Bicicletada 10 anos: envie suas imagens!

Ciclistas se organizam para lançar vídeo contando a história da Massa Crítica no Brasil, a partir do olhar dos participantes de cada cidade.

Durante o I Fórum Mundial da Bicicleta, realizado esse ano em Porto Alegre, nasceu a ideia de mobilizar as cidades brasileiras onde acontecem Bicicletadas ou Massa Crítica, para que as pessoas enviem imagens bacanas dos encontros. O objetivo é produzir um vídeo que conte um pouco da história do movimento em comemoração aos seus 10 anos no Brasil.

Bicicletada de São Paulo completa 10 anos de história

“Queremos que o projeto seja construído coletivamente, a fim de que tenhamos vários olhares e imagens desse ‘movimento em movimento’ no Brasil. Para isso, convocamos os amantes das Bicicletadas a colaborarem nos enviando imagens feitas durante os encontros, de preferência com câmeras de boa qualidade”, diz a chamada online – que pede urgência, pois o prazo é curto.

Assim como a essência da Bicicletada, a construção desse material também é horizontal e coletiva, portanto, se você tem registros legais e quer contribuir, entre em contato para ter acesso ao disco virtual:

Fernanda Rachid – Brasília

Yuriê Baptista – Brasília

Juliana Diehl – Florianópolis

O objetivo é lançar o filme no Dia Mundial sem Carro, 22 de setembro, e exibi-lo também em São Francisco/EUA, onde esse ano acontece a festa em comemoração aos 20 anos da Critical Mass.

Veja como foi a passagem pelo Brasil de Chris Carlsson, um dos fundadores da Critical Mass.

Centenas de pessoas pedalando ao mesmo tempo na Av. Paulista, mostrando que a rua é de todos

Bicicletada

O encontro acontece normalmente nas últimas sextas-feiras do mês e é uma “coincidência organizada” – horizontal, sem líderes – que começou a tomar as ruas de São Francisco nos EUA em 1992. Estima-se que hoje mais de 300 cidades organizem suas Bicicletadas.  Veja a definição e história na Wikipédia.

Seu caráter anárquico, apartidário, colaborativo e orgânico traz para as nossas vivências uma outra maneira de fazer política e pensar a sociedade com responsabilidades compartilhadas.  Por isso, a diversidade de pessoas e pensamentos é hoje a maior e melhor riqueza do movimento, deixando legados profundos nas cidades onde ele acontece.

“A Massa Crítica é uma Zona Autônoma Temporária com potência contínua que vai ecoando pelo mundo. Cabe a nós seguir refletindo, agindo e construindo novas realidades. Exercitar o pensamento e ganhar força para seguir adiante”, disse o diretor da Ciclocidade, Thiago Benicchio, durante evento com Carlsson.

Descubra se sua cidade tem Bicicletada e participe: www.bicicletada.org

2 comentários em “Bicicletada 10 anos: envie suas imagens!

  1. Hoje tem Bicicletada na Paulista 🙂
    Quem vai hoje, dá um joinha aí.. e vamos curtir esta liberdade de podermos pedalar juntos. VIVA A LIBERDADE!

    Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *