Por que 1,5m ao ultrapassar ciclista? Tem espaço pra isso?

É viável respeitar essa regra, que parece tão exagerada? Por que tanto espaço, se isso não cabe nas nossas ruas? Esclarecemos essas questões e outras mais.

Art. 201. Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta: Infração – média; Penalidade – multa.

Não é à toa que a lei obriga o motorista passar a 1,5m de uma bicicleta ao ultrapassar (art.201 do Código de Trânsito). Essa distância toda tem seus motivos, embora nem sempre sejam claros para quem ainda não experimentou usar a bicicleta no trânsito.

Este artigo tenta esclarecer ao amigo motorista o motivo para essa distância e responder a algumas dúvidas e questionamentos que são comuns a quem dirige.

A distância que protege

Se analisarmos com calma as regras estipuladas pelo Código de Trânsito Brasileiro, perceberemos que ele visa fundamentalmente proteger a vida de quem utiliza as ruas, sejam eles motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres ou mesmo carroceiros. E é nesse espírito de convivência segura que foi estipulada a regra do metro e meio.

Um leve toque de retrovisor na ponta de um guidão de bicicleta faz com que ele vire para a direita, desequilibrando o ciclista para a esquerda e fazendo com que ele caia na via em meio aos carros. Não há destreza do ciclista que supere a física e a gravidade, portanto depois do toque é impossível impedir o processo de queda. Se o próprio carro que tocou o guidão não passar por cima de um braço ou perna da vítima, o veículo que vier atrás pode passar por cima de sua cabeça. Você não vai querer viver com essa culpa, certo?

E nem é preciso esbarrar no ciclista para que ele caia. O susto de um carro passando muito próximo ou muito rápido, ou até seu deslocamento de ar quando em alta velocidade, podem derrubá-lo da mesma forma, principalmente no caso de um ciclista iniciante ou idoso. E é por isso que ao art. 220 do CTB pede que o motorista reduza ao ultrapassar uma bicicleta.

Há vários motivos para ultrapassar a uma distância segura: o ciclista pode ter que desviar de um buraco (porque se não desviar, corre risco de cair na via); pode ter um desequilíbrio momentâneo que altere sua trajetória um pouco para o lado; o deslocamento de ar do veículo passando ao lado pode desequilibrá-lo; o espaço para ultrapassagem pode ser mal calculado e o retrovisor tocar o guidão.

Leia também
Como ultrapassar um ciclista sem colocá-lo em risco
Ciclistas podem circular em avenidas de tráfego rápido?
A velocidade mínima das vias vale para bicicletas?
O que o Código de Trânsito diz sobre bicicletas e ciclistas
Veja nossa série completa de textos para os bons motoristas!

Como cumprir se não há espaço?

Realmente não há espaço para caber a bicicleta, mais um metro e meio, mais um carro numa faixa de rolamento. Mas a resposta é bastante simples: basta mudar de faixa. Se não houver uma segunda faixa, devemos aguardar para fazer uma ultrapassagem segura, que não coloque em risco o ciclista.

Note que o procedimento acima é exatamente o que seria feito naturalmente com qualquer outro veículo lento, como um ônibus ou caminhão, que estivesse ocupando a faixa toda. Esses veículos ocupam mais espaço que o ciclista, podem trafegar até mais devagar no caso dos caminhões ou parar o tempo todo no caso dos ônibus, mas têm seu direito de circulação respeitado. O ciclista, frágil e exposto, precisa de um respeito ainda maior.

Lembre-se que a bicicleta, apesar de trafegar mais devagar, não está parada. Ela logo sairá do ponto onde está, permitindo a ultrapassagem. Geralmente isso leva poucos segundos – um atraso irrelevante para proteger uma vida.

Veja no vídeo abaixo, de forma prática e simples, como ultrapassar um ciclista de maneira segura:


Como saber se estou a 1,5m?

A porta do seu carro, quando totalmente aberta, provavelmente ocupa cerca de 1 metro além da lateral do veículo. Imaginar uma distância equivalente a um pouco mais que essa porta aberta pode servir como referência.

O importante não é manter exatamente 150 centímetros, medidos ali na régua, mas guardar uma distância que lhe permita evitar ser tocado pelo ciclista no caso dele desviar sem aviso de algo que o colocou em risco, ou se desequilibrar no momento em que você estiver passando ao lado dele. A distância de 1,5m é suficiente para evitar o toque com o ciclista até mesmo se ele cair sozinho no meio da rua durante o processo de ultrapassagem.

E se o ciclista estiver bem no cantinho?

Muitos motoristas rejeitam guardar a distância adequada por terem se acostumado a ultrapassar sem mudar de faixa os ciclistas que trafegam colados ao meio-fio, sobre a sarjeta. Mas são justamente esses que correm mais risco, pois o pavimento nessa área da via é muito irregular e esburacado, tornando a chance de queda e principalmente de mudança inesperada de trajetória muito maiores.

O ciclista colado ao meio-fio corre mais risco de desequilibrar-se ou avançar para dentro da via sem aviso. Nesse caso, um carro ocupando normalmente a faixa o atropelará, sem que o motorista possa ter tempo de fazer o que quer que seja para evitar. E acredite, isso é mais comum do que você imagina.

Por que tem ciclista que fica no meio da rua?

Ao ocupar um espaço maior da faixa, o motorista tende a aguardar um momento em que possa ultrapassar com segurança.

Trafegar de bicicleta junto ao meio-fio estimula os motoristas a utilizarem a mesma faixa, deixando de guardar a distância lateral mínima. Isso porque passa-se a sensação de que a faixa está livre e pode ser utilizada. É uma decisão inconsciente do motorista, que faz parte do ato de dirigir: se há espaço, então dá para passar. Por isso, ciclistas experientes ocupam a faixa, como recomendado pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET).

Ocupar a faixa com a bicicleta é, portanto, uma maneira de fazer com que o motorista mude de faixa para ultrapassar. Ao mesmo tempo, esse posicionamento garante ao ciclista um espaço de fuga para a direita caso seja colocado em risco por um motorista que force a passagem. Entenda melhor aqui.

Pode parecer antipático, mas é uma maneira eficiente do ciclista garantir sua segurança. E como o motorista já teria mesmo que avançar para a faixa ao lado no momento da ultrapassagem, para conseguir manter a distância lateral adequada e prevista em Lei, não há na realidade nenhum impacto adicional na ultrapassagem segura.

Divulgue e colabore com uma cidade mais humana

Muitas das pessoas que colocam o ciclista em risco o fazem sem perceber, porque a dinâmica de espaço entre os carros é diferente. Com pessoas, é preciso mais cuidado: além de não ter carroceria para se proteger, elas nem sempre seguem uma trajetória retilínea e podem se assustar muito com a proximidade de um veículo maior.

Agora que você já sabe, lembre-se disso quando passar por um ciclista nas ruas. E explique a seus amigos. Uma cidade melhor para todos depende de cada um de nós. 😉

118 comentários em “Por que 1,5m ao ultrapassar ciclista? Tem espaço pra isso?

    1. caso o ciclista a frente tenha que fazer uma frenagem brusca os de trás não terão tempo pra frear e assim acontecera um acidente

      Thumb up 0 Thumb down 1

  1. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 1 Thumb down 7

  2. Sempre que é possível dou distância para ultrapassar o ciclista, o problema que muitas vezes não é possível, ou pela rua ser muito apertada, ou por ter 2 ciclistas andando em fila dupla, ou por que eles estão no meio da rua quase e só tem uma faixa, se os ciclistas colaborassem e não andassem em fila dupla, tentassem ficar mais no canto(não precisa ser colado no meio fio, afinal ai seria até perigoso para ele), já ajudaria muito a manter a distância, numa avenida aqui perto de casa tem faixa para ciclista, coisa mais normal do mundo é ver ciclista fora dela. Sempre tento passar com uma distância segura, e as se necessário espero para passar com mais segurança, pois ficaria perto demais mesmo, mas algumas vezes(seja pela via muito pequena ou por erro do ciclista) fica inviável passar a uma distância maior, mas a distância embora menor que 1,5m, não é tão pequena, nesse caso tento ultrapassar a uma velocidade um pouco acima só do ciclista, e com toda atenção, assim se tem um tempo relativamente alto para reagir a qualquer movimento inesperado do ciclista e também evita algum possível erro meu, pois a velocidade é baixa e próxima da do ciclista), mas assim como há muitos motoristas irresponsáveis que passam colados aos ciclistas em alta velocidade, mesmo havendo espaço, há muitos ciclistas irresponsáveis também, que se quer dão uma olhadinha quando vão mudar de faixa por exemplo, sem contar aqueles que já quase me atropelaram como pedestre na esquina pois viram com tudo a esquina, e as vezes nos pegam de supresa… Assim como muitos motoristas precisam rever seu jeito de dirigir, corrigir muitos erros, muitos ciclistas também precisam, para a segurança aumentar precisa tanto ciclistas quanto motoristas de carro ou moto corrigirem muitos mal hábitos no trânsito, claro que sempre temos onde melhorar em tudo, estou longe de ser o melhor motorista do mundo, mas tento ser o mais cuidadoso possível, mas alguns motoristas e ciclistas parecem não ter a mínima noção do perigo.

    Comentário bem votado! Thumb up 15 Thumb down 1

  3. Vejo aqui que o artigo 201 do CTB está surtindo seu real objetivo, causar atrito entre ciclistas e motoristas! Infelizmente temos excessos de ambos os lados e isto por si só é suficiente pra desviar a atenção de todos para o que realmente é importante: exigir que a administração pública promova mais segurança no trânsito por meio de infra-estrutura adequada (ciclovias, ciclofaixas, passarelas, sinalização, fiscalização etc). Afinal, vamos concordar que 1,5 metros não é possível em quase que a totalidade de nossas vias… ESTAMOS NO BRASIL!! VAMOS FICAR UNIDOS E DE OLHOS BEM ABERTOS POIS A TODO MOMENTO A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TENTA NOS ENGANAR!!!

    Comentário bem votado! Thumb up 12 Thumb down 3

  4. o CTB é muito bem elaborado, basta ler o texto e praticá-lo, respeitar a vida etc, vale a todos. Uma campanha sobre as pessoas que usam bicicletas e erradamente insistem em trafegar na contra mão também seria muito bem vinda.

    Comentário bem votado! Thumb up 10 Thumb down 3

    1. Uma campanha orientando ciclista a NÃO usar fones de ouvido enquanto pedala também seria interessante. Como ouvir o que se passa no entorno com um baita fone tapando ambos ouvidos?

      Comentário bem votado! Thumb up 17 Thumb down 2

  5. O problema é que a maioria acredita cegamente que o motorista sempre vai manter essa distância. Já vi muito ciclista em rodovias, que para andar na parte mais limpa do asfalto, andam praticamente na faixa dos carros. Nem olham pra trás, como se um bitrem com 50t tivesse freio…

    Comentário bem votado! Thumb up 14 Thumb down 5

  6. Tem uma questão que aconteceu cmg uma vez, estava dirigindo, o trânsito estava bem intenso, tinha um carro parado em cima da ciclofaixa ou ciclovia (n sei bem a diferença). Estava eu na minha faixa, um outro carro na faixa a minha esquerda, o carro parado na ciclofaixa e o ciclista indo na msm direção. Aconteceu o seguinte: o ciclista simplesmente desviou do carro na ciclofaixa e entrou na minha faixa, nao tive possibilidade de desviar e acabei esbarrando com o retrovisor na bike dele. Da mesma forma que eu, motorista, tenho que observar o retrovisor para passar para uma faixa de maior velocidade ao encontrar uma obstrução na minha faixa, o ciclista tb deve fazê-lo. Mas, pelo menos os ciclistas que eu vejo na minha cidade, acham que a regra do 1,5m é soberana a tudo. Não é pq eu tenho que manter essa distância, que eu vou conseguir mantê-la em todas as circunstâncias. Alguns ciclistas se põem em perigo se valendo dessa regra.

    Comentário bem votado! Thumb up 16 Thumb down 7

  7. William e demais, boa noite.

    Como ciclista, vivo passando por situações de desrespeito e perigo, principalmente as famigeradas “finas educativas”. Como motorista, acabei de passar por uma situação tensa. Abri a distância de 1,5m para ultrapassar um grupo de 5, 6 ciclistas que estavam no bordo de uma rua da cidade. Por estar devagar, acelerei o suficiente apenas para poder ultrapassar os ciclistas com segurança.

    Quando estou finalizando a ultrapassagem, uma “creatura” dirigindo um carro ultrapassa a mim pela DIREITA, justamente no espaço que havia aberto para a distância de segurança. Claro que seria insuficiente para a passagem do carro, percebi a tempo e abri ainda mais a distância.

    Graças a Deus os ciclistas nada sofreram, mas passamos por um susto sem tamanho. Com o incidente nem cheguei a anotar a placa do carro.

    Ainda temos muito o que aprender em matéria de respeito a próximo.

    Comentário bem votado! Thumb up 10 Thumb down 1

  8. Os ciclistas só podem exigir que sejam respeitadas EXATAMENTE o que se define no Código de Trânsito quando eles mesmos perceberem que, a partir do momento em que você sobe na bicicleta e se joga no asfalto, passa a ser um veículo como qualquer outro, logo, OBEDECE ÀS MESMAS REGRAS QUE OS CARROS. Parar em pare, respeitar sinalização luminosa, SINALIZAR O QUE VAI FAZER, não andar morimbundo à 30 km/h em uma via de 70 km/h, PARAR PARA PEDESTRES, entre outros.

    Polêmico. O que acha? Thumb up 27 Thumb down 28

    1. sim isso está mas em uma via de 70 km/h uma bicicleta não ira atingir essa velocidade , pode até atingir mas o esforço é grande e vocês tem motor ele faz tudo isso pra vocês , o nosso motor somos nós mesmos .

      Thumb up 0 Thumb down 0

  9. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 15 Thumb down 43

    1. Errado! Pedestre não é veículo, bicicleta sim.

      Bicicleta não atrapalha. Carro sim. Polui, faz barulho e ocupa um espaço enorme para transportar apenas uma pessoa (a maioria dos carros )

      Informe-se melhor.

      Comentário bem votado! Thumb up 54 Thumb down 19

      1. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

        Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 12 Thumb down 38

    2. primeiro lugar você esta errado porque da mesma forma que você fica estressado no trânsito ciclistas ficam também,e sim atrapalha muito i trânsito por isso ciclistas e motorista tem que se juntar e falar para o governo construir mais ciclofaixas na cidade de São Paulo.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  10. moro em são vicente e queria saber se a voluntarios aqui. ou se vou ter que ir ate itaquera,pois tenho familia la perto; se tiver voluntarios la ;gostaria de saber o dia dos meses para eu me preparar e ir la . gostaria saber quantas aulas terei que fazer pra aprender me equilibrar e andar de bike.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *