A poluição do carro elétrico

O marketing verde dos carros elétricos diz que eles não poluem. Emissão zero de CO2 durante o uso. Abracadabra! Não se preocupe mais com o efeito estufa! Estamos salvos da poluição? Aproveitando o gancho do comentário de um leitor do blog, o Neto de Curitiba, resolvi escrever um pouco sobre o assunto.

Carro eletrico sendo carregado - Foto: Doctor Popular, via Flickr
Carro eletrico sendo carregado
Foto: Doctor Popular, via Flickr

A poluição causada na fabricação

Não vou entrar em detalhes sobre a poluição gerada na fabricação de um carro elétrico, até porque não pesquisei o assunto. Que ela existe, é óbvio, mas não é o objetivo desse texto, vim falar sobre a poluição causada pelo uso do carro elétrico. Talvez aborde a poluição causada pela fabricação no futuro, mas não agora.

A fabricação de uma bicicleta também causa poluição, como a fabricação de quase tudo. De qualquer forma, me parece claro que o impacto ambiental causado para fabricar UMA bicicleta é muito menor que o impacto causado pra fabricar UM automóvel, seja elétrico ou a combustão.

Poluição indireta

Ok, durante o uso de um carro 100% elétrico não há emissão de gases. Exalta-se essa não emissão como indicação de ausência de impacto no aquecimento global. E há mesmo vantagens no uso da eletricidade para mover veículos, pois um automóvel (ou moto, caminhão, ônibus, etc.) emite outros gases além do CO2, como os óxidos nitrosos, e também material particulado (fuligem).

Mas, infelizmente, há poluição na geração da energia elétrica que abastece o carro dito verde. Acompanhe as explicações abaixo.

Termoelétricas

No exterior, onde os carros elétricos têm gerado frisson em feiras de automóvel, a energia que os alimenta é gerada, em grande parte, por usinas termoelétricas. Uma usina dessas, alimentada por combustíveis fósseis (como diesel ou gás), polui a atmosfera com óxidos de enxofre (SOx), óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2), metano, monóxido de carbono (CO) e materiais particulados. Praticamente a mesma poluição acusada por um automóvel movido a combustão.

As emissões de uma termoelétrica são um pouco menores se ela for alimentada com gás natural, mas ainda assim o processo é bastante poluente. Carvão vegetal como combustível emite pouco enxofre e nitrogênio, mas muito monóxido de carbono, metano e compostos orgânicos voláteis. E ainda há resíduos líquidos e sólidos resultantes da queima do combustível, seja ele qual for.

Veja aqui mais informações sobre a poluição causada por usinas termoelétricas.

Usinas nucleares

As usinas nucleares, vendidas por alguns setores específicos da sociedade como fonte de energia limpa, geram um resíduo perigosíssimo, o lixo nuclear. E a usina pode até não gerar tanta poluição em sua operação normal, mas o risco de acidentes é grande e, quando eles ocorrem, os resultados são catastróficos, tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas.

Além de risco de acidentes durante a operação, ainda há possibilidade de contaminação em caso de armazenamento inadequado do resíduo radioativo. E esse lixo precisa ser armazenado por décadas, aumentando muito a possibilidade de algum acidente acontecer com ele em algum momento.

Segundo o Greenpeace, hoje no Brasil o resíduo radioativo ainda é armazenado “provisoriamente” nas próprias usinas. E a entidade também afirma que as usinas nucleares também contribuem para aumentar o efeito estufa.

Hidrelétricas

Pelo menos as hidrelétricas não poluem, certo? Quisera fosse assim: infelizmente elas também poluem. E há casos de hidrelétricas que poluem até mais que uma termoelétrica!

Isso ocorre principalmente (mas não só) porque é preciso alagar uma área grande para construir a barragem. Nessa área há sempre bastante vegetação, geralmente uma floresta. Essa vegetação, submersa e apodrecendo, produz muito metano e CO2, por causa da decomposição do material orgânico por bactérias anaeróbias. No Brasil, as emissões das hidrelétricas representam cerca de 20% da poluição total relacionada ao aquecimento global, pois o metano é mais nocivo à atmosfera que o CO2.

Então energia elétrica também polui?

Indiretamente sim. Não há emissão de poluentes durante seu uso, mas há em sua geração. Não é à toa que os ambientalistas preocupados com o efeito estufa recomendam economizar energia elétrica, tirando até os aparelhos da tomada em nossas casas quando não estiverem em uso.

Quer dizer que andar de metrô ou trem elétrico não adianta nada?

Claro que adianta! E principalmente por uma questão matemática: a energia utilizada para alimentar um trem está transportando muita gente, geralmente algumas centenas de pessoas. Se cada uma dessas pessoas ligasse um carro elétrico na tomada para carregar, haveria um consumo muito maior de eletricidade, demandando maior produção para atender à demanda.

É a mesma lógica pela qual pode se dizer que o uso de ônibus, mesmo a diesel, polui muito menos que o uso de carros a combustão:  se cada passageiro do ônibus deixar de utilizá-lo para usar um carro, a poluição total gerada por eles será bem maior.

E tem mais!

O uso do carro polui mais do que apenas o ar. Há outros tipos de poluição como a causada pelo óleo que cai no asfalto e é levado para os rios. Quem dirige não percebe, mas quem pedala vê bem as manchas de óleo pela rua, que aparecem mais em dias molhados, quando ficam multicoloridas e bastante escorregadias.

Repare em quanto óleo fica no chão de uma avenida. Veja as manchas, passe o dedo no asfalto. Você vai ter uma idéia de quanto óleo vai parar nos rios a cada chuva. E você já deve ter ouvido falar em como uma pequena quantidade de óleo contamina muita água. Os carros elétricos também precisam de lubrificantes.

Bicicleta também tem lubrificante? Tem, claro. Mas quanto de lubrificante uma bicicleta solta no asfalto, por pior que seja sua situação?

Além dos lubrificantes há outros poluentes, usados em quantidade insuficiente para que percebamos seu impacto, mas multiplicando por milhões de automóveis esses usos podem ser preocupantes. Um “pretinho” no pneu, lavar o motor com querosene (espero que não façam isso num carro elétrico), um aditivo no líquido que molha o para-brisa, a cera usada no lava rápido ou aplicada em casa. São derivados de petróleo que aos poucos vão escorrendo para os rios com a chuva.

A melhor maneira de não poluir com o uso do carro continua sendo não usar o carro

Não existe “carro ecológico”. Não existe carro sem impacto ambiental, mesmo descartando-se sua fabricação. A não ser que inventem uma matriz energética não poluente, mas por enquanto isso ainda é ficção científica.

Atualizado em 02/10/09: O Vitor, do Quintal, me lembrou que não é tão ficção científica assim. Eu tinha me esquecido da energia solar e da eólica. Infelizmente ainda correspondem a uma parcela muito pequena da energia elétrica disponível para consumo.

31 comentários em “A poluição do carro elétrico

  1. Comentários pessimistas sobre poluição, tudo polui, não ha como evitar isso, se você peidar polui, afinal são gazes, e o cocô da humanidade é uma dos maiores problemas de poluição, poluição dos veículos automotores é brutal, e as fábricas então nem se fala, resumindo, a fabricação de veículos elétricos sem dúvida ameniza e muito esse terrível problema.

    Thumb up 0 Thumb down 4

  2. Qualquer produto fabricado por alguma indústria que seja, sempre vai gerar resíduos. Porém, alguns geram residuos maiores após a fabricação. O Carro elétrico ainda assim é muito mais ecologico se comparado aos demais carros fabricados à combustivel.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. NÃO EXISTEM maneiras de evitar-se a poluição, mesmo que mínima. De acordo com Lavoisier, “nada se perde, tudo se transforma”, dessa maneira, então, para obtermos quaisquer coisas, sempre haverá uma reação química que emitirá compostos indesejáveis. Até mesmo os fertilizantes utilizados na produção dos alimentos (que alimentam os seres humanos, e consequentemente, os ciclistas também) geram subprodutos nocivos. Para haver transformações sem que haja geração de resíduos, só havendo uma total alteração nas leis da física e química em nosso planeta. Portanto, é válido procurar soluções que causam menor impacto, mas eliminá-los totalmente é utopia.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  4. A extração minéria de cobre para a produção das baterias do carro elétrico, bem como a sua reciclagem no fim de vida do veículo, poderão causar tantos ou mais riscos de poluição para o meio ambiente!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  5. Eu fabrico motor elétrico sem escovas (brushless) assim para que iremos querer veiculos movidos com combustiveis, isto já é passado.

    Um brushless motor é a solução para tudo que possa gerar movimentos, sem custos, sem fontes, e gerar até energia elétrica também, as usinas hidrelétricas no Brasil vão virar museus.

    Evolução tecnológica desde 1980, já tinhámos agora está se tornando realidade, muitos brasileiros tem potenciais, não precisamos importar estas tecnologias, nós fazemos o melhor no mundo.

    http://vadebike.org/2009/10/a-poluicao-do-carro-eletrico/

    Thumb up 1 Thumb down 0

  6. Pessoal é o seguinte, vamos deixar de ser hipócritas. A humanidade não está disposta a pagar o preço para salvar o planeta. Não me venham dizer que andar de bicicleta vai ajudar a salvar o planeta, tudo que é fabricado necessita de energia, até mesmo energia eólica ou solar é poluente quando se olha por este ponto. Para se produzir se polui, para se utilizar se polui e para se descartar se polui. Podemos amenizar os efeitos, mas isto não vai salvar o planeta, só vai nos dar um pouco mais de tempo. Só existe uma forma para reverter isto e é mudando o conceito de prioridade. Mas como eu disse no começo deste texto, a humanidade não está disposta a pagar o preço,e eu também não estou, pois seria irrelevante enquanto todos os outros pensam diferente.Somente um milagre para fazer com que todos mudem sua visão. Ps.Desculpem algum erro na escrita, digitei de um celular.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  7. Já fui ciclista e devido a um acidente de moto não posso mais pedalar! sonho em ter um carro eletrico um dia mas creio que convertendo o meu a energia eletrica poderei ter esses beneficios

    Thumb up 2 Thumb down 0

  8. Olá pessoal! Concordo 99% com o artigo acima ,mas tenho que apresentar a todos que soluções totalmente sustentaveis existem o problema é que soluções 100% sustentaveis tiram o sustento ou melhor a mordomia dos poderosos que se beneficiam de uma ciência e uma industria destrutiva ( montadoras de carros a combustão,industria petrolifera etc. ) vejam o exemplo do Prof. Troy Red que nos anos 90 criou um motor magnetico (energia livre) e alguns anos depois instalou isto num carro ….um carro com altonomia infinita!…. isto não é sonho, é uma briga de devemos comprar com o atual sistema http://m.youtube.com/watch?v=7wXezryIjQk
    Observem nos comentarios que há pessoas que não conhecem,não acreditam, pois o sistema que vivemos não nos ensina a midia quase não divulga pois se todos tiverem o conhecimento ou haveria uma revolta geral ou uma revolução cientifica, em que cada individuo buscaria a sua propria mas como vivemos em sistema capitalista e consumista ! isto não havera!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  9. olá pessoal passando por esse assunto, poluição etc, sabemos que os carros elétricos não se populariza no Brasil e em alguns lugares do mundo porque existe um interesse muito grande politico financeiro etc! vocês já pensaram o quanto o petróleo tem movimentado no mundo inteiro? quantas pessoas são obrigadas depender disso, porque não imaginamos um carro elétrico auto sustentável que não precise de petróleo e nem baterias se esse é o problema? podemos fazer um carro gerar energia sem precisar de baterias, o mesmo sistema que carrega a bateria do seu carro hoje pode ser usado para alimentar o carro alto sustentável sem precisar de inúmeras baterias. Eu paro de falar por aqui.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  10. Prezados amigos, pegando uma carona no assundo do carro elétrico, claro que teremos muitas vantagens como já foi citadas por vários colegas abaixo, a não emissão de CO2, os carros porém continuarão existindo, mas as fontes de energias no planeta podem passar por um processo de esgotamento nos próximos 30 anos, de nada adianta as tendências dos carros não poluentes se não pensarmos na integração da humanidade,na sustentabilidade,no próximo, porque muitos teram seus vizinhos ao lado de sua casa e por um motivo ou outro qualquer não se falam, jamais será dado uma carona para este vizinho ao se deslocar para o trabalho, então penso eu que o caminho é a bicicleta como o transporte alternativo do futuro, apesar dos riscos serem ainda relevantes para os ciclistas em um trânsito, temos que não só ter a conciência , mais a prática de usar capacete e o respeito as normas de trânsito, sairemos desses congestionamentos caótico que também futuramente os carros elétricos poderam proporcionar, a bike disponibiliza um bem estar, uma integração, devemos promover essa idéia para todos, e se pensarmos no capital, não gastaremos com combustível, eletrecidade, não vamos poluir e ainda minimizaremos a emissão de CO2.
    Digo isso e estimulo o uso da Bike, porque essa é uma luta dia após dia que tenho feito em minha cidade!
    ¨ Cuidem do Planeta, pois está ameaçado¨ (Leonardo Boff).

    Um Fraterno abraço a todos, que Deus protejam a todos vcs!

    Marlus Ricardo Cornel
    Joinville – SC

    Thumb up 0 Thumb down 0

  11. Não adianta tentar falar dos carros elétricos. Até o bico da mamadeira dos bebes contribuem para o aquecimento global. O fato é um só, e é bem simples. No final das contas, direta ou indiretamente os carros eletricos são muito (muito mesmo!!!) menos poluentes que carros movidos a combustão.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *