Foto: Aline Cavalcante

Você usa a bicicleta para ir ao trabalho? Conte pra gente!

O Vá de Bike fez essa pergunta aos leitores. Veja algumas respostas que recebemos e conte para nós como é sua rotina com a bicicleta! Quais suas dificuldades? Quais as vantagens?

Foto: Aline Cavalcante

Vá de Bike fez essa pergunta aos leitores. Veja algumas das respostas que recebemos pelo twitter e várias outras nos comentários da página.

Quais suas dificuldades? Quais as vantagens? Que caminho você faz? Deixe também o seu depoimento!

@labao55
2 ou 3 x por semana trabalho de bike. Fazendo captação de imóveis percorro em torno de 20 a 30 km.

@xupakavraz
Eu, todo dia, 32km. Quando não vou de MTB, vou de Speed :b

@arthurtortoro
Vou de bike todos os dias, 20 Km (ida e volta)

@hdiogenes
1 vez por semana. 18km cada trecho. #vadebike

@ciclistiane
Uso a Bike para ir ao trabalho e a faculdade, 17km por dia, só não pedalo quando está chovendo.

Leia também

Minha empresa não tem chuveiro, como eu faço? <

> De bicicleta para o trabalho (vídeo) <

> Dicas para pedalar com segurança <

> Histórias do Dia Mundial Sem Carro <

@pgmenezes
Sim, 2 a 3x por semana, cerca de 8km (16km ida e volta) =)

@DiegoZanini
Vou de bike todos os dias trampar. Distância: 8km – Trajeto: ZL/ZN de SP – Tempo médio no trânsito: 30min para ir e 20 para voltar.

@ciclorganico
Sim, uso. De 3 a 5 x por semana. 10km de ida + 10km de volta. So n uso qdo chove em Chuvaville (Joinville)

@fnorte
Venho todo dia, geralmente são 4kms, mas umas 2 ou3 vezes por semana espicho uns 20km para relaxar.

@llmuniz
Uso bike de várias maneiras para ir ao trabalho, de dois a três dias por semana. O percurso mais usado tem 66Km, ida e volta.

@alvarodiogo
Vou de bike ao trabalho todos os dias. Trajeto de 1,5 km de descidas predomintes na ida e consequentemente subidas mortais na volta

@thiagobusse
Sim, vou de Bike para o trabalho de 2a a 6a, faça chuva ou faça sol. 40km (ida-volta). E pedalo para discontrair nos fds!!!

@oCebo
Todo dia com chuva ou sol. Mínimo de 12km ida e volta, mas as esticadas para treinar são frequentes. Ai pedalo uns 30Km por dia.

@leonorfco
eu vou trabalhar de bike em média 2x por semana. Pra ir e voltar é 7km. Pertinho, né?

E você, vai de bicicleta para o trabalho? Com que frequência? Qual a distância? Vai com a roupa de trabalho ou se troca quando chega? Conte aqui nos comentários!

244 comentários em “Você usa a bicicleta para ir ao trabalho? Conte pra gente!

  1. Uso minha bike eletrica FELISA , que tem o nome de meu pai como homenagem a ele que em 1979 já dizia que sao paulo ia parar e que as autoridades precisavam incentivar o uso de bikes em geral.
    Uso ela pra tudo , vou pro trabalho, visito meus clientes, vou no supermercado, na padaria e pedalo em media 40 kilômetros por dia.
    A distancia de minha casa até o trabalho é de aproximadamente 5 kilometros.

    Veja meu video indo pro trabalho com minha bike eletrica :

    http://www.youtube.com/watch?v=3uI3vDjHlHY&feature=related

    Thumb up 2 Thumb down 0

      1. Olá Leonardo,

        que legal que tem acompanhado o sonho de meu pai ( hoje meu ).
        Viu também na quatro rodas ??? Legal !
        Evnio seu comentário para meu pai que fica a cada dia que passa mais feliz com tudo isso.

        você mora em são Paulo ?
        Usa bike ?

        As novas felisas chegam em SEtembro e são lindas .

        Se quiser conhecer é só me enviar seu e-mail para o meu e-mail que deixo seu nome na lista de interessados. Meu marido me ajuda neste projeto também pedalando comigo e com outras pessoas que querem conhecer a felisa. Pedalamos sempre aos domingos as 7:30 da manhã na zona sul de sao paulo.

        Thumb up 0 Thumb down 0

        1. Oi, Patricia.

          Moro em Santos e uso bike, sim… por sinal, a Felisa que a Porto Seguro sorteou ficou exposta um bom tempo no posto onde abasteço.
          E na rota que faço pra ir de casa ao trabalho vejo sempre um rapaz se deslocando com uma elétrica bem semelhante a Felisa.

          abraços a seu pai!

          Thumb up 0 Thumb down 0

          1. Muito bacana !!! você é mais feliz que nós , porque em Santos deve ser bem melhor pra pedalar.
            Contudo a cidade de São Paulo está melhorando a cada dia.
            Vamos torcer para que mais e mais pessoas comecem a pedalar, o planeta vai agradecer.

            Meu e-mail é : patricia@collesecorretora.com.br e o seu ?
            Assim podemos nos manter em contato e acompanhar os progressos pelo Brasil afora da população ciclista !

            Meu pai já recebeu seu recado e ficou contente em saber que aos poucos estamos pedalando para um mundo melhor !

            Thumb up 0 Thumb down 0

      1. Obrigada Mauro, vamos torcer para que muitos ciclistas possam ir por trabalho, seja de bike comum ou eletrica e que as autoridades continuem fazendo uma campanha em massa para termos mais RESPEITO NO TRANSITO !!!

        SAbendo RESPEITAR , vamos ter lugar para todo mundo .
        Como disse o Wiliam numa reportagem na TV e que adorei : ele disse que o transito é feito de pessoas !!

        Thumb up 1 Thumb down 0

  2. Hoje fui pela primeira vez trabalhar de bike, fiquei impressionado com o tempo parado no trânsito, pegando só avenidona do Metrô Conceição ao Metrô Trianon. Deu uma hora de pedal, parando em todos os semáforos… 25min parado! É hora de procurar vias alternativas ;), mas pretendo ir de bike mais vezes, uma ou duas por semana quem sabe.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Pedalo toda sexta, cerca de 3kms até a natação/fisio.
    Sábados a noite e domingos pela manhã, mas pelo prazer…
    Não moro longe do colégio, mas não conheço muitas rotas até lá, pois eu teria de passar em avenidas como a 23 de Maio, o que não tenho coragem (ou loucura o suficiente) para fazer sozinho na hora do rush…por isso acabo indo de onibus…

    Thumb up 0 Thumb down 0

  4. normalmente 2x por semana, moro em sbc e trabalho em são paulo pedalo ida e vota são 40km,sinto que os motorista vem respeitando bem mas, mas como sempre temos uma pequena parcela que pensam que estamos atrapalhando sua ida, por sorte trabalho onde me permite tomar banho e me trocar.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  5. Pedalo diariamente para trabalhar, isso já a uns oito anos, moro bem próximo da minha empresa assim volto para almoçar em casa pedalo uns 15km quando não ha alteração neste trajeto, mesmo com chuva, frio ou sol .

    Thumb up 1 Thumb down 0

  6. BOM, EU TRABALHO A NOITE E SOU PLANTONISTA 12 X 36,A TARDE SAIO DE CASA E PEDALO 13 KMS PARA IR AO TRABALHO E DE MANHÃ NA VOLTA PEDALO OUTROS 13 KMS. ASSIM PEDALO NO MINIMO ESTES 13 KMS TODOS OS DIAS.E VOU CITAR SOMENTE UM, DOS MUITOS BENEFICIOS QUE A BIKE ME TROUXE.FAÇO ESSE TRAJETO NA MEDIA EM 33 MINUTOS. E NAS POUCAS VEZES QUE USEI O TRANSPORTE PUBLICO PARA IR AO TRABALHO GASTEI NA MEDIA 1:30 MINUTOS. AMO PEDALAR A QUALQUER EPOCA DO ANO.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  7. Pedalo em média 4x por semana pro trabalho, da Asa Norte à Esplanada, em Brasília. Dá mais ou menos 8,5km por trecho, 25 a 30 minutos. Vou no ritmo de boa pra não suar nem cansar muito, já que não tem chuveiro no trabalho e pedalo com roupa social mesmo, depois de muitas combinações de roupas esportivas que não deram certo, hehehe.

    Chegando no trabalho, basta lavar o rosto, me secar com uma toalha e trocar a camisa, é muito tranquilo e sem suor =) O chato é a chuva, que ocupa metade do ano por aqui. Há algo de errado no meu paralama que encharca as calças, hehehe.

    Acabaram de colocar um bicicletário ao ar livre no trabalho, o que ajuda um pouco. O respeito no trânsito não é aquelas coisas, mas está muito melhor. Usava bicicleta como transporte eventualmente há mais de dez anos, desde a faculdade, mas só ia pela calçada porque tinha medo (isso é possível em BSB). Agora, já tem uns dois anos que pedalo frequentemente, pela rua, como deve ser.

    Enfim, não é nenhum trabalho, qualquer um pode fazer. A não ser que seja preguiçoso, aí qualquer coisinha é desculpa…

    Thumb up 3 Thumb down 0

  8. Ótima ideía essa William! Parabéns! Há 5 anos atrás troquei o carro pela bicicleta. Fui uma das melhores decisões que tomei em minha vida (já passei dos 40). Sou bibliotecária e na época trabalhava num projeto de informatização das bibliotecas públicas. Tenho o privilégio de morar num bairro central: a Aclimação. Cada biblioteca que participei ficava num bairro diferente com um percurso diferente a saber: Pinheiros, Itaim, V. Maria, Santo Amaro, Lapa (todas por volta de 12 à 15 km de casa e a mais próxima foi no Ipiranga (7 km). Na época somei em dois anos um pouco mais de 12 mil km rodados (somados aos passeios e viagens de cicloturismo).Foi uma ótima experiência. Nos últimos três anos, voltei à trabalhar perto de casa e vou a pé, mas continuo usando a bicicleta para ir ao supermercado, feira, e à todos os lugares que preciso desde que seja durante o dia. Só acho perigoso andar à noite porque sofro de fotofobia e com esses faróis de led fico completamente cega. Quanto à vestimenta tenho a sorte de não precisar usar roupa social para trabalhar. Mas tbém não uso roupa “de ciclista”. Se estiver calor uso roupas mais arejadas e calça capri. No inverno jeans e roupas térmicas que permitem a transpiração (tipo fleece). Aliás amo pedalar no inverno naqueles dias de ar geladinho com sol!!!

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

  9. Vou do Jabaquara à Vila Olimpia dando 8km. No total 16km. Tento ir todo dia, mas como ando meio doente reduzi pra 3x por semana.
    Sempre me troco no trabalho e tomo um banho de gato usando lenços.
    Ah, um item de segurança que coloquei e tem feito muito a diferença foi uma buzina. É bem alta e tem um timbre parecido com o de moto. Sei que a poluição sonora não é legal, mas é uma forma de nos verem no transito.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  10. Vou para o trabalho de bike, de segunda a sexta-feira, somando ida e volta, pedalo 47km por dia.
    Percurso feito de Santa Luzia a Belo Horizonte MG.
    Faço com o tempo de 1H:05 a ida. A volta faço com 00:50min
    Com ônibus ou ônibus/metrô, eu gasto de ida entre 1H:40/2H:00 e a volta entre 1H:50 a 2H:20
    Além da economia;
    ônibus ou ônibus metrô o valor médio é de $7,16 por dia (no mínimo, pode variar de acordo com a linha e tempo gasto)
    bike: gasto médio fica em $60 por mês

    Thumb up 1 Thumb down 0

  11. Eu trabalho em Santana,as vezes venho com a bike,quando não venho me sinto como se estivesse faltando algo,eu adoro pedalar,para o meu trabalho levo quase 1 hora não era pra ser tudo isso,mas é que engordei um pouco,já levei cada susto neste percurso,mas continuo pedalando.Quando chego ao trabalho tomo um banho,troco de roupa e vou assumir meu posto na Portaria do condominio,ah estava me esquecendo,o percurso que faço é o seguinte,av.Raimundo Pereira de Magalhães,av Nossa Sra do Ó,rua João Serrano,av.Eng.Caetano Alvares,av.Voluntários da Pátria e rua Alfredo Pujol,na volta é a mesma coisa.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  12. Não sei se já houve um post assim antes aqui no Vá de Bike, mas seria interessante que as pessoas divulgassem suas rotas. O que acham? Acho que cada um vai traçando uma rota de acordo com sua experiência e seria muito legal compartilha-la… Pelo que vi nas mensagens acima, daria para fazer enormes mapas de ciclorrotas, melhores do que as das prefeituras…

    Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *