
Foto: JP Amaral
As bicicletas e a Rio+20
Ciclistas saem em bondes rumo ao Rio de Janeiro, local onde acontece nos próximos dias a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável. Veja como está sendo a viagem e saiba sobre os eventos paralelos com bicicletas.
Em tempos de banalização dos conceitos de ‘sustentabilidade’ e ‘economia verde’, grupos de ciclistas de diversas partes do país resolveram ir para o Rio de Janeiro de uma maneira bem sustentável: pedalando.
A Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) começou no dia 13/06 no Rio de Janeiro e até o dia 22/06 pretende reunir representantes de países, Chefes de Estado e de Governo, ambientalistas, sociedade civil e acadêmica. A idéia é refletir sobre o modelo de desenvolvimento que vem sendo construído ao longo das últimas décadas e, principalmente, definir a agenda com prioridades e mudanças para os próximos anos.
A iniciativa, chamada de Bicicletada Nacional, contou com três ‘bondes’ de ciclistas que saíram das regiões sul/sudeste, norte/nordeste e centro-oeste em direção à cidade maravilhosa.
O bonde Sul conta com cinco ciclistas de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Eles saíram da Av. Paulista dia 10/06. O bonde Centro-Oeste, conta com 11 integrantes e saiu de Brasília no último dia 3. Já o bonde Nordeste, com dois integrantes, partiu de Maceió, no dia 20 de maio, para uma viagem de 2.200 km.
Atividades com bicicletas na Rio+20 |
---|
17/6 – Bike atividades na Invasão Hacker do Complexo do Alemão Oficina para aprender a pedalar e oficina de mecânica para reforma de bikes 21/6 – World Bike Ride @ Rio+20 |
Ao chegar no Rio, os participantes pretendem promover encontros, juntar interessados em mobilidade urbana sustentável, discutir e disseminar a importância do uso seguro da bicicleta nas cidades. Por se tratar de uma conferência em que o foco é o desenvolvimento sustentável, a ideia é também chamar a atenção das autoridades sobre o papel fundamental do transporte humano, não motorizado e não poluente.
No sábado, dia 17, a Bicicletada Nacional vai realizar oficinas de mecânica de bicicleta e uma edição da Oficina Aprendendo a Pedalar. As atividades acontecem no Complexo do Alemão, a partir das 10h, e serão realizadas em conjunto com o pessoal do Ônibus Hacker. No último dia do evento, os ciclistas se encontram na Cinelândia, centro do RJ, para pedalar, manifestar e celebrar a bicicleta.
João Paulo Amaral, do movimento Bike Anjo, está no Bonde Sul e nos mandou algumas fotos do caminho deles que, apesar de parecer distante (pouco mais de 600km), é lindo e proporciona a oportunidade de curtir o Parque Serra do Mar, o litoral, cidadezinhas do interior, conversar com moradores e descobrir uma nova maneira de curtir uma viagem.
Você já cicloviajou? O cicloturismo pode mudar sua percepção do mundo.
Fique por dentro
Acompanhem a programação do grupo pelo blog e pelo twitter @BNR20.
Folha on-line (com vídeo): Ciclistas de vários cantos do país vão de bicicleta para a Rio+20
Diário do Vale: Rio de Janeiro distribui bicicletas para deslocamento de jovens jornalistas
Gazeta do Povo: ONU reconhece importância da bicicleta para o desenvolvimento sustentável
Vou de bike? Vou pra onde?
Estou me mudando e queria fazer integração de modais (bicicleta+metrô), mas minha estação não tem bicicletário. Como li alguns blogueiros reclamando de serem barrados com suas bicicletas dobráveis no metrô, escrevi ao Metrô Rio pedindo a política oficial sobre dobráveis, e eis a resposta que me deram:
Prezado(a) LUDMILA,
Não obstante o fato de que uma bicicleta, mesmo que seja dobrável, não fará com que deixe de ser uma bicicleta, assim, deverá obedecer aos critérios estabelecidos para o objeto, pois os clientes que possuem bicicletas do tipo não-dobráveis certamente questionarão o motivo e não aceitarão a justificativa: “por ser dobrável”. E alegarão o mesmo princípio da isonomia em equiparação. Sendo assim, em função do nível de ocupação dos carros durante a semana útil, as bicicletas, dobráveis ou não, terão permissão para acesso somente nos dias estabelecidos como norma da empresa. Atenciosamente, SERGIO PACHECO Relacionamento com o Cliente MetrôRio Teleatendimento: 0800-595-1111 / 4003-2111
E agora? Quero fazer alguma coisa pra mudar esse absurdo, mas não sei exatamente o que…
Qual a legislação no Rio sobre obrigatoriedade de bicicletários nas estações? Pode-se começar por aí, se não dá pra entrar de bici, pelo menos tem que haver lugar seguro para guardar nas estações.
PUBLICAMOS NO NOSSO BLOG NADANDOCONTRAAPOLUICAO.BLOGSPOT.COM, UMA FOTO DO GRUPO DA BICICLETADA NACIONAL QUE ESTEVE NA RIO + 20. PESSOAL MUITO LEGAL, ESTÃO DE PARABÉNS. UM ABRAÇO PRA TODOS DO GRUPO.