, o ideal é que o supermercado saísse de lá porque muitos carros vão para este supermercado, mas não tem estacionamento suficiente só há 4 vagas, então os clientes vivem estacionando próximo, inclusive na calçada, atrapalhando a passagem de pedestres e um ponto de ônibus no embarque e desembarque, pois às vezes estacionam descaradamente no ponto. Com o Reclame AQUI melhorou um pouco, mas inda está sendo incômodo. Acho que fazer esta pressão em cima de estabelecimentos comerciais é uma boa, principalmente estas que tem estabelecimentos espalhados pelo Brasil inteiro. Eles tem uma imagem a manter.
0 0
eu estou com um probleminha desses sou gerente de uma loja e no estacionamento da loja existe placas (estacionamento para clientes) mas não é assim os funcionários do meu vizinho sempre colocam suas motos ali e quando chego pela manhã está repleto de motos em frente ao portão. já reclamei;pedi para o patrão deles falar com eles mas não adiantou e para completar hoje quando cheguei tinha um carro de um deles, e aqui nesse lugar não tem pra quem recorrer…não sei mas o que fazer, todos os dias me estresso por causa desses mal educados…aff: socorro!!!
0 0
Para aqueles que trabalham em Barueri e encontram também caso semelhante tem o “CET” de lá:
O Demutram de Barueri, encontrasse na rua Rua da Prata, 565 – Jardim dos Camargos – CEP: 06410-000
Fone: 4199-1400
1 0
Postei este comentário no outro post, mas acho que vale postar aqui:
“Um exemplo de cuidar, não diretamente relacionado com as bicicletas, é sugerir ao CET que possa ter um número SMS ou MMS ( permitindo o envio de fotos e GPS … ). Com isto o cuidado fica mais facilitado e mais efetivo ( pois está registrado eletronicamente ). O “cuidar” de hoje em dia tem que acompanhar as inovações tecnológicas.
Aproveitando, no site do CET temos o link bicicleta, dê uma olhada e avalie como é o cuidar deles para a bicicleta, quem sabe você possa dar sugestões e crítica exercitando o seus cuidados com a CET.
http://www.cetsp.com.br/consultas/bicicleta/um-novo-meio-de-transporte-a-bicicleta.aspx
Contato:
http://cetsp1.cetsp.com.br/falecomsac/index.htm
“
0 0
Retificando o que disse a cet acabou de tirar o onibus e a perua da frente do meu portão vitoria pois meu vizinho poderoso abaixou a bola, obrigada o 1188 funciona sim sou prova disso valeu….
Comentário bem votado! 4 0