Passeio Cicloturístico Rota Márcia Prado 2012

Cerca de 6000 ciclistas são esperados para descer a Rota Márcia Prado, dia 9/12. E você, vai conosco? Veja dicas, fotos e mais informações.

No mês de dezembro, o Instituto CicloBR promove tradicionalmente a descida oficial da Serra do Mar pela Rota Cicloturística Márcia Prado, em direção ao litoral paulista. Nesse dia, milhares de ciclistas de várias cidades percorrem a Rota, que começa na cidade de São Paulo, passa pela Área de Proteção Ambiental Bororé-Colônia, por São Bernardo do Campo, Parque da Serra do Mar, Cubatão e, finalmente, Santos. E alguns ainda esticam até outras cidades!

A descida desse ano está sendo organizada pelo CicloBR para o dia 9 de dezembro, domingo.

Mais informações
Use nossa lista do que levar e não esqueça nada em casa!

Ciclo-oficina Mão na Roda dará apoio mecânico 

Bike Anjos darão apoio aos iniciantes

Dúvidas? Veja as respostas para as perguntas mais frequentes

Mapa da Rota Márcia Prado no Google Maps

Leia também
Saiba quem foi Márcia Prado 

Veja como foi a descida em 2011

Galeria de fotos do evento de 2011

A Rota Márcia Prado é uma sugestão de rota cicloturística feita pelo Instituto CicloBR, para que as autoridades criem um meio atraente e seguro para o ciclista chegar ao litoral paulista. O percurso é inspirado no trajeto da última viagem que a ciclista Márcia Prado realizou em vida.

O caminho é MUITO bonito, principalmente se você o fizer por inteiro, passando pela Ilha do Bororé. Há até duas passagens de balsa pela represa. É um passeio que vale muito a pena e vai ficar na sua memória para sempre.

Inscrições

Todos os anos, era necessário preencher um termo de responsabilidade na entrada do Parque da Serra do Mar (no início da Estrada de Manutenção), o que acabava por consumir tempo e causar filas em alguns momentos. Por isso, neste ano o Instituto CicloBR disponibilizou uma inscrição online para agilizar esse processo.

Ainda será possível participar sem ter feito a inscrição prévia, porém será necessário preencher o termo de responsabilidade na entrada do Parque. Para não perder tempo ali na entrada, recomendamos a todos que se antecipem fazendo a inscrição online. A participação é gratuita e a inscrição tem o objetivo apenas de organizar melhor o evento.

ATENÇÃO: INSCRIÇÕES PELO SITE ENCERRADAS!

Mas calma, isso não significa que você não possa participar! 😀 Apenas terá que fazer o cadastro e assinar o termo de responsabilidade no início da Estrada de Manutenção, para poder ter acesso ao Parque Estadual da Serra do Mar, em vez de poder antecipar online… :p

Participe!

Prepare sua bicicleta – com atenção especial aos freios – e participe do Passeio Cicloturístico da Rota Márcia Prado. É uma viagem que você não vai esquecer.

Este ano é esperada uma massa de mais de seis mil ciclistas. Junte-se a nós e vamos mostrar o quanto queremos essa rota estabelecida em definitivo e nos permitindo acessar o litoral com nossas bicicletas. Faça parte desta luta, para que possamos comemorar juntos quando a rota for aberta oficialmente!

Nos vemos pelo caminho!

 

O trajeto

A Rota Cicloturística Márcia Prado tem início oficialmente na estação Grajaú da CPTM. Aos domingos, o embarque de bicicletas é permitidos nos trens da CPTM e do Metrô durante todo o horário de funcionamento, permitindo poupar o esforço do caminho até o Grajaú.

Outro ponto de partida é a Ciclovia da Marginal Pinheiros, junto à estação Vila Olímpia, com uma saída simbólica às 7h da manhã. Você pode aproveitar e sair junto com a grande massa de ciclistas que partirá de lá nesse horário – e recomendo, será bem mais divertido! Os Bike Anjos estarão por lá também, descendo em grupo junto com os iniciantes em cicloturismo – saiba mais aqui.

Se você não quiser ou não conseguir sair com essa massa, não se preocupe: a rota estará toda sinalizada com placas brancas com setas amarelas. Voluntários do Instituto CicloBR estarão pelo caminho ajudando os participantes a se manterem no trajeto previsto.

A única preocupação é chegar até o Parque da Serra do Mar até as 15h: só será permitida a entrada no Parque até esse horário, para não haver risco de precisar pedalar dentro do parque à noite.

Por isso, a sugestão para quem está iniciando no Cicloturismo é sair logo às 7h da manhã, com a turma que sairá da entrada da Ciclovia Rio Pinheiros, para haver tempo suficiente de chegar ao parque com calma e sem forçar muito no pedal, guardando uma margem de segurança para resolver possíveis imprevistos que possam surgir no caminho. Além dos voluntários do CicloBR que estarão no trajeto, outros ciclistas poderão lhe ajudar. Somos todos um.

Na imagem acima, alguns dos mil participantes da primeira edição da RMP, em 2009, no início da Estrada de Manutenção da Imigrantes. Foto de Carlos Alkmin.

 

Há sempre camisetas comemorativas disponíveis para venda na entrada da estrada de manutenção, uma boa lembrança do desafio vencido. A renda é revertida pra o Instituto CicloBR.

Distância e grau de dificuldade

Partindo da estação Vila Olímpia, a rota tem cerca de 100km. Alternativamente, você pode fazê-la a partir da estação Grajaú, diminuindo o percurso para 80km, bastando embarcar com a bicicleta no trem até lá (Linha 9 – Esmeralda). É possível utilizar o Metrô, fazendo baldeação na estação Pinheiros (Linha 4 – Amarela).

Apesar de o litoral ficar “lá embaixo”, o trajeto é longo e há várias subidas, além de trechos de terra (que cansam mais que asfalto). O percurso pode ser considerado de dificuldade média para o cicloturismo.

 

Dicas para os iniciantes no cicloturismo

A rota é indicada para pessoas que já pedalam com certa regularidade e que não tenham nenhum problema físico. Uma boa maneira de saber se você conseguirá fazer o trajeto com tranquilidade é realizar um pedal na cidade de cerca de 40 quilômetros, em um tempo de 3 horas. Se conseguir fazer sem grandes dificuldades, é bem provável que esteja apto a percorrer o trajeto.

Recomendamos começar o passeio bem cedo, para fazer o trajeto com tranquilidade e tempo suficiente para chegar à entrada do parque, de forma que possam receber apoio tanto dos demais ciclistas como dos voluntários do CicloBR ao longo do trajeto, caso tenham algum problema.

Este ano haverá novamente o apoio do Fernando Bikes, que terá uma tenda de oficina mecânica para as quem estiver com algum problema na bicicleta. Ele estará em algum ponto estratégico dentro da APA Bororé – Colônia.

A oficina Mão na Roda também terá um ponto de apoio na Ciclovia Rio Pinheiros. Às 12h, os voluntários descem para passar ajudando quem tiver problemas no caminho. Saiba mais.

Os Bike Anjos descerão auxiliando os iniciantes, saindo às 7h da V. Olímpia e as 8h da estação Grajaú. Saiba mais.

 

Alguns trechos são bem escorregadios. Desça devagar e esteja com os freios em dia!

Como me preparar? O que levar? Como voltar?

Faça desde já uma revisão na sua bicicleta, principalmente nos freios. Se necessário, troque as sapatas/pastilhas por outras, novas e de boa qualidade, pois serão bem exigidas na descida da serra.

Na entrada do Parque da Serra do Mar, voluntários do Instituto CicloBR farão uma avaliação em cada bicicleta, verificando principalmente o sistema de freios; se não estiverem em boas condições, não será permitido que o ciclista acesse o parque, para evitar acidentes.

Leve uma câmara de ar reserva, mesmo que não saiba trocar. Você pode comprá-la em qualquer boa loja de bicicletas. Para evitar contratempos, recomendamos fortemente a instalação de fita anti-furo, disponível também em bicicletarias.

A maior parte do trajeto é de asfalto, mas há cerca de 20 quilômetros em estrada de terra. O ideal é que a bicicleta tenha pneus híbridos, já que o trecho de terra, se não estiver chovendo, pode ser percorrido com pneus de asfalto sem grandes problemas. Pneus totalmente cravados aumentam o arrasto e, consequentemente, o esforço.

Se você pretende passar a noite no litoral e precisa levar roupas, instale um bagageiro na bicicleta e coloque sua bagagem nele. Nas costas, leve no máximo uma mochila de hidratação. Levar muito peso na mochila pode deixar suas costas e ombros doendo.

As empresas de ônibus na rodoviária de Santos estão habituadas a transportar bicicletas e não criam caso com isso. Mas leve elásticos com ganchos (conhecidos como "aranhas") para que a bike não fique pulando dentro do bagageiro ao longo do caminho.

Se pretende voltar no mesmo dia, a sugestão é pegar um ônibus da rodoviária de Santos até o terminal Jabaquara, em São Paulo. Se você vier de fora da cidade, o melhor a fazer é estacionar o carro nas proximidades da estação Jabaquara e de lá seguir pedalando até a estação Vila Olímpia da CPTM. Mas não pedale pela Avenida dos Bandeirantes, use essa rota sugerida para ir até a estação. Por ela, você ainda vai conhecer a ciclofaixa de Moema, pois o trajeto passa por ela.

Se hidrate muito durante a viagem e alimente-se pelo caminho. Se você tiver uma mochila de hidratação, leve-a. Se não tiver, sugiro levar uma garrafa grande de água no bagageiro. Jamais pedale com sede ou com fome: são indicadores de que você passou da hora de se hidratar ou de se alimentar. Coma antes de sentir fome, beba antes de sentir sede.

Leve frutas secas, barras de cereais, géis de carboidrato ou mesmo um lanche, se for possível. Você vai sentir fome no caminho e não haverá onde comprar comida por um longo trecho. Tente levar algo salgado, nem que seja biscoito de polvilho. Se sentir fome, pare e se alimente. Se sentir sede e a água tiver acabado, peça um pouco para alguém. Não pedale com fome ou sede em hipótese alguma, o percurso é longo.

Leve protetor solar, pois você pedalará por horas. Leve também uma capa de chuva, pois é comum haver tempo úmido no topo da serra. Tudo que você levar na mochila deve ser embalado em sacolas plásticas para não molhar em caso de chuva. Leve ferramentas e, muito importante: uma câmara de ar reserva, que você pode comprar em qualquer loja de bicicletas!

Veja mais dicas aqui. Se ainda tiver dúvidas, mande um e-mail para rotamarciaprado@ciclobr.org.br e os voluntários do Instituto irão ajudar a esclarecê-las, ou envie sua pergunta na página do evento no FaceBook – e aproveite para confirmar sua presença, clicando em “participar”! 🙂

Mais informações na nossa lista de perguntas frequentes!

Nesse túnel, na estrada de manutenção, tem uma bica de água potável. É a terceira, na parede do lado direito. Foi um funcionário da Ecovias, que saía de carro desse túnel, quem nos indicou, na edição 2010. Fica a dica! 😉

Vai dar praia?

Se você descer cedo, consegue ainda curtir a praia. As cidades do litoral tem muitas ciclovias e você pode aproveitar para passar por elas, conhecer um restaurante bacana, tomar uma água de coco, colocar os pezinhos na areia. Você pode voltar no mesmo dia ou passar a noite em algum hotel ou pousada para curtir a praia no dia seguinte.

Só é importante comprar com antecedência a passagem da volta e ficar atento para não perder o horário do ônibus, pois muita gente estará voltando na mesma noite e os ônibus costumam lotar!

O cenário é muito bonito. E o melhor: de bicicleta, você pode parar em qualquer lugar para tirar fotos. Leve sua câmera!

Histórico

Rota Cicloturística Márcia Prado: driblando proibições

Em 2008, centenas de ciclistas tentaram realizar uma descida coletiva a Santos pela Estrada de Manutenção, que precisa ser acessada pela Rodovia dos Imigrantes. Embora utilizassem o acostamente e estivessem exercendo seu direito legal de uso da rodovia, foram arbitrariamente barrados pela Polícia Rodoviária, a pedido da Ecovias. Alguns poucos ciclistas conseguiram driblar a proibição e chegar à praia.

Em 2009, após longa negociação com órgãos públicos e contornando tentativas de proibição até a noite anterior à data programada, o Instituto CicloBR realizou um evento teste, sinalizando todo o trajeto proposto para a Rota Márcia Prado para demonstrar sua viabilidade e seu potencial. Publiquei muitas fotos do evento e do trabalho de sinalização, do qual participei ativamente. Mais de mil ciclistas chegaram ao litoral paulista, tornando o evento um sucesso e fazendo com que o CicloBR decidisse organizar anualmente um grande passeio cicloturístico por esse trajeto – mesmo quando a Rota finalmente for aberta em definitivo à população.

O único empecilho para a viabilização da Rota seria uma alternativa para que o ciclista que chega à Imigrantes possa acessar o Parque da Serra do Mar, já que a Ecovias continua insistindo em não permitir o trânsito de bicicletas na estrada. Veja aqui a argumentação utilizada para nos negar esse direito. Na descida anual, o Instituto CicloBR negocia uma permissão especial para que os ciclistas trafeguem pela Imigrantes, geralmente com escolta da Polícia Rodoviária. Portanto, é bom aproveitar essa oportunidade de conhecer a Rota!

 

Saiba mais

71 comentários em “Passeio Cicloturístico Rota Márcia Prado 2012

  1. Olá Galera!!

    Neste incrível passeio terá alguém que more aqui no Butanã, próximo à USP que pretenda voltar para SP no mesmo dia. Podemos voltar juntos.

    Valeu!!

    Thumb up 3 Thumb down 0

    1. Daniela estarei chegando com um pessoal de São Caetano do Sul na estação Pinheiros da CPTM as 6:30 e iremos pegar o trem sentido grajau, caso queira nos encontre por lá ok 77976917 / 995171821

      Thumb up 3 Thumb down 0

      1. Olá Nelson,

        Valeu pelo contato, mas acho que sairei daqui da Vila Olímpia (Ciclovia Pinheiros). Mas caso mude de ideia já anotei seus tels e qualquer coisa te ligo. Estou para fazer uma prova na USP e espero que eles não marquem para o dia 09/12 senão não conseguirei ir. Abraço!!

        Thumb up 1 Thumb down 0

  2. amigos vou sair do metro conceição como faço vou pela imigrantes …. pego ali a alça para ir a anchieta e ali no meio esta a saida para estrada de manutenção seria este o caminho ..até a entrada do parque

    Thumb up 0 Thumb down 1

    1. Peterson, ouvi dizer que no ano passado quem tentava ir direto pela Imigrantes a Polícia Rodoviária fazia voltar (o que não faz o menor sentido e é um desrespeito à lei, mas enfim). Esteja preparado para essa possibilidade. O ponto onde a gente sai do trecho de trilha para entrar na Imigrantes é antes da interligação.

      Thumb up 3 Thumb down 0

    2. Peterson, boa tarde!!! Você pode utilizar o metrô e ir até a estação Berrini ou Grajaú. No domingo a entrada de bike é permitida a partir das 6H da manhã.

      Thumb up 2 Thumb down 2

  3. William, vou sair do Rio com amigos para participar da Rota Márcia Prado, mas não temos conhecimento de um bom lugar para nos hospedar de Sábado para Domingo, que seja próximo ao local de saída na Vila Olímpia e que seja por um preço bacana tb?

    Pela experiência das edições anteriores, vc conhece algum lugar ou pessoa que possa nos ajudar?

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Leo, não tenho hotel para recomendar, mas aviso que ali naquela região quase todos são caros. O negócio é dar uma pesquisada pelo Google Maps mesmo e sair ligando para ver se conseguem fechar um pacote mais em conta.

      Thumb up 1 Thumb down 0

    2. Leo Novarino,

      Conforme o William Cruz disse os hotéis próximos à estação Vila Olímpia são muito caros.

      Na região do Autódromo de Interlagos (Av. Interlagos e Av. Senador Teotônio Vilela) existem diversos hotéis de baixo custo. Eles cobram algo em torno de 50 a 70 reais (per noite). Pesquise e visualize como são essas ruas no trecho próximo ao Autódromo de Interlagos, através do Google Maps.

      Assim você poderá acompanhar os ciclistas a partir da estação Grajaú, que faz parte do trajeto inicial do passeio.

      Thumb up 3 Thumb down 0

    3. Léo, bom dia!
      Moro aproximadamente uns 5km (de reta/15min de bike) da Estação Vila Olímpia CPTM e ao lado da minha casa tem uma Pousada “AERO HOSTEL” onde tem quartos com diárias que cabem perfeitamente no bolso de um ciclista.
      Como irei para a “ROTA MÁRCIA PRADO” com alguns amigos, podemos sair todos juntos.
      Seguem os contatos “AERO HOSTEL”:
      Nida e/ou Beto
      Fone:(11)5031.7719
      E-mail: aerohostelpousada@hotmail.com

      Thumb up 1 Thumb down 0

  4. IMPERDÍVEL!!!!!!!!
    ANO PASSADO FIZ O PASSEIO FOI MARAVILHOSO.
    NÃO DEIXE DE PARTICIPAR.
    SOU DO INTERIOR DE SP 600KM PRESIDENTE PRUDENTE, ESTAMOS FRETANDO UM ONIBUS, VAMOS EM 35 CICLISTAS.
    ABRAÇOS
    ANDRÉ

    Thumb up 3 Thumb down 0

  5. Sou da equipe Johnnie Bikers e a equipe começou qdo fizemos o primeiro Bike Tour e na sequencia a rota Marcia Prado em 2010 e posso dizer que esse passeio pela serra do mar é o melhor de todos, ja fizemos trilhas na serra do Japi em Jundiaí, ja fomos para Paranápiacaba, mas essa descida pelo meio da serra é a melhor, tem duas subidas de 1ªmarcha e um trecho de 5 km de pura descida, eu recomento a todos.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  6. Muito bom essa iniciativa dos criadores desta rota. A cidade de São Paulo precisa de mais saúde e através da bicicleta com certeza iremos conseguir e com isso dar uma boa amenizada do transito porem temos que ter força e apoio por isso eu dou meus parabéns a todos membros organizadores desta grande iniciativa no ciclismo paulista…..

    Thumb up 1 Thumb down 0

  7. Estou muito ansioso com esse passeio. o ano passado quase que eu fui mas fiquei sabendo encima da hora foi triste pra mim quando passei no terminal grajau no dia do passeio e vi todos se preparando para descer, mas este ano não passa.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  8. Ainda não fiz esta rota com esta configuração, mas participei de uma pedalada histórica há uns dez anos atrás da turma da lista bikeonelist saindo de Santo André, onde tivemos que fugir dos guardas e passar as bikes com cordas em um buraco de erosão enorme. Depois descemos a calçada do Lorena. Foi uma das pedaladas mais legais que já fiz, entre outras.

    Thumb up 3 Thumb down 0

    1. Boa tarde Alvaro.

      Sempre quis descer a serra por essa rota, a calçada do Lorena, saberia me dizer se ainda é possível ou me indicar alguém que conhece a trilha??

      Abraços

      Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *