Campanha de Natal arrecada bicicletas para doar a comunidades carentes do DF

A Rodas da Paz está arrecadando bicicletas em qualquer estado, para reformar e doar a adultos e crianças que precisam ou sonham com uma. Colabore!


Sabe aquela bicicleta que está encostada há um tempão, sem uso, sem manutenção, empoeirada? Ela pode mudar o Natal de alguém!

Se você mora no Distrito Federal, pode doar essa bicicleta à Rodas da Paz, que se encarregará de consertar e doar a instituições assistenciais e escolas de zonas rurais para serem usadas como transporte, a crianças que pedem ao Papai Noel enviando cartinhas pelos Correios, a grupos que as adaptam para serem usadas por pessoas com deficiência e a cursos que formam jovens carentes como mecânicos de bicicleta.

E aí, vai deixar a bicicleta largada para sempre na garagem? 🙂

Como doar

As pessoas podem fazer as doações nos pontos de coleta da Rodas da Paz, nos dois primeiros domingos de dezembro de 2012. Há duas tendas no Eixão do Lazer, das 8h30 às 13h: uma tenda na asa sul, outra na asa norte, altura da 108/208. Há um terceiro ponto de coleta, permanente, no shopping Pátio Brasil.

Também é possível agendar para que as bicicletas doadas sejam buscadas. Entre em contato por e-mail (doebicicleta@rodasdapaz.org.br), pelo formulário no site ou por telefone: 61 3481-3060.

Veja também
Campanha de doação de bicicletas em São Paulo

O pessoal da Rodas da Paz recebe bicicletas em qualquer estado de conservação e conta com mecânicos que fazem os reparos necessários.

 

Moradores do Sudoeste levando suas doações, no Dia das Crianças, quando foram arrecadadas 50 bicicletas. Foto: Rodas da Paz

Para onde vão as bicicletas

Em 2011, a Rodas da Paz arrecadou 500 bicicletas, que foram consertadas e doadas a instituições carentes e escolas de zonas rurais do Distrito Federal. Também foram atendidas centenas de cartinhas dos Correios, que pediam bicicletas ao Papai Noel. Após seis anos de parceria e centenas de cartas de crianças atendidas com bicicletas da campanha, a Rodas da Paz recebeu o prêmio Destaque do Ano, dos Correios.

As bicicletas maiores são destinadas preferencialmente às escolas de zona rural, onde crianças e adolescentes andam quilômetros para frequentar as salas de aula.

Algumas bicicletas doadas também atendem a outras iniciativas sociais. Em 2011, 12 bicicletas foram entregues ao grupo Os Teixeiras, que utiliza os quadros de bicicleta para produção de “tricicletas”, triciclos adaptados para pessoas com deficiência física (alguns como handbikes).

Outras 40 bicicletas foram entregues ao Coletivo da Cidade, que as utiliza no curso de formação de mecânicos na Vila Estrutural, capacitando jovens carentes em mecânica de bicicleta.

Crianças do núcleo rural Barra Alta recebendo bicicletas na campanha 2011. Foto:Rodas da Paz

Recado aos síndicos

Todo ano, a Rodas da Paz faz um apelo especial aos síndicos de condomínios residenciais, onde é comum haver bicicletas abandonadas e esquecidas. Além de ajudar a organizar o espaço nos prédios, com a limpeza dos bicicletários e garagens, dá-se uma destinação nobre às bicicletas sem uso ou abandonadas.

Se você administra um condomínio ou quer convencer o síndico do seu prédio, baixe a carta ao síndico e se prepare para a limpeza do bicicletário!

 

Crie uma iniciativa como essa na sua cidade!

1 comentário em “Campanha de Natal arrecada bicicletas para doar a comunidades carentes do DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *