Mapa colaborativo indicam serviços do Sistema Cicloviário de Recife

Ferramenta online gerencia atividades dos cicloativistas de Recife

O Cicloação foi criado para convergir as informações e otimizar ações dos ciclistas de Recife.

 

Leia também
Cidadãos ocupam ciclofaixa em Recife
para impedir sua retirada

Governo de Pernambuco lança pacote
abrangente de incentivos à bicicleta

Aracaju de bicicleta, um caso de amor

Bicicleta em Manaus, uma realidade
cada vez melhor

Conhecendo de bike a região de Maceió

Está disponível na internet uma ferramenta colaborativa de gerenciamento das atividades dos cicloativistas de Recife, chamada de “Cicloação”. O site permite que qualquer pessoa participe da construção de informações coletivas, documentos, mapas, vídeos e eventos relacionados ao tema da mobilidade urbana e uso da bicicleta na capital de Pernambuco, bem como propor novas ações, reivindicar algo ou instruir alguém. É possível até divulgar bondes para a Bicicletada de Recife e ver os últimos percursos feitos pelo movimento.

Para participar, entre em contato com o grupo através do email: cicloacao@gmail.com

Todas as ações e eventos podem ser cadastrados no site. “A ideia será discutida no grupo de emails ou em algum outro local. Talvez demore para ser posta em prática, depende de todos nós para ela acontecer. O importante é que a ação não seja perdida no esquecimento”, diz o site do Cicloação.

Em nota escrita em referência à matéria do G1 que responsabiliza o Cicloação por passeios ciclísticos em homenagem e protestos nas ruas da cidade, os membros do grupo afirmam que “essas ações possuem corpo maior que o Cicloação e são organizadas por cicloativistas como um todo, não necessariamente participantes do grupo. Isso tem acontecido com a Bicicletada, em que insistem em nomear alguém como dono, coordenador, líder, e vem acontecendo com o Cicloação também. Cabe a nós apenas informar posteriormente o erro”, diz o texto escrito por Daniel Valença, demonstrando mais uma vez o desconhecimento da mídia em relação aos movimentos horizontais e sem liderança que acontecem pelo Brasil.

Documentos

Mapa colaborativo indica serviços do Sistema Cicloviário de Recife

Por meio do Cicloação é possível criar documentos colaborativos, preenchendo formulário do próprio site ou compartilhando o arquivo no Google Docs com o cicloacao@gmail.com. A partir daí, quando possível, o documento será disponibilizado para que todos contribuam e insiram suas ideias. Atualmente já existem documentos abertos à participação popular. Os já finalizados ficam disponíveis apenas para consulta.

Mapas

Outra possibilidade da ferramenta é o cadastro de mapas, via Google Maps, contendo informações úteis e serviços de interesse ao ciclista para complementar o Sistema Cicloviário do Recife. Entre os materiais já disponibilizados na sessão, estão: o de acidentes envolvendo ciclistas (com morte ou não), as ciclofaixas plausíveis e sugeridas, densidade de deslocamentos de bicicleta, previsão do Plano de Mobilidade, entre outros.

É de Recife? Então colabore e ajude a alimentar a cena cicloativista da cidade!

Assista ao vídeo da ação conhecida como Ciclofaixa Cidadã, onde moradores do Recife sinalizaram o asfalto da Av. Rosa e Silva indicando a presença de ciclistas na via. Uma ação feita pela sociedade civil, demonstrando os interesses reais do Poder (do) Público.

Visite a página do Youtube do Cicloação e veja os vídeos já disponíveis de ações dos ciclistas de Recife

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *