Foto: JP Amaral

As bicicletas e a Rio+20

Ciclistas saem em bondes rumo ao Rio de Janeiro, local onde acontece nos próximos dias a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável. Veja como está sendo a viagem e saiba sobre os eventos paralelos com bicicletas.

Em tempos de banalização dos conceitos de ‘sustentabilidade’ e ‘economia verde’, grupos de ciclistas de diversas partes do país resolveram ir para o Rio de Janeiro de uma maneira bem sustentável: pedalando.

A Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) começou no dia 13/06 no Rio de Janeiro e até o dia 22/06 pretende reunir representantes de países, Chefes de Estado e de Governo, ambientalistas, sociedade civil e acadêmica. A idéia é refletir sobre o modelo de desenvolvimento que vem sendo construído ao longo das últimas décadas e, principalmente, definir a agenda com prioridades e mudanças para os próximos anos.

A iniciativa, chamada de Bicicletada Nacional, contou com três ‘bondes’ de ciclistas que saíram das regiões sul/sudeste, norte/nordeste e centro-oeste em direção à cidade maravilhosa.

O bonde Sul conta com cinco ciclistas de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Eles saíram da Av. Paulista dia 10/06. O bonde Centro-Oeste, conta com 11 integrantes e saiu de Brasília no último dia 3. Já o bonde Nordeste, com dois integrantes, partiu de Maceió, no dia 20 de maio, para uma viagem de 2.200 km.

Atividades com bicicletas na Rio+20
17/6 – Bike atividades na Invasão Hacker do Complexo do Alemão
Oficina para aprender a pedalar e oficina de mecânica para reforma de bikes 

21/6 – World Bike Ride @ Rio+20
Pedalada Mundial durante a Conferência da Rio+20

Mais detalhes na CicloAgenda

Ao chegar no Rio, os participantes pretendem promover encontros, juntar interessados em mobilidade urbana sustentável, discutir e disseminar a importância do uso seguro da bicicleta nas cidades. Por se tratar de uma conferência em que o foco é o desenvolvimento sustentável, a ideia é também chamar a atenção das autoridades sobre o papel fundamental do transporte humano, não motorizado e não poluente.

No sábado, dia 17, a Bicicletada Nacional vai realizar oficinas de mecânica de bicicleta e uma edição da Oficina Aprendendo a Pedalar. As atividades acontecem no Complexo do Alemão, a partir das 10h, e serão realizadas em conjunto com o pessoal do Ônibus Hacker. No último dia do evento, os ciclistas se encontram na Cinelândia, centro do RJ, para pedalar, manifestar e celebrar a bicicleta.

João Paulo Amaral, do movimento Bike Anjo, está no Bonde Sul e nos mandou algumas fotos do caminho deles que, apesar de parecer distante (pouco mais de 600km), é lindo e proporciona a oportunidade de curtir o Parque Serra do Mar, o litoral, cidadezinhas do interior, conversar com moradores e descobrir uma nova maneira de curtir uma viagem.

Você já cicloviajou? O cicloturismo pode mudar sua percepção do mundo.

Fique por dentro

Acompanhem a programação do grupo pelo blog e pelo twitter @BNR20.

Folha on-line (com vídeo): Ciclistas de vários cantos do país vão de bicicleta para a Rio+20

Diário do Vale: Rio de Janeiro distribui bicicletas para deslocamento de jovens jornalistas

Gazeta do Povo: ONU reconhece importância da bicicleta para o desenvolvimento sustentável

3 comentários em “As bicicletas e a Rio+20

  1. Vou de bike? Vou pra onde?
    Estou me mudando e queria fazer integração de modais (bicicleta+metrô), mas minha estação não tem bicicletário. Como li alguns blogueiros reclamando de serem barrados com suas bicicletas dobráveis no metrô, escrevi ao Metrô Rio pedindo a política oficial sobre dobráveis, e eis a resposta que me deram:

    Prezado(a) LUDMILA,
    Não obstante o fato de que uma bicicleta, mesmo que seja dobrável, não fará com que deixe de ser uma bicicleta, assim, deverá obedecer aos critérios estabelecidos para o objeto, pois os clientes que possuem bicicletas do tipo não-dobráveis certamente questionarão o motivo e não aceitarão a justificativa: “por ser dobrável”. E alegarão o mesmo princípio da isonomia em equiparação. Sendo assim, em função do nível de ocupação dos carros durante a semana útil, as bicicletas, dobráveis ou não, terão permissão para acesso somente nos dias estabelecidos como norma da empresa. Atenciosamente, SERGIO PACHECO Relacionamento com o Cliente MetrôRio Teleatendimento: 0800-595-1111 / 4003-2111

    E agora? Quero fazer alguma coisa pra mudar esse absurdo, mas não sei exatamente o que…

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Qual a legislação no Rio sobre obrigatoriedade de bicicletários nas estações? Pode-se começar por aí, se não dá pra entrar de bici, pelo menos tem que haver lugar seguro para guardar nas estações.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  2. PUBLICAMOS NO NOSSO BLOG NADANDOCONTRAAPOLUICAO.BLOGSPOT.COM, UMA FOTO DO GRUPO DA BICICLETADA NACIONAL QUE ESTEVE NA RIO + 20. PESSOAL MUITO LEGAL, ESTÃO DE PARABÉNS. UM ABRAÇO PRA TODOS DO GRUPO.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *