Foto: Divulgação

Frase infeliz de Tiago Leifert gera reação nas redes sociais

Fortes críticas têm sido feitas a um comentário de Leifert no Globo Esporte, que demonstraria que ele não considera ciclismo um esporte de verdade.

Apresentador do Globo Esporte teria dito que ciclismo não é esporte de verdade, ao contrário do futebol. Foto: Divulgação
Leia também
Tiago Leifert responde à polêmica sobre ciclismo

Entrevista de Lance Armstrong desaponta,
mas trará consequências

“Lance Armstrong merece ser esquecido”,
declara presidente da UCI

Fortes críticas têm sido feitas nas redes sociais ao apresentador Tiago Leifert, por um comentário que ele teria feito durante o Globo Esporte do dia 18 de janeiro de 2013. Após apresentar o andamento do caso de Lance Armstrong, o apresentador teria dito “agora vamos falar de esporte de verdade”, dando sequência às notícias sobre futebol.

>> Atualizado: Veja as respostas de Tiago Leifert a essa polêmica <<

A frase provocou a ira de muitos ciclistas e fãs do esporte de duas rodas. Diversos perfis e fan pages dedicadas à bicicleta publicaram críticas bastante pesadas ao apresentador, ao programa e à própria Rede Globo. Uma das críticas, em uma fan page sobre ciclismo, havia ultrapassado os dois mil compartilhamentos na tarde da segunda 21.

O Vá de Bike perguntou aos leitores, em sua fan page, se o apresentador havia mesmo dito isso e se eles haviam assistido o programa, dando espaço para que manifestassem sua opinião. As respostas foram variadas, algumas bastante rancorosas. Houve quem questionasse a prioridade dada ao futebol pela emissora: “é onde está a grana”, comentou um leitor. Uma leitora conta que, quando ouviu isso começou a “gritar em casa de ódio”. “Surtei quando ouvi o que ele disse na TV”, disse ela, completando: “eu até gostava dele, agora eu acho ele um otário”.

Há também quem tenha entendido de outra forma: o apresentador teria se referido ao esportista e não ao esporte, como uma crítica ao caso de doping. “A má interpretação do [que] foi dito no programa está gerando uma corrente difamatória irresponsável”, dizia um comentário. “Talvez o contexto dele tenha sido no sentido de falar do esporte de verdade e não mais continuar na questão do doping”, explicou outro.

Mas as justificativas de alguns não convenceram (nem acalmaram) a todos. As críticas continuam surgindo e o assunto tem viralizado, com um viés bastante negativo para o apresentador e a emissora. A página de Leifert no Facebook tem recebido inúmeras manifestações, questionando o profissionalismo do apresentador e seus conhecimentos esportivos.

Vídeo

Procuramos no site do Globo Esporte o vídeo em que Tiago Leifert teria proferido a frase polêmica, sem conseguir encontrá-lo. Mas isso não significa necessariamente que a frase não tenha sido dita: há gente demais afirmando tê-la ouvido para que seja um simples equívoco de quem assistia o programa.

O Vá de Bike entrou em contato com a Rede Globo por volta do meio-dia de 21 de janeiro, para obter um posicionamento da emissora e, se possível, do apresentador. Recebemos a informação de que “se ele disse, está nos vídeos na internet”, mas pedimos um esclarecimento mesmo assim. Até o fechamento desta matéria, às 19h da segunda 21, não obtivemos o retorno solicitado.

Estamos abertos para publicar nesta página um posicionamento da emissora ou do apresentador, quando (e se) surgir.

106 comentários em “Frase infeliz de Tiago Leifert gera reação nas redes sociais

  1. O apresentador foi infeliz no texto, mas fiquei com a impressão de que se referia ao doping e não ao ciclismo.
    Nunca é demais lembrar que a maioria dos outros esportes, incluindo aí o ciclismo, só parece existir em ano de olimpíada.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. Esse tiago.. Nada mais é do que um humorista que se acha apresentador… Digno da emissora idiota na qual desempenha seu papel ridiculo de “gaiato“!!!

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 3

  3. Concordo com alguns comentários que a Globo manipula e influencia muitas situações, mas vale lembrar que ela faz a cobertura da volta ciclista de SP há alguns anos, promove provas de ciclismo em rampas e etc…
    Evito assistir alguns programas mas dessa vez concordo com outros comentários que a frase era para o ciclista(Lance) e não para todos ciclistas, muito menos para o ciclismo.

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  4. Pode ter se referido ao doping, que suja o esporte, porém, como se expressou, se assim o fez, provocou o entendimento de desmerecimento do ciclismo, que sem dúvida é um esporte muito mais conceituado do que o futebol!

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 5

  5. Que esporte essa figura pratica mesmo? Acho que esse apresentador que ser engraçado, não é a primeira vez que ele fala besteira, não tem perfil de apresentador de esporte. O apresentador de esporte tem que ser imparcial não só com time, mas também com qualquer modalidade de prática esportiva.

    Polêmico. O que acha? Thumb up 6 Thumb down 5

  6. Primeiro fato – futebol dá mais dinheiro, mais ibope, portanto todos os outros esportes são tratados dessa forma. Absurdo.
    Segundo Fato – Esse apresentador tem o hábito de falar demais, tentando ser engraçado de maneira forçada e acaba criando essas situações desagradáveis. Não é desculpa, deveria pensar mais antes de falar, mas aí, quem sabe, a cabeça começa a doer demais.
    Terceiro fato – espero que esse lance do Lance sirva para algo no futuro. Vencer, Dinheiro e Fama levam o esporte ao fundo do poço. F1, Futebol, e tantos outros exemplos assim… Palhaçada.

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 2

  7. Se isso realmente foi dito, sinceramente, eu acho que foi mais uma falta de cuidado na hora de se expressar do que uma crítica ao esporte. Temos que dar um voto de confiança antes de sair criticando sem nenhum pudor.

    Thumb up 5 Thumb down 2

  8. Boa noite.
    Sei que a minha opção é um pouco radical, mas é por estas e outras que há alguns anos me recuso a assistir qualquer programa da Rede Globo.
    Não é por uma frase infeliz, já que qualquer emissora está sujeita a isto. Mas pelo fato de a Globo manipular os interesses comerciais, vislumbrar apenas o que lhe aufere mais lucro, sem uma preocupação social ou educativa, além de se reservar o direito de arbitrar o que ou não o brasileiro comum deve assistir na sua grade.
    Os poucos programas que realmente mereceriam ser assistidos na Rede Globo não compensam os efeitos perniciosos da maior parte da programação. Em sua grande maioria os programas da Rede Globo são um acinte à inteligência.
    Eu, sinceramente, cansei de me indignar e me revoltar com o que acontece na tv aberta – salvo raras exceções – principalmente na Globo. Resolvi adotar uma postura propositiva: não assisto a ditos canais, com mais veemência a Globo.
    Quando alguém me critica falando que a Rede Globo não precisa de mim eu arguo que, em contrapartida, eu também não preciso dela. Se mais pessoas adotassem esta postura, talvez aí sim haveria mais respeito por parte de dita emissora.
    Parabéns pelo blog.

    Comentário bem votado! Thumb up 46 Thumb down 4

  9. Eu assisti ao programa e afirmo que ele proferiu a “bela” frase. Entendo que ela possa ter querido referir-se ao mau exemplo de esportista por conta do caso de doping, mas, de todo modo, foi uma frase muito infeliz até porque o futebol é bem menos fiscalizado em relação a isso e já houve inúmeros casos…

    Comentário bem votado! Thumb up 16 Thumb down 4

  10. Também acho que pegaram uma frase fora do contexto para gerar discórdia. Não precisa ver o vídeo para entender que o comentário do Tiago é sobre o Armstrong e não ao ciclismo no geral.

    Comentário bem votado! Thumb up 15 Thumb down 3

  11. Assisti esse programa e também entendi como uma crítica ao doping do Armstrong, principalmente pelos comentários que ele fez antes da matéria. Essa frase tirada de contexto acaba gerando uma interpretação bem diferente da que ele passou no ar, onde dava pra sentir no próprio tom de voz que ele não estava fazendo piadinha com o ciclismo mas expressando uma revolta com toda a questão do doping.

    Realmente acho que polemizar em cima de uma frase tirada de contexto não é produtivo para ninguém e não acrescenta muita coisa.

    Comentário bem votado! Thumb up 48 Thumb down 10

    1. Parabéns Joaquim pela lucidez da resposta. Não creio que o Tiago fosse fazer um comentário jocoso ao ciclismo. Penso o ciclismo já conquistou seu espaço no Brasil e aos poucos esse espaço irá alargando com uma atitude positiva dos ciclistas mesmo diante de um episódio triste como o de Armstrong.

      Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 3

  12. Nem vale a pena polemizar por isso, o apresentador é um idiotinha que está lá porque tem parente na diretoria da emissora.

    Comentário bem votado! Thumb up 32 Thumb down 6

    1. Parente este que é nada mais, nada menos, que o pai do pequeno Tiago. Pai este que por sua vez é diretor comercial na Globo. Ou seja, alguém tão babaca e incompetente como ele só está lá por isto.

      Polêmico. O que acha? Thumb up 7 Thumb down 5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *