Foto: Aline Cavalcante

Você usa a bicicleta para ir ao trabalho? Conte pra gente!

O Vá de Bike fez essa pergunta aos leitores. Veja algumas respostas que recebemos e conte para nós como é sua rotina com a bicicleta! Quais suas dificuldades? Quais as vantagens?

Foto: Aline Cavalcante

Vá de Bike fez essa pergunta aos leitores. Veja algumas das respostas que recebemos pelo twitter e várias outras nos comentários da página.

Quais suas dificuldades? Quais as vantagens? Que caminho você faz? Deixe também o seu depoimento!

@labao55
2 ou 3 x por semana trabalho de bike. Fazendo captação de imóveis percorro em torno de 20 a 30 km.

@xupakavraz
Eu, todo dia, 32km. Quando não vou de MTB, vou de Speed :b

@arthurtortoro
Vou de bike todos os dias, 20 Km (ida e volta)

@hdiogenes
1 vez por semana. 18km cada trecho. #vadebike

@ciclistiane
Uso a Bike para ir ao trabalho e a faculdade, 17km por dia, só não pedalo quando está chovendo.

Leia também

Minha empresa não tem chuveiro, como eu faço? <

> De bicicleta para o trabalho (vídeo) <

> Dicas para pedalar com segurança <

> Histórias do Dia Mundial Sem Carro <

@pgmenezes
Sim, 2 a 3x por semana, cerca de 8km (16km ida e volta) =)

@DiegoZanini
Vou de bike todos os dias trampar. Distância: 8km – Trajeto: ZL/ZN de SP – Tempo médio no trânsito: 30min para ir e 20 para voltar.

@ciclorganico
Sim, uso. De 3 a 5 x por semana. 10km de ida + 10km de volta. So n uso qdo chove em Chuvaville (Joinville)

@fnorte
Venho todo dia, geralmente são 4kms, mas umas 2 ou3 vezes por semana espicho uns 20km para relaxar.

@llmuniz
Uso bike de várias maneiras para ir ao trabalho, de dois a três dias por semana. O percurso mais usado tem 66Km, ida e volta.

@alvarodiogo
Vou de bike ao trabalho todos os dias. Trajeto de 1,5 km de descidas predomintes na ida e consequentemente subidas mortais na volta

@thiagobusse
Sim, vou de Bike para o trabalho de 2a a 6a, faça chuva ou faça sol. 40km (ida-volta). E pedalo para discontrair nos fds!!!

@oCebo
Todo dia com chuva ou sol. Mínimo de 12km ida e volta, mas as esticadas para treinar são frequentes. Ai pedalo uns 30Km por dia.

@leonorfco
eu vou trabalhar de bike em média 2x por semana. Pra ir e voltar é 7km. Pertinho, né?

E você, vai de bicicleta para o trabalho? Com que frequência? Qual a distância? Vai com a roupa de trabalho ou se troca quando chega? Conte aqui nos comentários!

244 comentários em “Você usa a bicicleta para ir ao trabalho? Conte pra gente!

  1. Todos os dias 40km ida e volta (Pirituba – Morumbi) com 50% do caminho em ciclorotas e ciclovias, de transporte publico ou carro demoro no minimo 1:30h de bike 1H e feliz em casa

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Olá Carlão! Você ainda vai de bike para o Morumbi a partir de Pirituba? Qual o caminho você faz para atravessar a Marginal? Abs

      Thumb up 1 Thumb down 0

  2. Dia que não vou, fico estressado. Aqui em Uberlândia, apesar de avenidas largas e trânsito de fluxo leve, é uma aventura: de coisas simples, como uma seta não dada ou um carro parado na ciclovia; até coisas terríveis, como um taxista a jogar o carro pra cima ou um caminhão que tira “fina”. Mas não abro mão! Todos os dias conheço e aprendo a gostar mais dessa cidade que nem é minha – como a muitos que aqui vivem -, conheço pessoas, lugares, invento caminhos, vejo coisas, discuto com os cães, dou um bom dia pro nada e paro para um dedo-de-prosa com o Sr. Olavo. Sem contar que pelo caminho, pego uma trilha bem pequena em meio a uma mata de eucaliptos e cerrado.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  3. Euu amooo bike.. a bike pra mim e mais q um transporte e minha companheira minha amiga … nao uso a bike so pra esporte e sim como terapia , como meu unico meio de transporte na maior parte do tempo….. eu trabalho em pirituba proximo o SBT. mas moro na vila gustavo zona norte… e vou de bike todos os diass ….. oq eu gastava em media de 1horas e 30 de onibus eu gasto 40min.. de bike….

    Thumb up 1 Thumb down 0

  4. Desde dezembro/2011, vou sempre que não chove de manhã.

    Percorro 20 km (ida e volta). Na empresa não tem vestiário com chuveiro nem armários, por isso levo a roupa do trabalho na mochila, junto com um kit para higiene ao chegar. Aqui em Joinville chove com certa frequencia, mas já fiz semanas inteiras de bicicleta. Quando pego chuva no retorno pra casa, aproveito pra “lavar a alma”.

    Nos dias em que não vou trabalhar de bike, parece que falta algo. Pedalar é muito bom!

    Abraços.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  5. Todos os dias, há um ano!
    Casa/Trabalho/Casa = 11km
    Casa/Trabalho/Academia/Casa = 13km

    Tenho sorte pelas distâncias não serem longas. Com isso, consigo ir pronto para o trabalho, levando uma muda de roupa para a volta, apenas.

    Nesse ritmo, já cooptei mais 3 para o mundo da bike.

    Feel free on bicycle world!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  6. Vou 2 a 3 vezes por semana. Minha casa é perto do trabalho (5km) e normalmente troco de roupa quando chego no trabalho:o Rochaverá, ao lado do Shopping Morumbi tem bicicletário e vestiário para quem usa bike, podia ser exemplo e até matéria aqui do blog.

    Dos 14 aos 17 tive a sorte de morar no interior de SP e ir de bike TODOS os dias para a escola. Integrei a equipe de ciclismo da cidade e vivi vida de ciclista durante dois anos. Só que experimentou isto sabe realmente que a bicicleta é um meio de transporte extremamente eficiente.

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Rodolpho, já usei o bicicletário, o vestiário e os chuveiros do Rochaverá. Tirei fotos e pretendia escrever uma matéria, mas não consegui obter autorização para publicá-las. Uma pena.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  7. Uso a bike pra ir ao trabalho todos os dias. São 5 km de pedaladas, que eu faço em 20 minutos ou menos sem muito esforço. Antes, de carro, eu levava em torno de meia hora pra fazer o mesmo trajeto (às vezes bem mais, raramente menos). Moro em Recife, que é quente pra caramba, mas consegui um chuveiro no trabalho o que permite um bom banho ao chegar…

    Além da delícia que é pedalar, da sensação ótima de deixar o trânsito pra trás, do coleguismo dos demais ciclistas no caminho, de ganhar tempo e de ter um estilo de vida mais saudável, eu ainda consegui um benefício facilmente mensurável: perdi 8 kg em 4 meses, sem sacrifícios na alimentação, sem sofrimento, me divertindo.

    Recomendo: #vadebike !

    Thumb up 1 Thumb down 0

  8. Sou um privilegiado: a ciclovia da av. Ana Costa (Santos-SP) começa literalmente na porta de casa e, além de cruzar toda a extensão da avenida (2,8 km), passa bem na porta do serviço. Percurso de 1,5 km de casa até o trabalho.
    Detalhe: Santos é totalmente plana, o que favorece sobremaneira o uso de bicicletas como meio de transporte na cidade. Só venho com a roupa do serviço quando a temperatura está amena (como agora), porque vir de camisa e calça social no verão é suicídio.

    Thumb up 2 Thumb down 0

    1. Conheci outro dia essa ciclovia. Show de bola, com sinalização própria e tudo mais. E concordo, cidades planas deveriam investir ainda mais no seus sistema cicloviário. Fica fácil para qualquer um pedalar…

      Thumb up 1 Thumb down 0

  9. Uso diariamente a bicicleta para ir ao trabalho, assim como a utilizo para me deslocar à faculdade, exceto nos dias de chuva, pois ainda não tenho uma biclecleta que possua acessórios que protejam da água. O trajeto do trabalho é tranquilo, há ciclovias, são em média 2km. Já o da faculdade é um terror, são 6km pedalando no horário de pico, há muitos veículos transitando, não há ciclovias e calçadas com acesssibilidade, muito menos espaço entre a calçada e a estrada, o que me obriga a andar entre os carros. Apesar da insegurança e do risco diariamente sofrido, isso não é impeditivo para fazer o trajeto e sim o que me anima, justamente pelo fato de ver a mesma cena todos os dias, carros presos no trânsito, pessoas estressadas, que desconhecem o prazer de pedalar tranquilamente ouvindo o som da natureza, as experessões das pessoas, os pássaros cantando, pequenas coisas que se observadas com atenção acabam nos revelando um outro lado da vida, diverso do que estamos tão acostumando, um mundo um tanto individualista, consumista que acabara se esquecendo da verdadeira essencia da vida. Talves a determinação dos loucos ciclistas que se aventuram nas ruas brasileiras sirva de exemplo para mais pessoas e essas venham um dia a tornar-se ciclistas e esse aumento force as autoridades a tomarem as medidas necessárias para dar condições de trafegabilidade e acessibilidade à nos cicletas, pequena minoria hoje, mas que com a luta que se propaga Brasil afora ainda concretizará muitos conquistas.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  10. Eu moro em Curitiba e vou para o trabalho de bicicleta, às segundas, quartas e sextas feira, exceto em dias de chuva forte. Percorro cerca de 14Km na ida e 14 Km na volta, totalizando aproximadamente 28Km, somando os três dias da semana são 84Km, às vezes participo de passeios no fim de semana desde 7Km até 35Km.

    Eu vou trabalhar com roupa de ciclismo e troco no trabalho, mas não tem chuveiro, por isso não uso a bicicleta em dias de chuva forte. A minha tática é lavar o rosto e enxugar o corpo com uma toalha de rosto que trago comigo, além disso capricho no desodorante e limpo o pé com um papel molhado com sabonete.

    A sensação é muito boa, parece que todas as impurezas do organismo são expelidas o corpo parece funcionar melhor, é inexplicável.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  11. Eu venho de bicicleta todos os dias, só na sexta que prefiro esperar alguma carona (ou de ônibus)… Na época de chuva é complicado ter que deixar a bicicleta no trabalho o final de semana inteiro (nunca precisei, mas procuro evitar. Venho com roupa normal de trabalho mesmo, afinal eu moro bem perto do trabalho, dá de 6 a 8 km de distância, rapidinho eu chego! =]

    Thumb up 1 Thumb down 0

  12. Eu ñ to usando mais p ir ao trabalho, agora ele fica a 100 metros de casa rs, mas p compras do mes e uso a bike com reboque e ja fiz ate minha mudança com a bike, uma kombi a menos…

    Thumb up 1 Thumb down 0

  13. Eu não tenho um local fixo de trabalho, então, sempre vou trabalhar em lugares alternativos como cafés ou livrarias. Estou sempre com a minha bike dobrável e meu notebook. Em alguns dias da semana dou uma esticada pra encontrar amigos ou ir a algum evento. De bike dá pra fazer tudo.

    Lena

    Thumb up 1 Thumb down 0

  14. Moro no Jardim Tremembé.
    Quando trabalhava na Água Branca ou na Paulista, ia diaramente de bike, mas há 6 meses estou trabalhando perto da Ponte João Dias, a 35km de casa.
    Embora use maiormente o fretado, às 6tas feiras o tránsito é impossível, e uso a bike, que demora 2 horas (contra quase 3 do ônibus). Mas não vou no gás, vou curtindo a cidade.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  15. Todos os dias uso a bike para ir para o trabalho, para o mercado, casa de amigos….em média 15km por dia apenas para fazer coisas simples…minha carteira de motorista venceu em Abril do ano passado de desde lá nunca mais usei o carro \o/
    Claro q minha esposa ainda conduz e quando a distância eh mt grande ou chuva torrencial vamos juntos vamos de carro, mas caso contrário to com a magrela!

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *