Conheça a a BH em Ciclo, associação de ciclistas urbanos de Belo Horizonte

Objetivo é representar ciclistas e sociedade civil diante do poder público da cidade. Inspire-se para criar uma organização semelhante na sua região.

logo bh em ciclo

Veja também
Relatório mostra as condições precárias
das ciclovias em Belo Horizonte

A representatividade dos ciclistas urbanos pelo Brasil vai tomando corpo, forma e força a cada novo grupo que se articula para lutar pelos direitos de quem pedala. E a cidade de Belo Horizonte também tem sua Associação: a BH em Ciclo.

Como um de seus primeiros trabalhos, ainda em 2012, a associação lançou um relatório ilustrado trazendo as condições das ciclovias existentes em Belo Horizonte. O documento mostra, em fotos, com estão as ciclovias da cidade e aponta os erros de planejamento, execução e manutenção delas, propondo algumas soluções e tentando dialogar com o poder público.

Associações de ciclistas, formalmente organizadas, são importantes para representar os ciclistas e oficializar o diálogo com o poder público, unificando demandas e acompanhando resultados.

A criação da entidade

Fundada em 8 de Julho de 2012, a associação tem na sua missão promover a comunicação entre ciclista e poder público e fomentar a conscientização sobre o uso da bicicleta como meio de transporte.

“Minha ida a São Paulo me deu (mais) certeza que BH necessitava de uma associação de ciclistas urbanos. Com a semana do Dia Mundial Sem Carro, eclodiu a campanha ‘o governo da minha cidade não colabora’. Juntei três conhecidos meus que estavam com muita vontade de elevar o discurso do cicloativismo em BH, apresentei para eles a proposta da associação e começamos a nos mexer”, explica Guilherme Tampieri.

Para saber mais sobre a entidade, entre em contato pelo email bhemciclo@gmail.com.

Curta a página da BH em Ciclo no Facebook
e acompanhe os próximos passos da associação

4 comentários em “Conheça a a BH em Ciclo, associação de ciclistas urbanos de Belo Horizonte

  1. Olá,estarei em Belo horizonte no neste mês de Dezembro e gostaria de saber se tem bicicletas como meio de transporte para circular na cidade. Pois seria uma opção circular pela cidade.
    Aguardo a resposta,
    Att.Fabiana Neves Costa

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Solicito a manutenção da ciclovia na av. Vilarinho, não tem pintura indicativa e está totalmente sem padrões.
    Por que foi retirada a ciclovia da av. Dr. Álvaro Camargo?

    Só tem dinheiro para copa 2014? São 9,1 bilhões gastos e foi orçado a 7 anos atrás em 2,5 bilhões, 94% deste dinheiro gasto foi dos impostos dos brasileiros, conforme reportagem em 19/3/2014.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *