Aprenda a andar de bicicleta, com Bike Anjo e Pedalinas

Cada vez mais gente tem vontade de sair por aí de bicicleta, mas muitos não tiveram a oportunidade de aprender a pedalar. Pensando nisso, Bike Anjo e Pedalinas criaram uma oficina mensal para ensinar jovens e adultos, de todas as idades, a se equilibrarem em uma bicicleta. E gratuita!

ATENÇÃO

Este texto se refere a 2012.

Para saber sobre as oficinas de 2013, clique aqui.

Há atividades em várias cidades do Brasil!

 

Cada vez mais gente tem vontade de pegar uma bicicleta e sair por aí, mas muitos ainda não tiveram a oportunidade de aprender a pedalar. Pensando nisso, Bike Anjo e Pedalinas criaram uma oficina mensal, para ensinar pessoas de todas as idades a se equilibrarem em uma bicicleta. E, como sempre, gratuita!

Homens e mulheres, jovens e adultos

Direcionada a quem ainda não sabe andar de bicicleta mas tem vontade de aprender, a oficina consiste em uma aula prática ao ar livre e atende jovens e adultos que nunca pedalaram antes. Por isso, o que importa é apenas sua determinação e vontade de aprender.

A oficina atende crianças e jovens a partir de 12 anos, para evitar acidentes com crianças pequenas, já que a praça fica cheia. Mas se você, pai ou mãe, quiser levar seu filho pequeno para ajudá-lo a tirar as rodinhas, os voluntários podem ajudar com dicas e técnicas para que juntos vocês consigam fazer isso de maneira mais simples.

E o pessoal da melhor idade também será muito bem recebido. Afinal, nunca é tarde para começar!

Ensinando a andar de bicicleta

As Pedalinas já fizeram oficinas para quem não sabia se equilibrar na bicicleta e tinha receio de aprender. As pessoas sempre foram muito bem recebidas, instruídas com paciência e carinho e, claro, conseguiram aprender.

Vale a pena ler o relato carregado de emoção da Jeanne, contando como foi especial poder ensinar meninas adultas a andarem de bicicleta. Uma delas, a Esther, escreveu um belíssimo texto, publicado no site das Pedalinas, contando como foi aprender a andar de bicicleta e sair com ela nas ruas. E descreve a bicicleta como liberdadeindependênciaautonomia.

Sempre que me pedem para definir com uma única palavra o que significa a bicicleta, respondo liberdade. Porque, no fim, é isso o que melhor descreve poder se deslocar pela cidade a qualquer momento, deslizando pelas ruas como se os congestionamentos não existissem.

Veja como foram as outras edições:

Oficina Educativa Bike Anjo, no Parque das Bicicletas
> 2ª edição da Oficina das Pedalinas – relato Bike Anjorelato Pedalinas
1ª edição da Oficina das Pedalinas

> Saiba mais sobre ensinar adultos a andar de bicicleta

Calendário 2012
26 de fevereiro25 de março
29 de abril27 de maio
24 de junho29 de julho
26 de agosto30 de setembro
28 de outubro25 de novembro

Mais detalhes

Todo último domingo do mês, às 15h, na Praça Vegana, em São Paulo (Paulista com Angélica – veja no mapa). Não é preciso fazer inscrição.

Não é necessário levar bicicleta, mas se você já tiver uma e puder levar, terá a oportunidade de aprender já com a bike que pretende usar. E ainda receberá dicas de ajustes para ter uma melhor experiência com ela ao pedalar.

A oficina é gratuita, pois é organizada por voluntários que querem uma cidade melhor, com mais bicicletas e mais pessoas felizes nas ruas.

Para todas as pessoas, a partir de 12 anos, sem limite de idade.

Se você já sabe pedalar e quer algumas dicas de segurança para pedalar nas ruas, haverá muita gente experiente por lá para te ajudar.

O encontro só será cancelado em caso de chuva forte.


Pedalinas 

As Pedalinas surgiram como um grupo de meninas que queria incentivar e ajudar outras com o uso da bicicleta, sem a pressão da presença de homens e com a liberdade e a leveza de uma conversa entre mulheres. Inicialmente com aulas de mecânica básica, esse coletivo feminino começou a ensinar muitas outras coisas, de comportamento no trânsito a como se preparar para uma cicloviagem.

O mais importante nesse trabalho é o suporte psicológico, essencial para quem está começando. Mesmo com vontade de ganhar as ruas numa bicicleta, muitas mulheres deixam de fazer isso por medo, seja do trânsito, de estar sozinha, de não conseguir chegar ou de ter algum problema com a bicicleta pelo caminho. É aí que o apoio, os ensinamentos e o companheirismo das Pedalinas mais ajudam.

Bike Anjo 

Bike Anjo é um projeto onde ciclistas experientes ajudam gratuitamente quem usar a bicicleta nas ruas com segurança. Recentemente, têm ajudado as Pedalinas nas oficinas que ensinam adultos a andar de bicicleta.

Os voluntários acompanham os iniciantes em suas primeiras pedaladas, ajudam a escolher rotas mais tranquilas, passam conceitos de segurança e comportamento no trânsito e ensinam o básico da utilização da bicicleta. A pessoa interessada preenche um formulário no site do Bike Anjo e é colocada em contato com um ciclista experiente em sua região, que o atende gratuitamente.

Os voluntários do projeto Bike Anjo têm experiência em ajudar iniciantes, que saibam ou não como se equilibrar em uma bicicleta, a ganhar as ruas e conquistar sua liberdade.

Conhece alguém que queira aprender a andar de bicicleta? Conte sobre a oficina!

97 comentários em “Aprenda a andar de bicicleta, com Bike Anjo e Pedalinas

  1. Olá esse domingo eu irei aprender a andar de bicicleta com certeza, mas confesso que estou MUITO apreensiva e com medo de cair e me machucar, de não conseguir manter o equilíbrio em cima da bicicleta……… mas não vou desistir.

    Thumb up 1 Thumb down 0

      1. Olá Vinicius, adorei seu comentário… estou aqui rindo sozinha….
        mas eu nunca subi em uma bicicleta, somente nas ergométricas, ai não tive medo, mas como vc provavelmente é jovem, não sabe que com o decorrer dos anos vamos ficando cada dia mais medrosos, mas espero não me lembrar desse seu comentário hoje a tarde lá na praça, pois ai vou começar a rir sozinha e ai posso cair mesmo. Obrigado, Fátima.

        Thumb up 1 Thumb down 0

        1. Não vou conseguir ir lá hoje pq estou quebrado do pedal de ontem, mas torcerei muito por vc, por favor, descreva como foi o aprendizado aqui em detalhes, preciso arrastar minha mae de algum jeito pra essa experiência e relatos positivos certamente vão ajudar ^^. Muito boa sorte e bom pedal =D

          Thumb up 1 Thumb down 0

          1. Olá Vinicius, td bem? Olha eu amei ter ido aprender andar de bike, infelizmente não consegui muitos progressos, pois todas as bikes que estavam disponíveis eram altas pra mim, mas pode apostar que no próximo més estarei lá novamente. Sabe valeu a pena mesmo assim. Putz sem dizer a troca de idéias com as pessoas que estavam lá também para aprender, os voluntários com uma energia super legal, fala pra sua mãe ir sim….. olha tinha uma sra. lá ontem com 65 anos, ela teve 2 pequenas quedas, mas de maneira nenhuma desistiu….. quando sai de lá ela estava pedalando sozinha e ajudando uma amiga na bike…….. vc acredita? Nossa achei demais, ainda vou conseguir ser como ela. Então diz pra sua mãe ir e ver como é MUITO legal. Obrigado pela força, ok? Linda semana pra vc.

            Thumb up 3 Thumb down 0

  2. OLA Á TODOS , QUE MARAVILHA NUNCA PENSEI Q EXISTISSEM PESSOAS QUE PUDESSEM ENSINAR ALGUEM A ANDAR DE BICICLETA; PARABENS PELA INICIATIVA SEJA DE QUEM FOR A IDEIA QUE DEUS LHES DEEM FORÇA E ALEGRIA DE VIDA POIS SEI QUE VOCES PROPORCIONAN ISSO.

    EU AINDA NÃO SEI , SO QUE É MUITO LONGE PARA MIM .

    PORQUE VCS NÃO PROPORCIONAM ISSO PARA O PESSOAL AQUI DA MINHA CIDADE EM SÃO BERNARDO DO CAMPO.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Tenho 36 anos e faz 20 anos que não ando de bike, eu e meu namorado resolvemos andar novamente, para isso compramos bikes novas e boas.
    Mas, tive um pequeno problema…rs…quando montei na bicicleta esqueci de tudo que sabia na adolescência…rs
    Não consigo mais me equilibrar e saí pedalando como louca…toda torta…tive medo de virar a bike para voltar e parar…para montar de novo foi uma loucura…a insegurança bateu e ficou.
    Como faço para reaprender, existe em Campinas ou Jundíai essas oficinas?

    Thumb up 1 Thumb down 0

  4. Aaahh que pena ter descoberto vcs só agora! Muito legal a iniciativa de vcs, vou com certeza comparecer nessa do próximo mês! 🙂
    Eu andava de bicicleta quando era criança, mas nunca cheguei a tirar as rodinhas… hoje com 24 anos tou louca pra sair pela cidade de bike mas não consigo de jeito nenhum me equilibrar, e fico morrendo de vergonha de pagar mico capotando na rua.. rsrs então tá difícil tentar.
    Muito lindo o relato dos iniciantes que aprenderam!!
    Não precisa mesmo levar bike? Como eu não tenho carro não tem jeito de levar a minha pra lá. 🙁

    Thumb up 1 Thumb down 0

  5. Boa tarde, achei interessante a iniciativa. Pretendo aprender tb, mas estou no RJ. Por aqui tem algum serviço desse tipo? Aluga-se bike na Lagoa Rodrigo de Freitas, mas não tem “instrutores”!

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Oi, Giselle, como respondi lá em cima, tem a Caminhos da Terra (www.caminhosdaterraseculo21.com.br), com oficinas pagas no Aterro e no Leme.
      boa sorte.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  6. Olá adorei descobrir esse evento, infelizmente vou ter que esperar pelo próximo més para ir, mas não vou perder, sou frustrada por não saber andar de bicicleta, mas vou me esforçar para conseguir.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  7. Antes nunca pensei em andar de bicicleta,moro em Sp,porém quando me aposentei fui passar uns tempo em Casimiro de Abreu,Rde Janeiro.Achei linda a cidade, fiquei um ano por lá,o que mais me chamou a atenção foi as pessoas andando de bicicleta,fiquei doidinha pra aprender,cheguei a comprar um tricilho e aprendi a andar nele,porem a minha vontade é comprar uma bis,se é assim o nome,é bem baixinha a que eu vi as pessoas lá andando,fiquei apaixonada!Será que eu consigo ainda a aprender?Pois já tenho62 anos e já tentei nas bicicletas dos meus netos que ´são crianças, e vi que não consigoter nenhum equilíbrio

    Thumb up 1 Thumb down 0

  8. Eu sempre trabalhei aos finais de semana e quando chegou a época de tirar as rodinhas da bike da minha filha, não fomos em frente. Depois de algum tempo, consegui mudar de emprego e hoje tenho folgas alternadas. Tenho levado a Giulia pra pedalar, mas ela está grande e bem acima do peso… estamos tendo bastante dificuldade juntas. Ela já tem o peso e tamanho de uma pessoa adulta, (apesar dos 11 anos) e parece que qto mais o tempo passa fica mais complicado… ela tem muuuita vontade de aprender a pedalar e tem vergonha de contar aos amigos que não sabe. Mas nunca é tarde pra aprender e ela vai conseguir! Quando descobri na internet que vcs existem, caramba!!! Fiquei tão feliz!!! Precisamos de ajuda. 🙂 Domingo estarei lá! Beijos e parabéns pela iniciativa!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  9. Eu consigo andar de bike so no estacionamento , no retão ,meu marido desce a serra de bertioga de bike eu tenho a maior vontade de andar por ai sem medo ,porque sera ,que nao sinto segura , para andar …alguem pode me ajudar

    Thumb up 0 Thumb down 0

  10. Queria agradecer a vcs, pois estive hoje(25/03) na oficina aprendendo a pedalar e,foi um sucesso.Saí pedalando.
    Muito obrigada pelo sonho realizado.
    Terezinha

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  11. tive uma infancia muito pobre , nunca tivemos bicicleta nem as crianças vizinhas tinham, hoje com 41 anos sinto muita vontade de aprender, meu marido e meu filho sao craques me sinto meu burra,vcs podem me ajudar seria arealizaçao de um sonho obrigada edna.

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *