Novo prefeito de Curitiba foi à cerimônia de posse pedalando

Gustavo Fruet cumpriu o compromisso com os ciclistas e chegou de bicicleta ao Palácio. Veja o que ele pretende fazer pela bicicleta na capital paranaense.

Atualizado: Gustavo Fruet cumpriu seu compromisso com os ciclistas e pedalou pelas ruas de Curitiba. Clique aqui para ver foto e mais informações.

O texto abaixo refere-se à chamada para essa pedalada.

 

Arte: Vá de Bike, sobre foto do site Cicloativismo.com

Gustavo Fruet, prefeito eleito em Curitiba, cumprirá o compromisso assumido com os cicloativistas da capital paranaense e chegará de bicicleta à cerimônia de posse, em 1º de janeiro de 2013, primeiro dia de seu mandato.

A afirmação foi feita ao portal G1 durante entrevista e divulgada pelo site Ir e Vir de Bike, do nosso amigo Alexandre Costa Nascimento.

Ao assumir esse compromisso em entrevista ao Ir e Vir de Bike, ainda no primeiro turno, Fruet afirmou: “Esse também é o papel de um prefeito. É preciso mostrar que aquilo é pra valer. E sei que isso dá margens para todos os tipos de reação, mas é importante, é necessário, é um gesto estimular transportes alternativos”.

Compromissos com a bicimobilidade

Ao longo da campanha, o candidato assinou uma carta de compromisso por uma cidade ciclável e concordou com a urgência dos pontos levantados, como a implantação de um sistema cicloviário nas vias estruturais da cidade, criação de campanhas educativas permanentes, fiscalização ao desrespeito do Código de Trânsito e a criação de um departamento de mobilidade não-motorizada na Setran.

Seu plano de governo ainda cita a implantação de 300 quilômetros de infraestrutura cicloviária, além da recuperação dos atuais 118 quilômetros e a criação de rotas para pequenos deslocamentos dentro de bairros.

Recuperar infraestrutura cicloviária já existente é algo importante e raro de acontecer. Em São Paulo, por exemplo, algumas das ciclorrotas já estão “sumindo” conforme a tinta se desgasta.

Segundo o Ir e Vir de Bike, se essas metas forem cumpridas, Curitiba chegará em 2016 com cerca de 420 km de infraestrutura cicloviária, índice comparável ao da cidade de Bogotá, capital da Colômbia, que se tornou referência na área de mobilidade urbana.

Leia mais no Ir e Vir de Bike

Veja também: Os planos do novo prefeito de São Paulo para as bicicletas

10 comentários em “Novo prefeito de Curitiba foi à cerimônia de posse pedalando

  1. Que inveja dos curitibanos… Porto Alegre já foi melhor, o nosso prefeito inaugura “ciclocoisa” na contra-mão duas vezes em um mês.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Eis aí um bom exemplo. A solução para o trânsito louco das cidades é abrir espaços alternativos, entre os quais está o apoio ao uso da bicicleta, que tira um pouco de carros da rua, diminui a poluição na cidade, traz mais saúde e bem-estar. As ciclovias são alternativas mais inteligentes e saudáveis. Parabéns ao novo prefeito pelo exemplo.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Enquanto isso, o prefeito reeleito do Rio de Janeiro, que pedala todas as manhãs (isso não sou eu que estou inventando), continua cagando veementemente pra nós, ciclistas, como já fizeram todos os outros. Bicicleta não dá ponto em campanha eleitoral, viaduto pra carro dá, só pode ser isso.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  4. Este ato simbolico realmente conta muito. Quanto mais ciclistas estiverem junto neste dia da posse, mais facil sera vencer as resistencias internas dentro da propria prefeitura.

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *