Bike Expo 2010

Comentário curto de quem está sem tempo, para não deixar passar batido, porque a feira merecia um texto até maior.

Fui ‘a Bike Expo na segunda-feira, 1º de novembro, emenda de feriado. O trânsito naquela região estava uma desgraça, mas como sempre eu fui de bicicleta e passei sorrindo onde os motoristas estavam quase chorando. Havia um bicicletário do Instituto Parada Vital (UseBike) na entrada da feira, o que foi ótimo e me deixou bastante tranquilo.

Como o mercado nacional, a feira estava mais voltada ao uso esportivo da bicicleta: mountain bike, estrada e bicis de triatlo. Não havia muita coisa em termos de “bicimobilidade”, mas o estande da Caloi impressionou. Voltado quase exclusivamente ao conceito de uso urbano da bicicleta, segmento no qual a empresa anda apostando alto, se destacava dos outros estandes para quem procurava bicicletas para uso em deslocamentos nas cidades.

Havia vários protótipos montados pela empresa, contemplando dobráveis, fixas e até bicicletas urbanas com quadro feminino, bagageiro, paralamas, protetor de corrente e marchas embutidas no cubo traseiro. Se a empresa lançar mesmo esses protótipos, vai ser ótimo e vai revolucionar o mercado nacional. Bicicletas como a Ceci Vintage, por exemplo, são de encher os olhos.

Alguns dos protótipos das novas bicicletas urbanas da Caloi

Cheguei muito tarde ‘a feira e, quando tirei essas fotos, não pensei em escrever uma matéria, por isso deixei de fotografar muita coisa. As fotos não ficaram lá essas coisas, admito: foram tiradas com o celular e a iluminação não era apropriada. Mas dá pra ter uma idéia. Veja o conjunto completo de fotos, com comentários sobre as bicicletas fotografadas.

Tirei algumas fotos também no estande da Fuji. Em termos de mobilidade, havia ainda o estande da Blitz (fabricante nacional de bicicletas dobráveis) e me disseram que algum outro grande fabricante gringo (scott?) também tinha uma bicicleta urbana em exposição, mas não cheguei a ver.

A feira estava bem grande para um evento só sobre bicicletas, principalmente se comparado a outros eventos em anos anteriores. Parabéns ‘a organização.

6 comentários em “Bike Expo 2010

  1. Oi,

    Meu nome é Bruna e sou da Ketchum Digital, a área de comunicação digital da agência de relações públicas Ketchum Estratégia. Gostaria de lhe enviar um e-mail, por isso, peço a gentileza de entrar em contato comigo por meio do bruna.veira@ketchum.com.br .

    Aguardo resposta!!

    Obrigada.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Moro no RJ e não sei como repercurtiu aí ou em outros lugares. Eu não sei se vocês repararam mas tivemos quase que simultaneamente o Salão do Automóvel e a Bike Expo em SP.

    Tirando os sites especializados, eu não vi destaque nenhum para a Bike Expo.
    Agora, em relação ao Salão do Automóvel todos os grandes portais e programas jornalisticos de canais de TV fizeram algum tipo de repercussão do evento.

    Enquanto o automóvel tiver mais destaque que uma bicicleta em relação a mobilidade o planeta vai estar como está.
    Pelo menos aqui no RJ só lembram de “melhoria da qualidade de vida”, “redução do nível de poluentes na atmosfera” e “bicicleta como meio de transporte sustentável” em setembro, na semana do Dia Mundial Sem Carro.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *