Frase infeliz de Tiago Leifert gera reação nas redes sociais
Fortes críticas têm sido feitas a um comentário de Leifert no Globo Esporte, que demonstraria que ele não considera ciclismo um esporte de verdade.
Leia também |
---|
Tiago Leifert responde à polêmica sobre ciclismo Entrevista de Lance Armstrong desaponta, “Lance Armstrong merece ser esquecido”, |
Fortes críticas têm sido feitas nas redes sociais ao apresentador Tiago Leifert, por um comentário que ele teria feito durante o Globo Esporte do dia 18 de janeiro de 2013. Após apresentar o andamento do caso de Lance Armstrong, o apresentador teria dito “agora vamos falar de esporte de verdade”, dando sequência às notícias sobre futebol.
>> Atualizado: Veja as respostas de Tiago Leifert a essa polêmica <<
A frase provocou a ira de muitos ciclistas e fãs do esporte de duas rodas. Diversos perfis e fan pages dedicadas à bicicleta publicaram críticas bastante pesadas ao apresentador, ao programa e à própria Rede Globo. Uma das críticas, em uma fan page sobre ciclismo, havia ultrapassado os dois mil compartilhamentos na tarde da segunda 21.
O Vá de Bike perguntou aos leitores, em sua fan page, se o apresentador havia mesmo dito isso e se eles haviam assistido o programa, dando espaço para que manifestassem sua opinião. As respostas foram variadas, algumas bastante rancorosas. Houve quem questionasse a prioridade dada ao futebol pela emissora: “é onde está a grana”, comentou um leitor. Uma leitora conta que, quando ouviu isso começou a “gritar em casa de ódio”. “Surtei quando ouvi o que ele disse na TV”, disse ela, completando: “eu até gostava dele, agora eu acho ele um otário”.
Há também quem tenha entendido de outra forma: o apresentador teria se referido ao esportista e não ao esporte, como uma crítica ao caso de doping. “A má interpretação do [que] foi dito no programa está gerando uma corrente difamatória irresponsável”, dizia um comentário. “Talvez o contexto dele tenha sido no sentido de falar do esporte de verdade e não mais continuar na questão do doping”, explicou outro.
Mas as justificativas de alguns não convenceram (nem acalmaram) a todos. As críticas continuam surgindo e o assunto tem viralizado, com um viés bastante negativo para o apresentador e a emissora. A página de Leifert no Facebook tem recebido inúmeras manifestações, questionando o profissionalismo do apresentador e seus conhecimentos esportivos.
Vídeo
Procuramos no site do Globo Esporte o vídeo em que Tiago Leifert teria proferido a frase polêmica, sem conseguir encontrá-lo. Mas isso não significa necessariamente que a frase não tenha sido dita: há gente demais afirmando tê-la ouvido para que seja um simples equívoco de quem assistia o programa.
O Vá de Bike entrou em contato com a Rede Globo por volta do meio-dia de 21 de janeiro, para obter um posicionamento da emissora e, se possível, do apresentador. Recebemos a informação de que “se ele disse, está nos vídeos na internet”, mas pedimos um esclarecimento mesmo assim. Até o fechamento desta matéria, às 19h da segunda 21, não obtivemos o retorno solicitado.
Estamos abertos para publicar nesta página um posicionamento da emissora ou do apresentador, quando (e se) surgir.
Nunca gostei deste apresentador.. Ele é muito fraco e metido. Assim como toda a cúpula da Globo. Mas neste contexto, vou acompanhar o que disse o Joaquim nos comentários de 19.01; Não vamos polemizar pois ele falou num contexto ruim para o esporte Ciclismo
3 1
mi mi mi
Comentário bem votado! 4 0
Não assistir a matéria – por sinal estava pedalando de Belém ao Distito de Mosqueiro, uma praia de rio, muito apreciada pelos paraenses e turistas, percusso de 157km, ida e volta.
Na minha opinião a emissora tem preferencia explicita pelo FUTEBOL, deixando o esporte amador a mingua em suas programações diárias, o que reflete a opinião de seus locutores e quem comanda a emissora. Opinião infeliz do apresentador esportivo!!!
1 2
As emissoras vão onde o dinheiro está, e aqui no Brasil o dinheiro está no futebol, na novela… quem deixa o esporte amador a míngua são as confederações que recebem grana do governo e dos atletas e não dão retorno algum para a modalidade.
Para acompanhar modalidades como o Ciclismo, Tenis de Mesa, Handball só mesmo em canais pagos, onde a programação é de nicho e não de massa. A frase do apresentador da Globo é um ato insignificante. Não vai nem acrescentar e nem diminuir em nada a reputação da modalidade. Quem está jogando a reputação da modalidade no lixo é o Lance Armostrong e esse é o verdadeiro problema.
1 0
Não assisti à matéria e apenas acompanho a polêmica pelos comentários e postagens correlatas.
Independente do móvel do comentário é preciso rever o espaço dado somente para ao futebol na TV brasileira, e ainda mais a forma como ela é abordada e oportunizada dentro dos telejornais. Antes havia um bloco ou programa específico para o esporte, hoje ele permeia todo o telejornal, sendo oferecido em doses menores em todos os blocos. Tenho observado que sempre após uma matéria polêmica ou relevante é colocado informações esportivas, na esmagadora maioria sobre futebol. Hoje pela manhã eu assistia o jornal da Globo e após a matéria sobre o cáos na saude pública de uma capital do Nordeste, tão crítica que havia parto sendo feito no chão da recepção de uma maternidade da cidade, foi colocado uma matéira sobre o início dos campeonatos regionais de futebol. Percebe-se a mudança imadiata de humor e tom dos apresentadores, como se a pouco não tivesse sido apresentado um assunto indgnante e sério.
Fica a reflexão para um povo que acorda de madrugada para reclamar ou apaludir seu time no aeroporto mas não protesta nas assembléias e casas governamentais a sua falta de condições mínimas de cidadania.
Comentário bem votado! 9 1
Esse tipo de polemica não leva a lugar nenhum. É só perda de tempo.
2 4
Fico impressionado com tanta polêmica…
Tem fanáticos até no ciclismo….
Bem,
Não podia ser diferente…
Radicalismo existe em qualquer grupo de pessoas.
Polêmico. O que acha? 8 11
No ciclismo SÓ tem fanático radcial ignorante. Bando de cicloidiotas.
0 2
Vai dormir carrocrata de merda….
2 1
Noffa!! Como os cicloidiotas são nervosinhas. Teu macho não comeu teu rabo direito essa noite?
0 2
Vai dormir carrocrata de merda….
Quem escreve o que não deve, lê o que não quer.
Chora mais . . .
1 0
Outro que teve uma noite de amor não correspondida. Da próxima vez, compense pedalando uma maratona numa bicicleta sem selim.
0 1
Não vi o trecho do Globo Esporte, mas também penso que ele tenha falado no tom “Vamos falar de esporte, sem trapaças”. Podia ter vindo uma matéria sobre Bocha, Asa-delta, Trekking, mas veio futebol e o povo ficou nesse ouriçamento todo.
E, mesmo que ele não considere o ciclismo “um esporte de verdade”, não vai admitir isso agora, de jeito nenhum, mesmo sendo direito dele pensar assim.
Polêmico. O que acha? 5 4
estou decepcionado com ele, espero que se desculpe por estas palavras infelizes
3 3
Ok, gente. Vamos falar agora de jornalismo de verdade?
Comentário bem votado! 9 4
Eu acredito realmente que ele quis dizer esporte de verdade referindo ao futebol mesmo, futebol da dinheiro pra rede globo, pra eles é tudo que interessa.
Comentário bem votado! 8 3
Parabens hein??? Otimo profissional!! o mínimo que ele devia fazer é pedir desculpas em público, mesmo que não fosse o texto dele! nem que fosse pela porcaria do twitter dele!
Isso é uma falta de respeito não só com o ciclismo, mas os outros esportes tb!!
Polêmico. O que acha? 7 4
[Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]
Esse comentário não tem feito muito sucesso. 6 21
[Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]
Esse comentário não tem feito muito sucesso. 2 10
Sérgio, só modero comentários com palavrões. Não se faça de desentendido. Veja quantos comentários com opiniões diversas há aqui – inclusive a sua, mesmo sendo preconceituosa e sem cabimento. E não atribua ao texto uma opinião que não foi omitida.
Comentário bem votado! 6 1
[Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]
Esse comentário não tem feito muito sucesso. 4 13
aff Cristian, se quer se mostrar intelectual “demasiado”, escreva um diario e se feche nisso, oq o Brasil mais têm são pessoas q se acham melhores q as outras.
Polêmico. O que acha? 5 4
?!?
Onde quis me mostrar um intelectual “demasiado”, seja lá o que isso signifique? Onde quis me achar melhor que alguém?
E principalmente, onde está o erro do meu argumento?
O que o Brasil tem são pessoas que não sabem argumentar. As pessoas tem “opiniões”, e consideram estas sagrada, intocáveis. Se contestadas, se defendem dizendo “é minha opinião”, como se opiniões não precisassem de respaldo em fatos pra serem válidas. Aí vale tudo, até mesmo distorcer e/ou ignorar os fatos, como o FATO de que a ÚNICA interpretação correta da frase do MALA do Leifeirt é de que ele se referia ao doping. E se alguém acusar essas distorções, é um metido a intelectual, um cara que não respeita opiniões, e por aí vai.
PS: Note que eu acho que ele é um MALA, algo subjetivo, mas nem por isso vou distorcer a verdade objetiva da correta interpretação de um texto para atingi-lo.
Quanto a minha frase, repito: onde está o problema dela? Algum problema objetivo, falha no meu argumento, ou apenas um pré-conceito subjetivo quanto ao modo que me expresso? Se existir, aponte que eu me retratarei, corrijo o que for.
Ou fosse atingido pela minha crítica a falta de capacidade de interpretação de textos, o que é um problema real e gravíssimo no país, não só por culpa das pessoas, mas principalmente por um sistema de educação precário e falta de incentivo a leitura? Se foi, saiba que não acho que a culpa da incapacidade de interpretar textos é culpa ou inferioridade de alguém, mas nem por isso deixo de criticar e apontar esse problema real e especialmente dar um “sacode” em gente inteligente que SEI que tem potencial pra pensar um pouco mais sobre o que lê(ouve), como o público de um blog sobre o tema ciclo-ativismo. Não iria fazer a crítica da mesma forma se achasse que estava falando com pessoas que não receberam a bagagem necessária para formular um raciocínio mais lógico. Tem muita gente que tem problema com isso pela educação precária que recebeu, mas também tem muita gente que é preguiçosa mesmo, deixou a capacidade de raciocinar adormecer e é levado pela corrente consumindo e regurgitando qualquer baboseira que lhe agrade. E criticando quem não entra na corrente também.
No mais, descarto sua sugestão de que devo me calar. Pois creio que precisamos é mais de oposição de idéias, e menos correntes de estupidez cega. Por isso, seja qual for sua opinião sobre o assunto, defendo o direito de qualquer um falar, por mais absurdo que possa ser o argumento, e me ofenderei sempre que alguém sugerir que um argumento, opinião ou crítica deve ser calada.
Comentário bem votado! 7 0
Cristian, achei seu comentário muito acertado… principalmente quanto ao item “complexo de vira-lata”…
Hoje em dia, as pessoas já começam a retransmitire, twittar e disseminar qualquer comentário que “ouvem falar” mas não sabem em que contexto a frase foi dita…
Mostra que tem mais gente no mundo com disposição à criticar sem ter fundamentos, do que ler e ponderar sobre os argumentos… Mesmo porque você não disse nada de mais…
A votação negativa para a sua mensagem mostra quantos “vira-latas” existem por aí….
Comentário bem votado! 4 0
Ele não está totalmente errado…
O ciclista usa substâncias dopantes, a organização mundial encobre enquanto lhe é interessante pois precisa dos grandes nomes nos grandes eventos, os organizadores dos grandes eventos encobrem porque também é interessante manter os atletas participando das provas, fazem um acordo de cavalheiros e depois que exploram a imagem das estrelas, jogam na lama…. no Brasil a CBC encobre um doping de 11 atletas para renovar um contrato com o Banco do Brasil, isso sai na mídia e com certeza ele sabe disso, a CBC contrata/paga pessoas diretores da entidade (estatutariamente proibidos de serem remunerados) como técnicos com salários “esquisitos”, as empresas que a CBC licita para compra de bicicletas são da família, pagam as bicicletas, mas não entregam além de estarem 200% acima do valor de mercado (http://180graus.com/aquiles-nairo/tcu-pesquisa-bicicleta-houston-e-condena-presidente-da-cbc-536629.html) Este final de semana, de 27 estados do Brasil, 21 votaram a favor da atual gestão mesmo com tantas irregularidades…. Amo o ciclismo e acho qeue ele foi infeliz no comentário, mas… Me desculpem a sinceridade ele só esqueceu de dizer de onde estava falando. “Agora vamos falar de um esporte de verdade…(teria que ter concluído) Porque o ciclismo no Brasil não é só uma mentira, é uma fuleiragem de quinta categoria”…Abraços…
Comentário bem votado! 11 0
excelente comentário, o ciclismo realmente tem uma politicagem e tudo isso é verdade e fora outras coisas mais que acaba passando despercebido…mas a cbf também existe muita corrupção, lavagem de dinheiro, e outras modalidades acontece o mesmo!
0 0
Mal maior é repercutir o que quer que seja que um dublê de jornalista fale. Esse tema não merece mais atenção.
3 0