Ciclofaixa de Lazer poderá ser usada em dias da semana em SP
Mas será que a ciclofaixa, com seu traçado projetado para o lazer, será realmente útil e adequada para a mobilidade? Dará certo? Veja os comentários e opine.
Fomos surpreendidos novamente. Ontem à noite saiu no Último Segundo matéria informando que a prefeitura pretende liberar a Ciclofaixa de Lazer para ser utilizada um dia da semana por mês. O objetivo, segundo Kassab, é que “o paulistano comece a conviver com a ideia de ter uma ciclovia na cidade mais ampliada”.
“A prefeitura está analisando qual é o melhor dia para realizar essa operação, mas já decidiu que isso é necessário para melhorar a convivência de ciclistas e motoristas, com o intuito de tornar a bicicleta mais um meio de transporte para quem mora em São Paulo. O uso da ciclofaixa durante um dia da semana deve acontecer nos próximos meses.” Texto da matéria do Último Segundo |
Pelo texto acima, entende-se que isso já está decidido. Vão fazer.
Receio
Os ciclistas estão divididos quanto à notícia. Enquanto alguns comemoram, outros estão apreensivos. Afinal, a Ciclofaixa tem seu traçado e projeto voltados ao lazer, não à mobilidade. Será que uma ciclofaixa ligando parques e na faixa da esquerda é a melhor opção para mobilidade?
No Facebook, André Pasqualini diz que prefere que a prefeitura não coloque isso em prática. “A Ciclofaixa de Lazer é de lazer, não de transporte. O público é diferente, objetivos diferentes”. Para ele, é melhor continuar investindo nas ciclo-rotas. Gustavo Figueiredo tme que a iniciativa gere inimizade com os motoristas.
No Twitter, Vanessa Tordino lembra que em Nova Iorque as ciclofaixas (bikelanes) também ficam na faixa da esquerda e acredita que vale fazer um teste. Para o pessoal do site Eu Vou de Bike, “seria um bom começo para inserir ciclistas de fim de semana na rotina da cidade durante a semana”, ainda mais considerando que ela passa por algumas regiões com muitos escritórios.
Como a ciclofaixa foi pensada para ligar parques e não para atender à demanda de mobilidade, muitos ciclistas temem que ele não seja utilizada o suficiente nesse dia e acabe gerando efeito inverso ao que se pretende, dando argumentos a quem ainda pensa que não adianta priorizar a bicicleta em São Paulo, porque ninguém usa mesmo.
Afinal, no final de semana as pessoas vão até a ciclofaixa pois a têm como destino, mas para deslocamentos convencionais só a utilizarão se ela fizer parte de sua rota. Os ciclistas não desviarão sua rota em quilômetros apenas para circular pela ciclofaixa. Eles estão indo ao trabalho, não passeando.
E você, o que pensa sobre isso? Deixe seu comentário.
Deve ser implantada sim mas com traçado diferente neste dia implantar um traçado para transporte e mobilidade segura de deslocamento a ciclistas que pretendem ir para diferentes áreas de sua extensão a fim de não prejudicar nem os ciclistas como tentar evitar ao máximo o desagrado com os motoristas par que sim eles aprovem e participem optando também em usar a bicicleta caso lhes seja oportuno .
0 0
Mais uma vez a falta de planejamento mostra a incompetencia dos nossos governantes. A idéia de uma ciclofaixa de lazer é excelente! Mas pq não colocá-la no lado esquerdo da via? Onde nós ciclistas devemos andar?
Se estivesse do lado esquerdo, aí sim criaria a consciencia da presença do ciclista daquele lado da via.
Tenho receio da liberação desta faixa durante a semana, até mesmo pq muitos retornos de carros, e acessos ficam interditados aos carros.
Não queremos faixa exclusica, queremos faixa compartilhada! Essa é nossa luta!
1 0
Percebi em mais de uma oportunidade que a maioria, diria sem medo de errar 90%, dos veículos que trafegam na Berrini evitam a faixa da esquerda pintada de vermelho. Isso ocorre quando não está trânsito! Ou eles se mantém na mesma via ou vão para a direita. É engraçado ver isso porque não existe nada exigindo tal atitude, e achei muito interessante o que a cor vermelha significa e sua consequencia. Imagino eu e espero que no curto prazo, quando a ciclo faixa for restrita a ciclistas em todos os dias, os motoristas terão noção e ciência de que aquela parte do asfalto é, realmente, para os ciclistas.
1 0
Esqueci de dizer, ciclofaixa permanente, todos os 365 dias por ano!!! Outra coisa, bike todos os dias no Metrô e CPTM, todos os horários. Além de suporte para bikes no Busão, em todos ônibus da cidade, custa pouco para ser implantado, pagamos muito pela tarifa!!!
1 0
Ciclofaixas em todas avenidas da cidade, uma faixa a menos para automóveis, aumenta o congestinonamento e mais pessoas vão querer ir de bike também. É só “tacar tartarugas” e faixas contínuas, custa pouco e pode ser implantado de imediato. Basta pressionarmos, nos mobilizarmos, mandarmos email para Prefeitura, SPTrans, Governo Estadual, Governo Federal etc.
1 0
Um dia da semana é muito pouco, precisamos de mais ciclovias iguais a baxada santista, onde muitos a usam p/ trabalhar.
1 0
Moro perto da USP e informo que a região que compreende Afrânio Peixoto, Alvarenga e ponte da Cidade Universitária fica um caos aos domingos. Sem contar o efetivo do CET que é destinado pra isso. Durante a semana só vemos este mesmo efetivo multando.
Eu concordo que bike é sensacional mas o trânsito de São Paulo é caótico e destinar uma faixa para as bikes vai piorar ainda mais as coisas. Notem, que muita gente não usa bike porque é inviável. Muita gente trabalha muito longe de casa e as distâncias, o sobe e desce, e a falta de conexão com outros meios de transporte inviabiliza o uso.
Fazer ciclo faixa é fácil, rápido, barato, salta aos olhos da população mas é uma ação paleativa (como sempre) e eleitoreira. Porque a prefeitura e o governo do estado não investem pesado para colocarem os metrôs nos quatro cantos desta cidade para que não seja mais necessário usar carro e aí sim, possa sobrar espaço para integrar tudo, incentivar e educar para o uso das bikes?
Mas, daí alguns vão dizer mas é o início…pois bem, aceitem este “cala a boca” que nossos governantes oferecem para vocês.
1 3
Mas isso é bom, que fique mais caótico ainda. Ciclofaixas em todas as Avenidas de São Paulo, não só em bairros nobres. Assim o congestionamento fica maior, o caos aumenta e mais pessoas vão querer ir de bike, pois terão por onde ir a qq lugar da cidade. E não tem desculpas de distância, já temos a disposição bikes elétricas que podemos pedalar e acionar tbm o motor par adar uma forcinha boa, ou seja, não tem mais desculpas nem argumentos para deixar isso de lado. O momento é agora, vamos nos mobilizar em mandar emails para prefeitura, governo estadual, federal e tudo mais. Exigindo também acesso todos os dias em Metrô, CPTM e os suportes nos ônibus, em todos os ônibus da cidade. Isso tudo é rápido e barato, qeu aumente o congestionamento, mas teremos opção mais saudável e econômica para se locomover por toda cidade. Acesse meu blog e veja o que postei lá… abraço…
0 0
A idéia é ótima! Vamos deixar de ser medrosos? Quando o cara dentro do carro vir a bike passando e ele parado pode se que caia a ficha e ele passe a usufruir da opção. Talvez a certo momento tenhamos a situação mágica que vemos em cidades européias, pouco transito para os carros, devido as milhares de pessoas nas bicicletas. O grande problema na minha opinião é que um único dia por semana não é o suficiente para criar rotina e usar a bicicleta para trabalhar, ir a padaria, ou qualquer outra atividade é algo que só se consegue quando muda a cabeça do cidadão. As pessoas ainda vivem a “ilusão do carro”, e isso não acaba com um dia por semana. Agora seria melhor criar a ciclofaixa em ruas (por exemplo numa joão cachoeira), do que em avenidas.
2 0
CALMAAAAAAAA PREFEITO !!! ISSO É PERIGOSO !!! (Sou ciclista também).
Conheço muito bem a “Psicologia” do trânsito. Entendo essa iniciativa da prefeitura mas sou da opinião de se fazer “PRIMEIRO” Ciclofaixas ou Bikelane “DEFINITIVAS” só onde há calçadas mais largas na cidade. Exemplo: A Av. Paulista possui calçadas bem largas. Não importa o bairro desde que tenha calçada larga de mais ou menos 3 a 4 metros de largura e dependendo do fluxo de pedestres também. Um (1 metro) de largura é o suficiente para uma Ciclovia (Nos dois sentidos ida e volta) desde que bem demarcadas com alguma tinta colorida assim como foi feito dentro do parque do Ibirapuera. Um dia quando a população se acostumar de verdade e, se Deus quiser, poderão ser alargadas mais. Idéias não faltam, é só fazer alguma campanha de opiniões, concurso etc OK?! Observação: Espero que “motoqueiros e outros bólidos” não atrapalhem e interfiram nesse caminho em pról das melhorias do transporte em São Paulo. Atenciosamente,
0 3
Erhard, não posso concordar em retirar espaço dos pedestres para fazer ciclovia. Para utilizar o mesmo exemplo, passam pela Av. Paulista diariamente cerca de um milhão de pessoas a pé, enquanto circulam pelas pistas cerca de 90 mil carros. Quem precisa de mais espaço?
Retirando espaço de pedestres, estaremos incentivando as pessoas a andar de carro, porque andar a pé fica cada vez mais difícil. Se tirarmos espaço dos carros, dirigir se tornará mais difícil e obrigará as pessoas a procurarem outro meio de se locomover.
A falta de espaço seguro e “oficial” para circular com determinado meio de transporte é um dos fatores que desincentiva seu uso. Como você também percebe, a falta de espaço seguro para pedalar faz com que muita gente deixe de fazê-lo.
Devemos sim ter vias seguras (não necessariamente específicas e segregadas) para uso da bicicleta, mas sem diminuir o já minguado espaço dos pedestres.
Outro motivo para não usar as calçadas como ciclovias é que os cruzamentos se tornariam perigosíssimos para quem está de bicicleta, já que os motoristas fazem a curva sem a menor preocupação se há alguém passando e os ciclistas não terão paciência para esperar cinco minutos para atravessar a cada vinte segundos de pedalada. É até uma incoerência.
Estou escrevendo rápido essa resposta por falta de tempo para um texto melhor, mas a idéia básica é essa. Abraço!
3 0
Eu acho válido e acho que isso é uma excelente iniciativa, eu passo por vários trechos da ciclofaixa no meu dia a dia (sempre na faixa da direita obviamente) e sempre fico pensando que algum motorista de veiculo automotor irá reclamar comigo, que eu não teria direito de circular ali por não ser domingo.
Acho que nós ciclistas temos que nos mobilizar e mostrar para todo mundo que estamos sim interessados em mais espaço para os ciclistas. Acho que vale o esforço de pedalar alguns quilômetros a mais e não só desfrutar de um pouco mais de segurança como também mostrar que estamos conquistando espaço e que esse espaço é mais do que merecido.
Ficar colocando defeito é muito fácil… difícil mesmo é se desdobrar para fazer as coisas darem certo.
1 0
Confesso que fiquei muito surpresa com a notícia, por essa não esperava! Não é a melhor das maneiras de incentivar o respeito aos ciclistas mas como em SP as coisas parecem sempre estar ao contrário, acho extremamente válido priorizar bicicletas em trechos da cidade, mesmo que sejam tão poucos kms. Tenho certeza que muita gente que tem medo de pedalar graças aos motoristas desrespeitosos que andam por aí vai se animar e, nada melhor do que experimentar a bicicleta, mesmo que apenas uma vez por mês, pra perceber como é chegar sem estresse ao trabalho. Acho que a partir dessa experiência novos ciclistas surgirão e com isso seremos mais compreendidos e respeitados.
E, Willian, não temo pela falta de uso, a quantidade de ciclistas cresce a cada dia de forma irreversível, muita gente vai poder sim usufruir da ciclofaixa pra ir ao trabalho.
Agora, o que ninguém pode esperar é ter uma faixa congestionada de bicicletas, porque bicicleta transita, não congestina:)
3 0
Não creio que a prefeitura mobilize também o pessoal de sinalização que trabalha nos fins de semana. Uma ciclofaixa sem sinalizadores será respeitada pelos motoristas?
De resto, o trajeto da faixa foi mesmo pensado para o lazer, não sei se a ocupação será grande.
De qualquer forma, vale a pena tentar, já é um sinal de que estão pensando no assunto.
Só quem não erra é quem não tenta.
2 0
Achei a ideia ótima, mas acho que deveria ao invés de ocupar uma faixa inteira de da via em cada sentido poderia se pensar em dividir essa faixa em duas mãos no início e dependendo da demanda aumentar no caso de necessidade, para não gerar pouco uso nos dias de semana.
Comentário bem votado! 5 0
Boa ideia, Sergio. Assim também diminui o xororô dos motoristas, que pensarão que o trânsito é por causa da ciclofaixa e não do excesso de veículos. Pode-se até mudar de lado da avenida, usando o sentido com menor fluxo de acordo com o horário.
1 0