Porto Alegre sedia o primeiro Fórum Mundial da Bicicleta

Realizado de 23 a 26/02, o evento reunirá especialistas de várias partes do mundo para debater o uso, o espaço e a legitimidade desse meio de transporte. Entre os destaques está o precursor da Massa Crítica mundial, Chris Carlsson, que vai dividir a mesa com Thiago Benicchio, da Ciclocidade.

Um ano após o ataque covarde de Ricardo Neis aos ciclistas de Porto Alegre, será realizado o Primeiro Fórum Mundial da Bicicleta, marcado na mesma data do episódio com o objetivo de engrandecer e qualificar a discussão sobre o papel da bicicleta para as cidades.

O evento será realizado na capital gaúcha, de 23 a 26/02, e reunirá especialistas de várias partes do mundo para debater o uso, o espaço e a legitimidade desse meio de transporte.

Nos quatro dias de evento estão programadas atividades culturais, música, pedaladas, 5 painéis e mais de 40 oficinas sobre os mais diversos assuntos relacionados ao universo da bicicleta. Acompanhe a programação completa.

“Um evento como esse serve para mostrar que Porto Alegre pode transformar a lembrança de uma violência extrema em algo positivo e fazer frutificar exemplos de criatividade, civilidade, inovação, cidadania e diversão”, comemora Lívia Araújo, integrante do coletivo que organiza o Fórum.

Entre as palestras mais esperadas está a do americano Chris Carlsson, escritor, ciclista e precursor da primeira Massa Crítica, que aconteceu em São Francisco, nos EUA, em 1992. Chris vai participar dos painéis: “A Utopia do agora”, no dia 24, e “O cicloativismo como agente de mudança”, dia 25. Este último contará com a participação do Diretor Geral da Ciclocidade, Thiago Benicchio.

Chris Carlsson em São Paulo

“Depois do Fórum, Chris Carlsson virá para São Paulo, a convite da Ciclocidade, para conversar sobre bicicletas, organização social e ativismo. O debate ‘Massa Crítica e a Utopia do Agora’ acontece no ano em que a Bicicletada de São Francisco completa 20 anos e a de São Paulo faz o seu décimo aniversário”

Do site da Ciclocidade

Em breve, mais informações.

Apoie o projeto

Uma arrecadação colaborativa online está acontecendo até o dia 22/02 para viabilizar a vinda do Chris ao Brasil. E mesmo com o valor mínimo já alcançado, vale a pena continuar ajudando, porque o Fórum está sendo organizado por um coletivo autogerido, cujos participantes trabalham de forma totalmente voluntária. Colabore, com valores a partir de R$10!

Destaques

Outros destaques do evento são: a oficina das Bicimamis (coletivo de mulheres que pedalam em Caracas, Venezuela), oficina de ciclismo veicular, mecânica, cycle chic, cicloturismo e muito papo sobre teoria e prática do cicloativismo. “Queremos mostrar que o uso da bicicleta pode promover mudanças substanciais na qualidade de vida das grandes cidades”, concluiu Lívia.

Aberto, gratuito e online

Todas as atividades do Fórum são abertas e gratuitas. Quem não puder participar presencialmente, fique ligado pois provavelmente haverá transmissão ao vivo do evento! Acompanhe as novidades do Fórum também no twitter: @FMBPoa

9 comentários em “Porto Alegre sedia o primeiro Fórum Mundial da Bicicleta

  1. Mal posso esperar pelo evento. Desde que fiquei sabendo de sua realização, decidi participar e dar minha contribuição ao evento.
    Na sexta-feira (24/02) as 16h, na sala 3, irei ministrar a Palestra Princípios Básicos do Treinamento de Ciclismo (http://forummundialdabici.com/noticias/oficina-principios-basicos-do-treinamento-de-ciclismo-com-rodrigo-langeani/).
    Acho que todos voltaremos de lá com muita história pra contar.
    Abraço,

    Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *