
Jardinagem libertária em São Paulo. Foto: Pedal Verde/divulgação
Bicicletagem Jardinária no Rio, nesse sábado 14
Ciclistas se reunirão no Rio de Janeiro nesse sábado, 14 de janeiro, para sair plantando pela cidade. Participe!
“A Jardinária é bem simples. É só sair pedalando e plantando pela cidade. Traga ferramentas, mudas (ornamentais, frutíferas, o que tiver – se possível nativa), água, sementes, etc. Se você não puder trazer nada disso, traga alegria e disposição para ajudar. O ritmo do passeio é bem lento, pois temos que estar atentos a possíveis locais de plantio. O trajeto é decidido na concentração pelos participantes. Mapa do local de encontro: http://g.co/maps/kxer6” Da página do evento no Facebook |
Ciclistas se reunirão no Rio de Janeiro nesse sábado, 14 de janeiro, para sair fazendo plantio pela cidade. Segundo a página do evento, a ideia é simples: sair pedalando com ferramentas, sementes, mudas e tornar a cidade ainda mais bonita. Participe!
Em São Paulo
Em São Paulo já se tornou tradicional o Pedal Verde, que acontece todo último domingo do mês. Usando a bicicleta, ciclistas levam mudas a um lugar pré-determinado para realizar seu plantio, além de realizar atividades de limpeza e manutenção de árvores e canteiros.
Não é preciso ter experiência com jardinagem. Basta disposição para ajudar a cuidar do verde da cidade. Você vai poder trocar conhecimento e aprender como fazer, deixando a cidade mais mais agradável enquanto se diverte!

Conceito
Essas ações seguem o conceito de guerrilla gardening, geralmente tratado em português como jardinagem libertária.
O movimento iniciou em Londres, em 2004, com o britânico Richard Reynolds, que começou a plantar flores secretamente durante a noite no jardim de seu prédio. Reynolds usava a internet para para registrar suas investidas e ensinar técnicas aos interessados. Seu site virou um ponto de encontro no mundo inteiro, onde os interessados encontram experiências, informações e dicas úteis sobre o assunto.
No Brasil, há um site sobre o assunto chamado Jardinagem Libertária. E há muita informação no Google a esse respeito. Há até quem produzabombas de sementes, que lançadas em terreno fértil crescem por si só! Aqui tem um texto esclarecedor sobre a jardinagem libertária no Brasil.
E aí, vamos deixar nossas cidades mais verdes? 🙂
Vocês tem que saber que alegria,quando se vê a construção de novas vias e com elas vem integrada a ciclovia,e isso esta ocorrendo na minha cidade Campo Grande MS.Na sexta dia 27/01 as 19:00,faremos um grande passeio na Av. Afonso Pena,pedindo que essa via tenha uma ciclovia,vejam que maravilha.Façamos isso em todas as cidades,mais saúde menos poluição.
Oi Willian,
obrigado pela ajuda na divulgação. No Rio rolará todo segundo sábado do mês. Alguns dos participantes tiraram fotos, eis o álbum de Ed Sartori:
http://www.flickr.com/photos/edsartori/sets/72157628904901981/with/6711762179/
Abraço e espero que esse tipo de evento aconteça em todas as cidades do Brasil.
Parabéns pela iniciativa,é disso que precisamos em todo Pais,principalmente nos acostamentos em que o asfalto esta desmoronando por falta de arvores,e ainda que o uso da bike na cidade diminui poluição e faz bem a saúde.Sou policial de trânsito na cidade de campo grande há 22 anos e não piloto moto nem dirijo carro,sempre ando de bike e adoro.Um abraço a todos os ciclistas do Brasil.
Adorei a notícia, William; não conhecia nada parecido.