Restaurante Lilló, na R. Borges Lagoa, em São Paulo: há anos cobrando dos clientes para estacionar seus carros na calçada.

Restaurante Lilló há anos estaciona os carros dos clientes na calçada. Foto: Willian Cruz

Carro na calçada? Veja o que fazer

Quando vir um carro estacionado sobre calçada ou faixa, não se estresse: ligue para o órgão de trânsito de sua cidade. Em SP, isso funciona.

No Restaurante Lilló (R. Borges Lagoa, 1321), cobram para estacionar seu carro na calçada (foto de 03/set/08, às 20h26)
No Restaurante Lilló, na Vila Mariana, cobram dos clientes para estacionar os carros sobre a calçada. Foto de 03/09/2008.

Atualizado: O telefone da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo não é mais o 1188, citado no texto. O atendimento agora é feito pela central 156.

Numa noite em que eu voltava para casa aqui em São Paulo (de bike, claro), vi na R. Borges Lagoa um carro atravessado na calçada, cobrindo-a totalmente. O pior é que naquela região há vários hospitais, incluindo o da AACD. Ou seja: muitos pedestres com deficiência de mobilidade. E o motorista, sem noção total, ocupou a calçada toda.

Um pouco adiante, sobre a ponte que fica entre as duas pistas da Ascendino Reis (sobre a Rubem Berta), havia um caminhão da CET, desses que rebocam quem estaciona em local proibido. Fui até lá.

Havia dois agentes ali, um dentro do caminhão e outro do lado de fora, falando no rádio. Esperei esse terminar a conversa e dei um boa noite com um sorriso. A partir daí seguiu-se uma conversa interessante, que resumo abaixo. O agente da CET era bastante simpático e solícito, entendeu bem o que eu quis dizer e foi bastante receptivo.

– Boa noite, tudo bom?

– Boa noite!

– Olha, ali embaixo, tá vendo ali, atrás daquele poste? Tem um carro atravessado na calçada, pegando ela toda. E o pior de tudo é que sempre passa gente em cadeira de rodas por ali.

– Ah, to vendo. Já vou descer lá. Valeu! (não entendi se ele ia lá só dar uma multa ou levar o carro embora, mas pareceu decidido a fazer alguma coisa)

– Aproveitando, deixa eu te falar mais uma coisa… Tá vendo aquele restaurante ali, o Lilló? Se você passar por aqui umas 20h30, 21h, vai ver sempre um monte de carros de clientes que eles estacionam na calçada na maior cara de pau.

– Ah, eu já multei bastante ali, já até levei carro embora. E acho que a gente tem que fazer isso mesmo, porque por mais que o dono do carro não seja culpado, pelo menos ele nunca mais volta no restaurante, que é o que um restaurante que faz isso merece.

– É verdade. E o pior é que eles cobram mais de dez paus pra parar o carro da pessoa em cima da calçada.

– Pois é, maior sacanagem. Mas sabe o que você faz quando ver isso? Dá uma ligadinha no 1188 156 que a gente vem na hora e pega.

– Eu costumo cadastrar no site do SAC da Prefeitura, que tem um formulário pra preencher sobre isso…

– Lá é legal você cadastrar pra ficar histórico, aí eles agendam uma ação e tal… Mas se ligar no 1188 156 resolve na hora, porque eles passam pelo rádio e a gente tem meia hora pra atender a ocorrência.

– É que eu desanimei de fazer isso porque uma vez tinha um caminhão atravessado no canteiro central da Sumaré, cobrindo a ciclovia e as duas calçadas, eu liguei no 156 na época e me disseram que não podiam fazer nada. Depois disso eu não liguei mais.

– Agora mudou, antes era uma central da prefeitura, aí era um pouco mais burocrático, caía num atendimento centralizado. Agora é direto com a gente e eles passam por rádio, por celular, e a gente tem meia hora pra atender. Aqui nessa região da Vila Mariana, pelo menos, funciona bem. (N.E. Voltou a ser pelo 156)

– Ah, bom saber disso. Na próxima vez que eu vir, vou ligar então.

– Liga sim!

– Beleza, valeu! Boa noite e parabéns pelo trabalho!

– Obrigado, eu que agradeço a ajuda aí quando puder!

Não, o diálogo acima NÃO é uma obra de ficção. É o que me faz pensar que as críticas aos agentes, em muitos casos, refletem apenas uma indignação do interlocutor por ter sido multado.

Portanto, quando virmos um carro estacionado sobre a calçada aqui em São Paulo, principalmente em porta de restaurante (como esse Lilló, que faz isso há anos impunemente), a gente liga pra CET, no telefone 1188 156. Combinado?

Peço que quem fizer isso conte aqui, em um comentário nesse post. Funcionou? Não veio ninguém? Os manobristas tiraram os carros rapidinho quando chegou a CET e ficou por isso mesmo? Ou você chegou a ver um caminhão levando um carro em cima? Conte pra nós.

Outras cidades

Cada cidade tem seu órgão responsável pelo trânsito. Pode até ser que ainda não se preocupem tanto com calçadas e pedestres, mas a mudança tem que partir de nós. Isso não pode continuar sendo considerado “normal”.

Se ninguém reclamar, o órgão público continua fazendo vista grossa. Se você reclamar e ninguém fizer nada, continue reclamando sempre que acontecer, incentive outras pessoas a defenderem também seus direitos. Espalhe a informação, mostre que o órgão de trânsito não atua, denuncie a jornais, publique na internet. Pressão popular funciona e uma hora o poder público da sua cidade acorda.

A calçada NÃO é do dono da casa ou do estabelecimento, é de todos. Estacionar sobre ela é um desrespeito com o espaço público e com as pessoas que precisam passar por ali. Denuncie.

153 comentários em “Carro na calçada? Veja o que fazer

  1. Quero saber tenho duvidas moro em bairro meu imovel e de esquina eu que zelo pela limpeza de calcada e cordao e tbm da faixinha avaixo na beira de rua so que cada vez que vou fazer a higiene do do local me encomodo pois meu visinho ao lado abriu uma mecânica em casa e deixa os carros todos estacionados na parte da rua rente ao cordao ocupando praticamente 12 metros da frente do meu imóvel o problema que ele e avisado sobre a limpeza e não retira is veiculos entao o resto tudo fica limpo e tenho toda vida espera pela boa vontade de eke tira os carros p eu terminar de limpar o que eu possa fazer em relação a isto.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Olá, simples faça uma denuncia na prefeitura pois com certeza ele não deve ter alvará e se tiver pode estar de alguma forma irregular , se ele fizer manutenção na via tbm cabe denuncia pois é proibido.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Mentira! Eles vêm na hora? Mas nem Cristo descendo a Terra novamente. Tem um casal bem “engraçadinho” que trabalha em um escritório de contabilidade aqui perto de casa. A mulher, aliás, estudou junto comigo no colégio. Nunca olhou na minha cara, mas para parar o carrão dela na porta da vizinha, cuja a casa está vazia, sabe. Mas o problema não é só isso, além de ser uma guia rebaixada, ela mata toda a visibilidade quando preciso sair com meu veículo. Como meus pais são bem velhinhos, é necessário uma hora ou outra ter urgência. Já fui na amizade, deixei bilhetes (depois que o cara descobriu me xingou de vaca para baixo), e chamei o DSV. Estou esperando deitada que sentada cansa. E é sempre essa mesma ladainha: “Vamos enviar um fiscal”? Será que eles estão esperando para nascer um?

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  3. É EM GOIÂNIA É TUDO MUITO BAGUNÇADO PRINCIPALMENTE NA PERIFERIA, BARES COM SOM ALTO ATÉ ALTAS HRS DA MADRUGADA, MESAS E CADEIRAS OCUPANDO O PASSEIO PUBLICO, CARROS ATRAVESSADOS EM CALÇADAS COM SOL LIGADO E PIOR OS FOLGADOS ACHAM POR BEM FAZER O CHURRASCO NA PRÓPRIA CALCADA, QUEBRAM GARRAFAS E FICA POR ISSO, NESTA CIDADE NÃO TEM FISCALIZAÇÃO, RS SÓ APARACE QUANDO TEM ALGO NA TV OU MAIS SÉRIO…
    CADÊ O PODER “PUBLICO” PIADA NÉ!!!!!!!!!!!!!!!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  4. Eu moro na rua Laurindo Filho tem um carro que para em cima da calçada. Vou a padaria de manha e não posso passar. Como os outros maradores , sou uma senhora de 67 anos como fazer para ele tirar o carro dela .

    Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Trabalho na rua Betari, 03634-040, e todos os dia o dono da sapataria (numero da casa 171) estaciona o carro em cima da faixa de pedestres e em cima da calçada, ao mesmo tempo, não dá para passar pela calçada, ele faz isso todo dia, além de ter dezenas de carros todos os dias estacionados em local proibido ou em cima da calçada, se eu trabalhasse na CET, passaria por lá 3 vezes ao dia, seriam uma 90 multas por dia!!!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  6. OLHA MORO EM FRENTE A RUA E TODO MOMENTO TEM CARRO ESTACIONADO AQUI E O PIOR E QUE AS VEZES FICA 8 A 15 DIAS NA PORTA ESTACIONADO . MINHA MÃE E IDOSA E SE CASO TENHA UMA EMERGÊNCIA ONDE A SAMU VAI PARAR PARA ATENDE_LA GENTE AJUDA AI /// N ÃO SEI MAIS O QUE FAZER .

    Thumb up 2 Thumb down 0

    1. Olá, se morar em SP é só acionar a Subprefeitura pois um veículo pode ficar estacionado na via por 5 dias, eles retiram o veículo, antes ligue para polícia e avise que é um carro suspeito abanbonado.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  7. esta claro que os ciclista querem bem mais que a calçada, e as vezes o veiculo que esta estacionado e apenas por um momento ou mesmo que seja por uma noite uma vez que o lugar não tem estacionamento publico e tem boa parte do passeio livre, então creio que o ciclista esta querendo se mostrar…

    Thumb up 0 Thumb down 4

  8. Boa noite. Aqui em Brasília tem um problema sério acontecendo e, como sempre, a educação é um processo lento e precisa de incentivo constante! Fizeram de estacionamento um pedaço da ciclofaixa em frente à um hospital. Motivo: tem um restaurante bom atrás do mesmo. Chamei umas 7 vezes o 190 e parei duas viaturas. Depois de esperar quase duas horas, desisti e fui embora frustrado. Alguém por aqui pode me ajudar com algum canal mais eficiente?

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Oi, Felip. Pelas informações que nos chegam, Brasília tem um sério problema em relação à fiscalização de trânsito. Creio ser necessária uma mobilização popular para que os gestores comecem a levar essa questão mais a sério.

      Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  9. Boa tarde pessoal!

    Também gostaria de deixar meu relato, tenho vários problemas de calçada, moro numa esquina com uma rua sem saída e a lateral da minha casa virou estacionamento já liguei várias vezes no 1188, realmente eles vão até o local, mas infelizmente eles demoram tanto que acabam não efetivando o “flagrante”. Um outro problema é a prefeitura, vc abre reclamação no site e eles não tomam providência alguma, tenho reclamação de anos atrás e não houve nenhuma providência. Sinto que infelizmente estamos a mercê do caos, onde cada um faz o que quer…

    O atendimento 1188 é perfeito, mas infelizmente pra mim ainda não funcionou, minha calçada está quebrando por causa do peso dos carros e quem vai pagar o conserto e a multa que a prefeitura irá me dar…EU né.

    Valeu

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  10. OI ESTOU COM PROBLEMAS NA MINHA RUA COM MINHA BICICLETA..este mes já tive que deixar de sair por 3 vezes de bicicleta, incluindo hoje, pois moro em uma rua pequena que quase todos estacionam seus carros nas calçadas…eu não tenho carro e meu predio não tem garagem…é um predio antigo com 4 proprietários,incluindo eu, e um portão pequeno de entrada na calçada para o predio. Hoje um carro no portão colado nem cadeira de rodas passava..liguei para aprefeitura e vieram e multaram..e ainda me criticaram….e o cara de raiva que foi multado não tirou o carro, pois disse que já tinha sido multado mesmo..e só retirou atarde…não pude sair de bicicleta de manhã..no meu predio ninguém faz isto….nem foi morador da rua que fez…PRECISO DE UMA PLACA DE ENTRADA E SAIDA DE BICICLETA PARA COOCAR NA MINHA PORTA. Pedi a prefeitura ela disse que não tem e sugeriu que eu placar de proibido estacionar…aceitei mas me mandaram um email dizendo que solicitei “Implantação de Sinalização Vertical Viária” acho que não me entederam…Podem me mandar alguma placa de entrada e saida de bike por favor? grata abraço mariaceciliamoreira@gmail.com Moro no RJ

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Olá , tive problema semelhante, fiz dois buracos na calçada e cimentei duas barras de ferro e resolveu meu problema até hj não teve prefeitura para reclamar, mas tve que ficar esperando secar pois tentaram tirar os ferros quando o cimento estava mole.

      Thumb up 4 Thumb down 1

  11. Ola! Sou Washington Andreotti

    Moro no Ipiranga na rua Mont’Alverne, ao lado de uma concessionaria do Grupo CAOA HYUNDAI sito a rua Ricardo Jafet, minhas casas são as únicas da rua onde é a entrada da oficina e da entrega de carros, acesso pela rua da Imprensa, onde clientes/funcionários se acham no direito de parar em frente a minha casa e pior na guia rebaixada.
    Registrei mais uma reclamação na ouvidoria da Hyundai em 01/08/2014 hoje, e também falei com o gerente da oficina Alan na loja, onde me orientou a procurar os meus direitos. Então quais são os meus direitos? Ficar refém da vontade deles para conseguir estacionar o meu carro?
    Descarregam automóveis na madrugada sem o menor respeito ao horário. Retiram óleo lubrificante usado com caminhão que para em fila dupla, o que mais falta?

    Thumb up 1 Thumb down 0

  12. No meu caso o desrespeito é muito maior…. uma fulaninha, que inclusive tenho foto, para o carro em cima da minha calçada, que é rebaixada e com carro na garagem e além do mais, no lado onde esta a minha calçada é proibido estacionar por estar em frente ao hospital São Mateus…É uma falta de respeito muito grande…. vergonhoso…

    Thumb up 3 Thumb down 0

  13. BOM DIA

    TODOS OS DIAS NA RUA MANGUARI PARQUE VILA MARIA OS CARROS FICAM ESTACIONADOS NA CALÇADA IMPEDINDO PASSAGEM DE PEDEESTRE E DANIFICANDO AS ARVORES.

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *