Nasce a Liga Feminina de Bike Polo – assista ao vídeo
Esporte urbano praticado com bicicletas, chegou a SP em 2009 e ganha cada dia mais adeptos, contando agora com uma liga só de meninas.
Você já ouviu falar em Polo, esporte praticado sobre cavalos? Então substitua os animais por bicicletas, vá até uma quadra com tacos e bolinha, chame os amigos e a partir daí temos uma nova modalidade esportiva: o Bike Polo!
Apesar de parecer uma novidade, o Bike Polo surgiu em 1898, na Irlanda, e ganhou uma cara mais moderna e de cultura “suburbana” por volta do ano 2000 em Seattle/EUA. Desde então, a modalidade vem se espalhando pelo mundo, principalmente entre ciclistas adeptos às fixed gears, e chegou até a ser demonstração nas Olimpíadas de 1908 em Londres. Veja nessa galeria de fotos raras!
São Paulo
Registros em blogs datam que o Bike Polo chegou em São Paulo em 2009, quando um grupo de amigos, após experimentar o esporte fora do Brasil, decidiu trazer a novidade e incorporá-la à nossa cultura.
Os primeiros jogos aconteceram em quadras dos bairros do Jabaquara e Vila Madalena, mas ganhou mais visibilidade e adeptos quando passou a ser no Parque do Ibirapuera. As equipes se organizam via facebook e treinam às terças, quartas (feminino) e quintas-feiras, a partir as 20h30.
Por ser um esporte de muito impacto, é obrigatório o uso do capacete e recomenda-se o uso de joelheiras, cotoveleiras e luvas!
Liga Feminina
Mesmo marcando presença nas quadras desde o início, só agora as meninas conseguiram formar times regulares, com treinos semanais e ganhar força pra formar uma Liga. Hoje existem oficialmente três times: Riot, No Horse e Tandera.
“Com a formação da Liga, temos um nome, uma marca. O esporte está sendo divulgado, temos torneios nacionais e sul-americanos e a possibilidade de treinar mais e competir em alto nível. Quem sabe o Bike Polo não volte a ser uma modalidade olímpica?”, disse Carina Chandan uma das integrantes da Liga, no time Tandera.
Visite o blog da Liga Feminina de Bike Polo
As garotas vêm participando de competições organizadas em São Paulo e Rio de Janeiro – a próxima é no domingo 19 de agosto, no Rio Bike Polo Open – além de exibições em eventos, como aconteceu recentemente durante a Virada Esportiva e Bike Expo 2012.
Regras
O principal objetivo do Bike Polo é fazer gols, assim, dois times de três jogadores se posicionam em lados opostos da quadra, cada um com um taco em mãos. A bolinha – similar à de tênis – fica no centro até o início do jogo.
A partida dura, em média, 10 minutos, mas pode acabar também quando o um dos times fizer 5 gols sobre o adversário.
É proibido colocar o pé no chão. Caso ocorra, o competidor sai da jogada e vai até uma “zona neutra”, para ser liberado e retornar à partida.
“Mesmo sendo um esporte de contato só é permitido ter corpo com corpo, taco com taco e bike com bike. Qualquer contato fora dessa relação pode ser considerado falta e ter punições ao jogador”, explica Carina, uma das jogadoras.
CHE POLO
Ano passado divulgamos aqui no Vá de Bike o segundo lugar inédito conquistado pelos Underdogs, equipe formada por Gabriel Gargamel, Wagner Carvalho e Flávio Nonato, no 1º Torneio Sudamericano, realizado em Santiago/Chile, numa disputa memorável contra os donos da casa.
Em sua 2ª edição, o Torneio contará mais uma vez com os times masculinos e a presença inédita de dois times da Liga Feminina: Tandera e No Horse. “É claro que queremos ganhar, mas acima de tudo esperamos conseguir muita experiência de jogo, fazer contatos, conhecer a cena fora do Brasil, estimular o esporte, as meninas e nos esforçar para que os próximos torneios sejam cada vez melhores”, conta Carina.
O CHE POLO será realizado em Buenos Aires/Argentina entre os dia 06 e 07 de outubro de 2012.
E PREPARE-SE: Em 2013, o Torneio Sulamericano acontece aqui no Brasil!!
Curta a página da Liga Feminina de Bike Polo de São Paulo no Facebook
Assista ao vídeo lindo de divulgação da Liga! É isso aí meninas, BOA SORTE no torneio!
Parabéns, meninas!!!! O Luther Ribeiro Bastos (gato ciclista) tbm parabeniza toda a equipe ;)… infelizmente ñ pudemos assistir a partida ao vivo, mas torcemos muito por vcs.
3 0
Ola aline 🙂 Que legal ver que há espao para este o polo sobre duas rodas! yeahhh
Brasil vamo de Bike!
1 1
Adorei o post, Aline!
Vou torcer pra vcs em outubro!
3 0
Oi Lourdes, td bem?
Vc tem espaço em que sentido? Precisamos de apoio sim, entre em contato que conversamos:
Bikepolofeminino@gmail.com
Obrigada 🙂
2 0
Tenho espaço para polo,aceita parceria?
2 0