Leitor: “roubaram meu guidão”

Imagine você preparado para ir ao trabalho, mas quando vai pegar a bicicleta está faltando o guidão. Veja algumas ideias para evitar essa situação absurda.

Alan encontrou sua bicicleta assim. Note os cabos cortados, para retirada dos manetes e passadores.

Imagine você preparado para ir ao trabalho, mas quando chega para pegar sua bicicleta está faltando o guidão. Isso mesmo, roubaram seu guidão!

Foi o que aconteceu com o leitor Alan, de Diadema (SP). E ele não havia deixado a bike passar a noite num poste de uma rua escura, nem debaixo de um viaduto: o furto aconteceu na garagem do prédio onde ele mora, em área específica para prender bicicletas (em 2011).

Junto com o guidão, levaram passadores de marchas, manetes de freio, bar ends e manoplas. O meliante chegou a cortar os cabos para levar o que queria.

Como evitar que se repita?

Quem praticou esse crime (sim, é crime) teve tempo suficiente para tirar os parafusos que prendem o guidão e cortar os cabos de aço. Não vejo como prender o guidão de forma que isso não ocorra novamente.

Já vi um cabo de aço que servia para prender o selim no quadro, evitando que fosse retirado. Mas mesmo com esse cabo, se o bandido tivesse tempo para desmontar o trilho do selim, ele conseguiria retirar. E não há como prender um cabo desses no guidão. O melhor que pode ser feito é o uso de um “pinhead” (veja mais abaixo, nas fotos do final da matéria).

Melhor do que bolar estratégias mirabolantes para prender cada parte da bicicleta com um cabo diferente (e levar meia hora destrancando na hora de sair) seria tentar colocá-la dentro de casa. Ou pressionar o síndico, afinal foi praticado um furto dentro do edifício.

Não sei o quanto se pode cobrar do condomínio um furto como esse e, sinceramente, sou pessimista quanto a isso. Não acredito que a lei obrigue ressarcimento, mas os advogados que frequentam esse site talvez possam dar sua opinião.

Para guardar a bicicleta dentro de casa, é possível improvisar ganchos presos à parede, altos o suficiente para não esbarrar na bicicleta ao passar do lado dela, opção bastante usada no exterior. Abaixo, dois exemplos que encontrei em uma busca rápida na internet (clique em cada uma para saber mais):

Um belo suporte, da empresa Knife & Saw. Mas mandar trazer esse, sai BEM caro…
Uma variação desse suporte é vendida pela loja Ciclourbano, de São Paulo (clique na imagem).
Uma variação desse suporte é vendida pela loja Ciclourbano, de São Paulo (clique na imagem).
O dono dessa fixa resolveu colocá-la por cima da mesa do computador. Detalhe: uma fixa costuma ser bem mais leve que uma bicicleta comum. Foto: Robert Canon.
O Rodrigo Primo sugeriu aqui nos comentários a utilização de “Pinheads” ou similares – a grosso modo, parafusos com tranca. Um deles é exatamente para a mesa (avanço de guidão).
Essas trancas da Zefal só podem ser abertas se você virar a bicicleta a pelo menos 90º do solo – o que não é possível de ser feito com ela presa a algum lugar. Porém só estão disponíveis para selim e rodas, ao contrário da solução da Pinhead.
Outra opção seria comprar uma dobrável, que pode ser guardada facilmente dentro de casa. Clique para saber mais.

 

Qual sua opinião? O que você faria?

38 comentários em “Leitor: “roubaram meu guidão”

  1. Vi um video de um mecanico de Nova Iorque que (antes da invencao da blocagem de avanco como colocada aqui, com chave) sugeria as pessoas colarem com superbonder uma esfera de aco, daquelas de dentro do cubo da roda, dentro do buracos de chave allen de todos os parafusos do avanco. Claro que daria trabalho se precisasse remover para arrumar ou trocar, mas dificulta um pouco alguem roubar tudo se nao tiver tempo ou uma ferramenta fina para enfiar nos buracos para descolar a esfera 🙂

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. vejo nesse caso foi uma grande falta de sorte, e o bicicletário deveria esta fora da vista de câmeras, o que eu sugiro, hoje já podemos contar com bicicletários com porta cadeados isso vale na hora compra fica dica…

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Existe um jeito bem fácil de pendurar a bike … Existem ganchos pra prender guitarra na parede.. Em loja de música da pra achar fácil fácil… Vc escolhe um mais largo, coloca dois na mesma altura, um ao lado do outro e a uma distancia pra segurar o quadro … Já eraas… Eu tenho aqui e prendo tanto as guitarras, como a bike tbm.. Afinal, minha guitarra tem uns 5kg, o gancho aguenta mais q 20kg e colocando dois ganchos, aguenta mais ainda

    Thumb up 1 Thumb down 0

  4. estou abismada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! roubar guidao é coisa de ladrãozinho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! #xocada #bolada #naocurtI

    Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Adendo:
    Se as peças roubadas eram boas (guidão, manetes ou passadores), isso foi sacanagem de outro ciclista. Só outro ciclista reconhece qualidade de uma peças só de bater o olho. Roubou para vender ou para colocar em outra bike. Ladrão de biciclta rouba a bike inteira e não deixa nada para trás e, geralmente, não tem muita noção do valor de peças separadamente (não sabe que, por ex., um passador sti é muito mais caro que o cassete ou que os dois cubos juntos). Ele sabe avaliar o valor do conjunto pela aparência (bike nova, bike bem cuidada etc.).
    Se as peças não são caras, é sacanagem de alguém que não gosta de você. Um desafeto, por ex. Talvez nem seja algo pessoal, pode ser um babaca anti-ciclista que achou uma forma de “tirar um ciclista da rua” sem ter que atropelá-lo – e que é seu vizinho.
    Enfim, ladrão não foi.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  6. Estão à venda alguns alarmes para bike (sensor de movimento) que são afixados no quadro. Qualquer mexida que a bicicleta der, dispara o alarme. Não sei se isso seria uma solução definitiva. Na realidade, acho que não existem “solução definitivas” nesse caso, afinal toda tranca pode ser quebrada. A questão é quanto tempo vai tomar e quanto trabalho vai dar quebrar a trava. Com esse alarme, aumenta-se o trabalho do meliante, pois será necessário mais cuidado ao desparafusar a mesa para não balançar a bicicleta e acionar o alarme. Ou, ao menos, vai ter que se dar o trabalho de se certificar que ninguém escutaria o alarme de onde a bicicleta está.
    E se vale uma dica de última hora, circule pelas bicicletarias do bairro. É muito comum que ladrões de bicicletas (ou nesse caso, de peças) tente vender as peças usadas ou pedirem na bicicletaria para instalarem na bicicleta dele. Procurar no Mercado Livre por modelos usados dos passadores, manetes, manopla e guidão pode render algumas surpresas…

    Thumb up 0 Thumb down 0

  7. O condomínio deve ser responsabilizado . Consulte um advogado. Faça valer seu direto.
    E cobre providências ;Pois a segurança é um item importante.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  8. Deu medo… lamento sempre por este tipo de ocorrência!!! Sugiro que registre a ocorrência na delegacia e também no condomínio, porque muitas vezes essas coisas acontecem frequentemente e não fica registro para se tomar providência. Minha bici é muito simples mas é limpinha (hehehe) e ia odiar muito perdê-la. Como o tubo superior é inclinado (modelo feminino) tem jeito de pendurar na prateleira? Acho que ficaria com a roda traseira para cima, o que acham?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  9. Eu deixo a minha em casa. É um saco subir com ela pelo elevador, mas não confio. Um amigo meu perdeu duas bikes na garagem do condomínio dele. Roubaram uma, ele esperneou, tentou responsabilizar o condomínio e tal, não conseguiu. Comprou outra, deixou lá e pimba: de novo. Eu, hein? Não confio mesmo, a minha fica dentro de casa! Acho até decorativo rsrsrsr

    Thumb up 0 Thumb down 0

  10. É, isso é bem ruim mesmo.
    Tinha uma caloi 100 e no meu apartamento anterior, ela ficava presa a uma grade, que corria ao longo do corredor do segundo andar, que dava para um espaço interno do prédio a céu aberto.
    E uma manhã tive a surpresa de sair de casa e ela não estar lá. Na época não usava uma kryptonite porque achava que não seria necessário pra deixar preso dentro do prédio, mas seja quem for, teve a cara de pau de pular o muro, cortar a corrente, e pular de volta o muro. Bem bizarro.
    Não tive papo com a síndica, e resolvi sair de lá.
    Mas é uma situação péssima. Como confiar que não foi alguém de dentro do prédio?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  11. Em condominio seria bom ter cameras!!Afinal se alguem teve o trabalho de serrar os cabos pra tirar o guidão,o condominio esta correndo perigo com algum meliante!!Fora isso,nao vejo como evitar,só contando com a sorte mesmo!!!!

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *