Aprenda a andar de bicicleta com as Pedalinas

As Pedalinas fazem dois anos. E vão comemorar com um curso gratuito para as meninas, ensinando desde a se equilibrar na bicicleta até a consertar um pneu furado. Venha conhecer a liberdade que só a bicicleta traz.

Grupo ensinará meninas que querem aprender a pedalar

As Pedalinas fazem dois anos. E vão comemorar com um curso – gratuito, é claro – para ensinar desde se equilibrar na bicicleta até consertar sozinha um pneu furado. Venha conhecer a liberdade que só a bicicleta traz.

O presente de aniversário das Pedalinas: uma oficina para mulheres que querem aprender a se equilibrar na bike e dar as primeiras pedaladas.

Equilibrar-se sobre 2 rodas. Enfrentar com segurança o trânsito. Achar simples a tarefa de trocar o pneu furado. Trocar ideias sobre o papel da mulher andando de bicicleta. Planejar viagens. E fazer tudo isso com muito prazer. Estas são as metas deste curso, que se inicia no sábado agora.

O curso é gratuito. Também não necessita de inscrição, basta comparecer aos encontros nos dias e horários estabelecidos que serão divulgados neste blogue. Sempre haverá uma parte teórica e uma parte prática – acreditamos que se equilibrar em 2 rodas é muito mais do que um mero exercício: às vezes, pode ser uma postura diante da vida.

[Texto retirado do site das Pedalinas]


A origem do grupo

Dois anos atrás, várias meninas que pedalam em São Paulo, algumas delas participantes da Bicicletada, combinaram um passeio de bicicleta com piquenique no Parque do Ibirapuera. O objetivo era discutir a formação de um grupo só de garotas, para incentivar outras a começar a pedalar.

A conversa foi boa, amizades se fortaleceram e elas decidiram tornar aquele passeio mensal. Criaram um blog, uma comunidade no Orkut e uma lista de discussão. O passeio sairia todo segundo domingo do mês, da Praça do Ciclista, mas não seria um simples “passeio”, como tantos outros: seria um espaço para troca de ideias e de experiências. E principalmente uma iniciativa para ajudar as iniciantes e as que têm vontade de começar mas ainda não conseguiram vencer os receios que tomam conta de todos nós (inclusive os homens, tenha certeza) na hora de colocar a bicicleta pela primeira vez na rua.

O encontro mensal deu muito certo. A imprensa comprou a ideia e a repercussão foi bastante positiva. Cada vez mais meninas apareciam. Há sempre gente nova começando a pedalar nas ruas com a ajuda do grupo.

Os encontros

As meninas se reúnem para pedalar, passear, conversar, trocar ideias sobre a bicicleta e sua utilização nas ruas, trocar dicas de manutenção básica, bater um papo legal com outras garotas que usam a bicicleta e, principalmente, se divertir.

Não está acostumada a pedalar nas ruas? Tem medo da distância que elas vão percorrer? Não tem problema: o ritmo é leve, sem deixar ninguém para trás, sempre ajudando e apoiando as iniciantes. O passeio é aberto a todas as idades e tanto para quem está começando como para as mais experientes. Venha descobrir que bicicleta é para todo mundo e que você, que tem aquela bicicleta encostada na garagem, também pode montar nela e pedalar livre por aí.

Quando e onde?

É no próximo sábado, dia 7, com saída na Praça do Ciclista, na Avenida Paulista. Veja a programação completa no site das Pedalinas. Para o encontro da tarde, você pode levar a bicicleta no metrô e descer na estação Consolação (linha Verde), já que aos sábados o transporte de bicicletas no metrô é permitido a partir das 14h. Isso significa que você também vai poder voltar para casa de metrô, com bicicleta e tudo. Capacete não é obrigatório, mas é recomendável levar água. Você pode alugar uma bicicleta caso esteja sem. E para o curso da manhã, nem é necessário levar bicicleta.

Dê um pulo na praça para fazer novas amigas, descobrir como outras meninas fazem para pedalar sozinhas nas ruas, como decidem o percurso, que roupas escolhem para andar de bicicleta, como fazem com o cabelo, onde guardam a magrela, o que fazem se furar um pneu, em que altura colocam o banco…

Tem bastante coisa para se conversar durante o encontro. Será divertido e instrutivo, você vai fazer novas amigas e no final vai querer saber quando é o próximo, vai por mim. 😉

Caso tenha dúvidas ou queira saber mais, visite o blog e deixe uma mensagem.

“Opa! Se vai ter gatinha pedalando eu tô dentro!”

Um recado para os marmanjos: essa não é para vocês, esse passeio é só para as moças. Os namorados, maridos e pentelhos avulsos que quiserem pedalar devem montar um segundo grupo, com outro roteiro e outro ponto de encontro. “O ponto de encontro dos meninos é ali, ó”, dirão as moças. Quem manda nesse encontro são as mulheres e não se fala mais nisso! 😀

8 comentários em “Aprenda a andar de bicicleta com as Pedalinas

  1. não tenho bicicleta mas gostaria de aprender a andar como eu faço eu trabalho de segunda a sexta das 8horas as 17horas há gostaria de saber se e de graça obragada .bjs.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Achei ótimo saber que tem aulas para aprender andar de bicicleta, sempre quis aprender, mas nunca consegui. tentei algumas vezes, mas cai, me machuquei e não tentei mais.
    Já estou com 53 anos e gostaria de aprender. Será que ainda é possível. Vocês ensinam pessoas na minha idade ou é só para mais jovens. Se por possível, eu gostaria muito de tentar. Obrigada e um abraço e parabéns pelo trabalho. Ficarei aguardando uma resposta.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Olá!
    Sempre quis aprender a andar numa bike… infelizmente não aconteceu (até agora). Estou chegando aos 51 anos e hoje ouvi falar de vocês. Gostaria de saber como posso fazer para aprender a andar de bicicleta, quais os custos e se vocês conhecem alguém ou escola que ensina ou se vocês mesmas fazem isso? Grata e um abraço.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Achei ótimo saber que tem quem se dispôe a ensinar a quem não sabe andar de bicicleta a faze-lo. Tenho 50 anos (faltando 13 dias para fazer 51) e gostaria de saber se posso participar. Domingo dia 11 vou trabalhar e não sei se conseguirei chegar às 15 horas no evento. Se puder participar (pela minha idade) posso chegar depois da 15 horas? Ou quando haverá outra aula? Muito obrigada.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *