Bicicletada Inclusiva levará pessoas com deficiência para pedalar na Av. Paulista

No domingo 2/dez, pessoas com deficiência pedalarão bicicletas de diversos tipos na avenida mais famosa da cidade. Vem com a gente!

Mais atividades em São Paulo nesse fim de semana
1/12: Manifestação pela ciclovia da Av. Eliseu de Almeida 

2/12: Atividades para aprender a pedalar, a plantar e
a consertar sua bicicleta

2/12: Oficina Aprenda a Pedalar no ABC Paulista

Veja mais na Cicloagenda

Nesse domingo, 2 de dezembro, pessoas com deficiência pedalarão bicicletas de diversos tipos na avenida mais famosa da cidade. O passeio será na Ciclofaixa de Lazer, na Avenida Paulista – uma via reta e plana, com as bicicletas protegidas dos demais veículos por cones.

O passeio é aberto a todos, gratuito e a participação é incentivada. Voluntários do projeto Bike Anjo também estarão participando. Bora lá pedalar conosco! 😀

Se você possui algum tipo de deficiência e nunca teve a oportunidade de andar de bicicleta, venha passear com a gente!

Se não possui, venha ajudar a mostrar que a bicicleta inclui a todos de forma democrática, une as pessoas em torno de causas cidadãs e fortalece laços, lutas, amizades, ideais. A bicicleta torna nossa cidade mais humana e espalha amor por onde passa.

Com uma handbike, Valdir Gonçalves participou do Desafio Intermodal paulistano. Foto: arquivo pessoal

Bicicletas de todos os tipos

Leia também
Handbike, uma bicicleta inclusiva 

Conheça o ciclismo Paralímpico

Inclusão ciclística de Deficientes Visuais
enfrenta dificuldades

Ajudando deficientes visuais a pedalar

Sempre dizemos que bicicleta é para todos. E para que todo mundo possa se divertir no passeio, teremos vários tipos de bicicleta disponíveis para uso:

Handbikes: Bicicletas reclinadas, que são “pedaladas” com as mãos (na verdade, um tipo de triciclo, por terem três rodas). A Dream Bike, parceira no evento, levará algumas; outras serão levadas por participantes do evento, que poderão emprestá-las. Nesse modelo de bicicleta, o participante passeia sozinho, com seu próprio esforço.

Triciclo família: Um triciclo comum em alguns parques de São Paulo, onde duas pessoas se sentam lado a lado, sob uma cobertura, e podem pedalar em conjunto. Há também a opção de apenas uma pessoa pedalar, enquanto a outra curte o passeio. Também será levado pelos amigos da Dream Bike.

Trenzinho de triciclos: Vários triciclos do tipo reclinado, que se encaixam como vagões. Todos podem pedalar em conjunto, mas também é possível apenas aproveitar o passeio enquanto os outros “vagões” se encarregam de deslocar o conjunto. Outra colaboração da Dream Bike.

Tandems: Usadas principalmente para o passeio com pessoas com deficiência visual, é uma bicicleta de duas rodas, com dois assentos. Com ela, é possível experimentar a sensação de se equilibrar em uma bicicleta, auxiliado por um guia “vidente”.

ATENÇÃO: Estamos precisando de tandems, pois ainda não conseguimos nenhuma! Se você possui uma, ficaríamos felizes se puder participar do passeio conosco, ajudando a levar nossos amigos DVs para dar uma volta na Avenida Paulista. Entre em contato! 🙂

Fabio Costa, com sua handbike. Criada inicialmente para uso pessoal, hoje ele também a comercializa. Clique na imagem para saber mais. Foto: Divulgação

Leve sua bicicleta!

A quantidade de bicicletas disponíveis é bastante limitada, por isso, se você tiver uma bicicleta como as citadas acima, pedimos por favor que a leve!

A saída do passeio é na Praça do Ciclista, bem próximo ao Metrô Consolação, e a Ciclofaixa de Lazer passa por diversas outras estações de Metrô das linhas verde e azul (veja aqui), onde você pode desembarcar e pedalar pela Ciclofaixa até a Praça.

Quando e onde

Domingo, 2 de dezembro de 2012

Concentração às 9h, saída às 11h.

Praça do Ciclista (veja mapa)

 

Virada Inclusiva

A Bicicletada Inclusiva é parte da 3ª Virada Inclusiva. Inspirada na Virada Cultural e na Virada Esportiva, o evento vai oferecer, nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, mais de 800 atividades de cultura, esporte e lazer em mais de 80 cidades do Estado de São Paulo, reunindo sempre pessoas com e sem deficiência.

Os locais e as atrações terão acessibilidade fĩsica e de comunicação, para que TODOS possam participar ou acompanhar as atividades em igualdade de condições.

A Virada Inclusiva é organizada em conjunto por órgãos públicos e instituições da sociedade civil, sob a coordenação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e contando com a participação voluntária de pessoas e grupos do mundo artístico e esportivo.

O Vá de Bike e o Bike Anjo apoiam essa pedalada. Vem com a gente fazer desse passeio uma grande festa!

3 comentários em “Bicicletada Inclusiva levará pessoas com deficiência para pedalar na Av. Paulista

  1. Nececito una bicicleta para discapacitado ya que ami me falta el miembro isquierdo casi que por completo yo soy de uruguay quiero que me digan si se puede conseguir en chuy brasil y cuato cuesta cual es el precio

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *