Cazé Peçanha foi acompanhado por Willian Cruz, Aline Cavalcante e Rafael Dias. Imagem: Band/Reprodução

A Liga mostra a bicicleta nas ruas, junto com o Vá de Bike

O programa A Liga, da Band, mostrou o deslocamento de bicicleta desde o Centro de São Paulo até São Miguel Paulista, na periferia leste da cidade.

Cazé Peçanha foi acompanhado por Willian Cruz, Aline Cavalcante e Rafael Dias. Imagem: Band/Reprodução
Cazé Peçanha foi acompanhado por Willian Cruz, Aline Cavalcante e Rafael Dias. Imagem: Band/Reprodução

O programa A Liga, da Band, mostrou um Desafio Intermodal na terça-feira 3 de dezembro, com os participantes se deslocando desde a Praça da Sé, no Centro de São Paulo, até São Miguel Paulista, na periferia leste da cidade.

No meio do caminho, um motorista avança pela contramão para ultrapassar toda uma fileira de carros e dá uma fechada criminosa nos ciclistas. Poucos minutos depois, encontramos seu carro parado no congestionamento. Cazé se aproxima da janela e tenta conversar, mas o motorista justifica sua atitude dizendo que estava com pressa e a fecha, se escondendo atrás do vidro “filmado”.

Apesar de ter sido um momento tenso, foi o único problema com motoristas em todo o trajeto. A cidade está realmente mudando: anos atrás, esse tipo de agressão seria a regra, não a exceção. Passamos por centenas de motoristas ao longo do caminho e nenhum teve atitude agressiva conosco.

Ao final do programa são mostrados os tempos de cada modal e a bicicleta fica em último, com exageradas 3h45. Mas na verdade não demoramos o tempo mostrado ali, principalmente por termos saído da Sé uma hora depois dos demais participantes, simplesmente porque esqueceram de levar a bicicleta que o Cazé iria usar…

Descontando os três atrasos principais – a demora inicial, a espera para poder entrar com as motos da filmagem no Parque Ecológico do Tietê e o caminho errado que o Cazé pegou distraidamente ao entrevistar a moça na marginal – gastamos no máximo 2h15. E a falta de hábito do Cazé com pedaladas longas também pesou nesse tempo: esse percurso poderia ser feito facilmente em 1h30 por um ciclista acostumado ao trajeto. A bicicleta só perderia, então, para o helicóptero.

O programa pode ser assistido pela internet, no site da Liga.

Gostou do programa? Algo te incomodou? Deixe sua opinião nos comentários!

36 comentários em “A Liga mostra a bicicleta nas ruas, junto com o Vá de Bike

  1. Eu gostei do programa. Apesar da edição, do atraso causado pela produção e pelos comentários infelizes do especialista sobre a bicicleta, eu gostei de um dado trazido pelo especialista (e que quem usa já percebeu): quem se locomove de ônibus hoje, vai mais rápido do que há três anos atrás. Longe do ideal ainda, mas melhor para quem sofre dentro de ônibus. Esse é o ponto: beneficiar o macro (transporte público) em detrimento ao transporte individual (micro).

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  2. mensagem que enviei, dia 04/12, para a band, utilizando o faleconosco deles:

    O programa A Liga apresentou a Corrida Maluca, ontem, dia 03/12. Durante as filmagens, um carro vermelho cometeu um crime ameaçando a vida do funcionário da rede bandeirantes e dos ciclistas que o acompanhavam.

    Essas imagens destacam a falta de respeito e um crime cometido pelo motorista contra a vida do próximo.

    Aqui em Recife, as imagens foram divulgadas em redes sociais.
    Esperamos que a Band, com a posse da placa do veículo e das imagens, realize uma queixa, registrando um TCO e pedido de representação.

    Por favor, Band, mostre para a população o que deve ser feito. Por favor.

    Guardo uma cópia deste e-mail.
    Nós, aqui de Recife, aguardamos uma resposta contra o crime gravado durante as imagens.

    Aguardo resposta

    Comentário bem votado! Thumb up 11 Thumb down 0

    1. Isso mesmo Ruidiney, o que precisamos é mais bons exemplos. A Bandeirantes poderia realmente fazer este ato, sem ter que medir a consequência em termos de audiência. Todo dia estamos travando uma batalha com formas arcaicas de comportamento na sociedade brasileira. Quem leu “A Cabeça de Brasileiro” de Carlos Almeida, baseado no trabalho de Roberto da Matta, vai entender e identificar estes embates, e, vai entender a importância dos bons exemplos.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Eu moro em São Miguel quando uso a bike para o trabalho que fica no Planalto Paulista 39km de pedal, gasto em média 01h35m, sendo que de condução gasto em média 02h10m, realmente com um pouco de condicionamento
    a bike compensa nesse trânsito conturbado de São Paulo.

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

    1. Como os roteiros de ônibus visa a servir o máximo possível de pessoas, tende a fazer trajetos que são mais longos. Creio que a SMT ou equivalente, esteja, criando linhas mais racionais, que combinam a maior serventia para a maior capacidade.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  4. William, abre o boletim de ocorrência sobre o ocorrido com a arma, ops, digo carro vermelho, e coloca aqui no site! Com todas as evidências, quero ver o que vai acontecer.

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

    1. Isso mesmo, William. Neste caso acredito que até um TCO seja válido, já que vocês têm as imagens. Ele colocou a vida de vocês em risco e ameaçou com o carro.

      Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *