Mês de setembro recheado de eventos, em todo o país

Debates, seminários, palestras, oficinas, passeios, Bicicletadas e até viagens: muitos eventos no Mês da Mobilidade, em todo o país!

No mês em que ocorre o Dia Mundial Sem Carro há sempre muitos eventos relacionados à mobilidade em bicicletas. E, neste ano de 2012, não foi diferente: muita coisa rolando, em todo o país!

Dia Mundial Sem Carro
Saiba aqui o que é o DMSC, qual sua importância e como você pode ajudar

São oficinas para aprender a andar de bicicleta, passeios ciclísticos, seminários, debates, desafios intermodais e manifestações populares de recuperação do espaço público.

Veja abaixo alguns exemplos. O calendário completo está na Cicloagenda. Se você souber de atividades na sua cidade que não estejam na nossa agenda, avise por este formulário!

Passeios e cicloturismo

O destaque fica para um passeio organizado cooperativamente entre três unidades do Sesc, em São Paulo. No dia 23, os participantes sairão dos bairros do Ipiranga (Zona Sul), Pinheiros (Zona Oeste) e Santana (Zona Norte) para conhecer o centro velho da cidade. Ótima iniciativa!

Há outros mais na capital paulista, incluindo dois para iniciantes no dia 22. Também teremos passeios em Salvador, Curitiba, Rio de Janeiro e outras cidades.

Além dos passeios, há algumas atividades relacionadas ao cicloturismo, como uma ida ao Morro do Anhangava, em Curitiba, e uma descida até Santos, em São Paulo, além de uma palestra sobre o Caminho de Santiago de Compostela, em Santo André.

Bicicletadas

A última sexta-feira do mês (30 de setembro) é a data tradicional da Bicicletada em dezenas de cidades brasileiras. Algumas costumam fazer no sábado. Encontre a sua aqui.

Em Curitiba, acontece no dia 22 a “Marcha das 2012 Bicicletas”, que pretende colocar mais de dois mil ciclistas nas ruas. E parece que conseguirão: no ano passado, foram mais de 1200 e, agora, já há mais de 2300 inscritos no evento do Facebook. No dia 29, os curitibanos comemoram 20 anos de Massa Crítica, com outra Bicicletada.

Palestras, debates e afins

O Mês da Mobilidade também oferece muitas oportunidades de aprendizado, discussão e propostas, em eventos que vão de atividades organizadas pelos próprios cidadãos, como as conversas e palestras na Bicicletaria Cultural de Curitiba, a seminários estruturados, como o BiciRio.

Entre os participantes dessas palestras e eventos estão nomes de peso, como Enrique Peñalosa, Roberto DaMatta, Eduardo Vasconcellos, Alexandre Delijaicov, Frans Van Schoot, Willian Cruz, Natália Garcia, Zé Lobo, Reginaldo Paiva, Arturo Alcorta – e tantos outros que, embora menos conhecidos, também são bastante qualificados para os assuntos que abordam.

Oficinas

Há oficinas e atividades práticas para quem quer aprender a andar de bicicleta, começar a pedalar nas ruas ou descobrir como realizar pequenos consertos na magrela.

E mais!

Atividades para crianças, arte, música, exposições, encontros, rodas de conversa…

Explore a Cicloagenda e veja tudo que vai acontecer na sua cidade e em todo o país.

Soube de alguma atividade que não está na agenda? Avise!

2 comentários em “Mês de setembro recheado de eventos, em todo o país

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *