Foto: Divulgação

Frase infeliz de Tiago Leifert gera reação nas redes sociais

Fortes críticas têm sido feitas a um comentário de Leifert no Globo Esporte, que demonstraria que ele não considera ciclismo um esporte de verdade.

Apresentador do Globo Esporte teria dito que ciclismo não é esporte de verdade, ao contrário do futebol. Foto: Divulgação
Leia também
Tiago Leifert responde à polêmica sobre ciclismo

Entrevista de Lance Armstrong desaponta,
mas trará consequências

“Lance Armstrong merece ser esquecido”,
declara presidente da UCI

Fortes críticas têm sido feitas nas redes sociais ao apresentador Tiago Leifert, por um comentário que ele teria feito durante o Globo Esporte do dia 18 de janeiro de 2013. Após apresentar o andamento do caso de Lance Armstrong, o apresentador teria dito “agora vamos falar de esporte de verdade”, dando sequência às notícias sobre futebol.

>> Atualizado: Veja as respostas de Tiago Leifert a essa polêmica <<

A frase provocou a ira de muitos ciclistas e fãs do esporte de duas rodas. Diversos perfis e fan pages dedicadas à bicicleta publicaram críticas bastante pesadas ao apresentador, ao programa e à própria Rede Globo. Uma das críticas, em uma fan page sobre ciclismo, havia ultrapassado os dois mil compartilhamentos na tarde da segunda 21.

O Vá de Bike perguntou aos leitores, em sua fan page, se o apresentador havia mesmo dito isso e se eles haviam assistido o programa, dando espaço para que manifestassem sua opinião. As respostas foram variadas, algumas bastante rancorosas. Houve quem questionasse a prioridade dada ao futebol pela emissora: “é onde está a grana”, comentou um leitor. Uma leitora conta que, quando ouviu isso começou a “gritar em casa de ódio”. “Surtei quando ouvi o que ele disse na TV”, disse ela, completando: “eu até gostava dele, agora eu acho ele um otário”.

Há também quem tenha entendido de outra forma: o apresentador teria se referido ao esportista e não ao esporte, como uma crítica ao caso de doping. “A má interpretação do [que] foi dito no programa está gerando uma corrente difamatória irresponsável”, dizia um comentário. “Talvez o contexto dele tenha sido no sentido de falar do esporte de verdade e não mais continuar na questão do doping”, explicou outro.

Mas as justificativas de alguns não convenceram (nem acalmaram) a todos. As críticas continuam surgindo e o assunto tem viralizado, com um viés bastante negativo para o apresentador e a emissora. A página de Leifert no Facebook tem recebido inúmeras manifestações, questionando o profissionalismo do apresentador e seus conhecimentos esportivos.

Vídeo

Procuramos no site do Globo Esporte o vídeo em que Tiago Leifert teria proferido a frase polêmica, sem conseguir encontrá-lo. Mas isso não significa necessariamente que a frase não tenha sido dita: há gente demais afirmando tê-la ouvido para que seja um simples equívoco de quem assistia o programa.

O Vá de Bike entrou em contato com a Rede Globo por volta do meio-dia de 21 de janeiro, para obter um posicionamento da emissora e, se possível, do apresentador. Recebemos a informação de que “se ele disse, está nos vídeos na internet”, mas pedimos um esclarecimento mesmo assim. Até o fechamento desta matéria, às 19h da segunda 21, não obtivemos o retorno solicitado.

Estamos abertos para publicar nesta página um posicionamento da emissora ou do apresentador, quando (e se) surgir.

106 comentários em “Frase infeliz de Tiago Leifert gera reação nas redes sociais

  1. Nunca gostei deste apresentador.. Ele é muito fraco e metido. Assim como toda a cúpula da Globo. Mas neste contexto, vou acompanhar o que disse o Joaquim nos comentários de 19.01; Não vamos polemizar pois ele falou num contexto ruim para o esporte Ciclismo

    Thumb up 3 Thumb down 1

  2. Não assistir a matéria – por sinal estava pedalando de Belém ao Distito de Mosqueiro, uma praia de rio, muito apreciada pelos paraenses e turistas, percusso de 157km, ida e volta.
    Na minha opinião a emissora tem preferencia explicita pelo FUTEBOL, deixando o esporte amador a mingua em suas programações diárias, o que reflete a opinião de seus locutores e quem comanda a emissora. Opinião infeliz do apresentador esportivo!!!

    Thumb up 1 Thumb down 2

    1. As emissoras vão onde o dinheiro está, e aqui no Brasil o dinheiro está no futebol, na novela… quem deixa o esporte amador a míngua são as confederações que recebem grana do governo e dos atletas e não dão retorno algum para a modalidade.

      Para acompanhar modalidades como o Ciclismo, Tenis de Mesa, Handball só mesmo em canais pagos, onde a programação é de nicho e não de massa. A frase do apresentador da Globo é um ato insignificante. Não vai nem acrescentar e nem diminuir em nada a reputação da modalidade. Quem está jogando a reputação da modalidade no lixo é o Lance Armostrong e esse é o verdadeiro problema.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Não assisti à matéria e apenas acompanho a polêmica pelos comentários e postagens correlatas.
    Independente do móvel do comentário é preciso rever o espaço dado somente para ao futebol na TV brasileira, e ainda mais a forma como ela é abordada e oportunizada dentro dos telejornais. Antes havia um bloco ou programa específico para o esporte, hoje ele permeia todo o telejornal, sendo oferecido em doses menores em todos os blocos. Tenho observado que sempre após uma matéria polêmica ou relevante é colocado informações esportivas, na esmagadora maioria sobre futebol. Hoje pela manhã eu assistia o jornal da Globo e após a matéria sobre o cáos na saude pública de uma capital do Nordeste, tão crítica que havia parto sendo feito no chão da recepção de uma maternidade da cidade, foi colocado uma matéira sobre o início dos campeonatos regionais de futebol. Percebe-se a mudança imadiata de humor e tom dos apresentadores, como se a pouco não tivesse sido apresentado um assunto indgnante e sério.

    Fica a reflexão para um povo que acorda de madrugada para reclamar ou apaludir seu time no aeroporto mas não protesta nas assembléias e casas governamentais a sua falta de condições mínimas de cidadania.

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 1

  4. Fico impressionado com tanta polêmica…

    Tem fanáticos até no ciclismo….

    Bem,

    Não podia ser diferente…

    Radicalismo existe em qualquer grupo de pessoas.

    Polêmico. O que acha? Thumb up 8 Thumb down 11

  5. Não vi o trecho do Globo Esporte, mas também penso que ele tenha falado no tom “Vamos falar de esporte, sem trapaças”. Podia ter vindo uma matéria sobre Bocha, Asa-delta, Trekking, mas veio futebol e o povo ficou nesse ouriçamento todo.

    E, mesmo que ele não considere o ciclismo “um esporte de verdade”, não vai admitir isso agora, de jeito nenhum, mesmo sendo direito dele pensar assim.

    Polêmico. O que acha? Thumb up 5 Thumb down 4

  6. Eu acredito realmente que ele quis dizer esporte de verdade referindo ao futebol mesmo, futebol da dinheiro pra rede globo, pra eles é tudo que interessa.

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 3

  7. Parabens hein??? Otimo profissional!! o mínimo que ele devia fazer é pedir desculpas em público, mesmo que não fosse o texto dele! nem que fosse pela porcaria do twitter dele!
    Isso é uma falta de respeito não só com o ciclismo, mas os outros esportes tb!!

    Polêmico. O que acha? Thumb up 7 Thumb down 4

  8. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 6 Thumb down 21

    1. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

      Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 2 Thumb down 10

      1. Sérgio, só modero comentários com palavrões. Não se faça de desentendido. Veja quantos comentários com opiniões diversas há aqui – inclusive a sua, mesmo sendo preconceituosa e sem cabimento. E não atribua ao texto uma opinião que não foi omitida.

        Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 1

  9. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 4 Thumb down 13

    1. aff Cristian, se quer se mostrar intelectual “demasiado”, escreva um diario e se feche nisso, oq o Brasil mais têm são pessoas q se acham melhores q as outras.

      Polêmico. O que acha? Thumb up 5 Thumb down 4

      1. ?!?

        Onde quis me mostrar um intelectual “demasiado”, seja lá o que isso signifique? Onde quis me achar melhor que alguém?

        E principalmente, onde está o erro do meu argumento?

        O que o Brasil tem são pessoas que não sabem argumentar. As pessoas tem “opiniões”, e consideram estas sagrada, intocáveis. Se contestadas, se defendem dizendo “é minha opinião”, como se opiniões não precisassem de respaldo em fatos pra serem válidas. Aí vale tudo, até mesmo distorcer e/ou ignorar os fatos, como o FATO de que a ÚNICA interpretação correta da frase do MALA do Leifeirt é de que ele se referia ao doping. E se alguém acusar essas distorções, é um metido a intelectual, um cara que não respeita opiniões, e por aí vai.

        PS: Note que eu acho que ele é um MALA, algo subjetivo, mas nem por isso vou distorcer a verdade objetiva da correta interpretação de um texto para atingi-lo.

        Quanto a minha frase, repito: onde está o problema dela? Algum problema objetivo, falha no meu argumento, ou apenas um pré-conceito subjetivo quanto ao modo que me expresso? Se existir, aponte que eu me retratarei, corrijo o que for.

        Ou fosse atingido pela minha crítica a falta de capacidade de interpretação de textos, o que é um problema real e gravíssimo no país, não só por culpa das pessoas, mas principalmente por um sistema de educação precário e falta de incentivo a leitura? Se foi, saiba que não acho que a culpa da incapacidade de interpretar textos é culpa ou inferioridade de alguém, mas nem por isso deixo de criticar e apontar esse problema real e especialmente dar um “sacode” em gente inteligente que SEI que tem potencial pra pensar um pouco mais sobre o que lê(ouve), como o público de um blog sobre o tema ciclo-ativismo. Não iria fazer a crítica da mesma forma se achasse que estava falando com pessoas que não receberam a bagagem necessária para formular um raciocínio mais lógico. Tem muita gente que tem problema com isso pela educação precária que recebeu, mas também tem muita gente que é preguiçosa mesmo, deixou a capacidade de raciocinar adormecer e é levado pela corrente consumindo e regurgitando qualquer baboseira que lhe agrade. E criticando quem não entra na corrente também.

        No mais, descarto sua sugestão de que devo me calar. Pois creio que precisamos é mais de oposição de idéias, e menos correntes de estupidez cega. Por isso, seja qual for sua opinião sobre o assunto, defendo o direito de qualquer um falar, por mais absurdo que possa ser o argumento, e me ofenderei sempre que alguém sugerir que um argumento, opinião ou crítica deve ser calada.

        Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

    2. Cristian, achei seu comentário muito acertado… principalmente quanto ao item “complexo de vira-lata”…

      Hoje em dia, as pessoas já começam a retransmitire, twittar e disseminar qualquer comentário que “ouvem falar” mas não sabem em que contexto a frase foi dita…

      Mostra que tem mais gente no mundo com disposição à criticar sem ter fundamentos, do que ler e ponderar sobre os argumentos… Mesmo porque você não disse nada de mais…

      A votação negativa para a sua mensagem mostra quantos “vira-latas” existem por aí….

      Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  10. Ele não está totalmente errado…

    O ciclista usa substâncias dopantes, a organização mundial encobre enquanto lhe é interessante pois precisa dos grandes nomes nos grandes eventos, os organizadores dos grandes eventos encobrem porque também é interessante manter os atletas participando das provas, fazem um acordo de cavalheiros e depois que exploram a imagem das estrelas, jogam na lama…. no Brasil a CBC encobre um doping de 11 atletas para renovar um contrato com o Banco do Brasil, isso sai na mídia e com certeza ele sabe disso, a CBC contrata/paga pessoas diretores da entidade (estatutariamente proibidos de serem remunerados) como técnicos com salários “esquisitos”, as empresas que a CBC licita para compra de bicicletas são da família, pagam as bicicletas, mas não entregam além de estarem 200% acima do valor de mercado (http://180graus.com/aquiles-nairo/tcu-pesquisa-bicicleta-houston-e-condena-presidente-da-cbc-536629.html) Este final de semana, de 27 estados do Brasil, 21 votaram a favor da atual gestão mesmo com tantas irregularidades…. Amo o ciclismo e acho qeue ele foi infeliz no comentário, mas… Me desculpem a sinceridade ele só esqueceu de dizer de onde estava falando. “Agora vamos falar de um esporte de verdade…(teria que ter concluído) Porque o ciclismo no Brasil não é só uma mentira, é uma fuleiragem de quinta categoria”…Abraços…

    Comentário bem votado! Thumb up 11 Thumb down 0

    1. excelente comentário, o ciclismo realmente tem uma politicagem e tudo isso é verdade e fora outras coisas mais que acaba passando despercebido…mas a cbf também existe muita corrupção, lavagem de dinheiro, e outras modalidades acontece o mesmo!

      Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *