World Bike Tour SP: volte pedalando com um Bike Anjo!

Quem quiser voltar para casa pedalando a bicicleta nova poderá contar com a ajuda dos voluntários do projeto Bike Anjo!

Foto: divulgação
Leia também
Depoimentos de quem voltou pedalando em 2012 

Ciclofaixa de Lazer terá restrições no feriado

Acessos e horários da Ciclovia Rio Pinheiros

Dicas para pedalar nas ruas de forma segura

Na sexta-feira, 25 de janeiro de 2013, ocorre a quinta edição do World Bike Tour São Paulo, um passeio de bicicleta desde a Ponte Octávio Frias de Oliveira (ponte estaiada) até a USP, pela pista da Marginal Pinheiros, no feriado de aniversário da cidade.

Os 8 mil participantes ganham uma bicicleta, capacete, mochila, e camiseta do evento. A bicicleta é retirada na largada do passeio. Ou seja: você chega sem bicicleta, mas volta com ela.

É nesse momento que surge a pergunta:

Como levar a bicicleta para casa?

As únicas opções para quem não está habituado a pedalar nas ruas seriam:

  • estacionar o carro próximo ao ponto de partida do evento e voltar até lá de trem, ou pedalando pela Ciclofaixa de Lazer;
  • estacionar o carro próximo ao destino final e ir de trem até a largada;
  • depender de algum amigo ou parente para buscar de carro na chegada.

De qualquer forma, acabam sendo necessários milhares de carros para transportar bicicletas! Nada sustentável, né?

Ciclistas experientes ajudando iniciantes

Sabemos que muitas pessoas gostariam de voltar de bicicleta ao ponto de saída, ou mesmo até suas casas, mas têm receio de pedalar pelas ruas.

Tendo em mente essa demanda e percebendo que muitos usariam a bicicleta nas ruas pela primeira vez nesse dia, ciclistas experientes ajudam os participantes desde 2011, organizando voluntariamente grupos para voltar à Ponte Estaiada e para chegar a outros pontos da cidade pedalando a bicicleta nova.

Veja aqui no Vá de Bike os relatos de quem voltou com esses “bondes”, em 2011 e em 2012.

Os Bike Anjos estarão identificados por coletes cor de laranja, como nessa foto (da esquerda para a direita: Willian Cruz, JP Amaral e Tiago Barufi). Foto: Aline Cavalcante

Volte pedalando com os Bike Anjos!

Pedalar em grupo é seguro e conhecemos caminhos ideais para quem ainda não tem aquela intimidade com as ruas. Os Bike Anjos guiarão os participantes em comboios, que costumamos chamar de “bondes”.

Alguns bondes já estão programados, outros surgirão na hora de acordo com a necessidade dos participantes. Os que já estão definidos são:

  • Estação Butantã do Metrô
  • Paulista/Vila Mariana
  • Zona Leste
  • Pte. Estaiada/Zona Sul
  • Paulista/Centro

Portanto, se você quiser levar sua bicicleta para casa pedalando, nos procure na chegada do passeio. Você descobrirá que é possível usar a bicicleta nas ruas com segurança e prazer. E a diversão do passeio continuará até chegar em casa!

Os Bike Anjos são ciclistas experientes que trabalham por uma cidade mais humana, onde todos possam pedalar nas ruas – inclusive você! 😉

Ponto de encontro

Os ciclistas do projeto Bike Anjo estarão esperando próximo ao final do trajeto, dentro da USP. Haverá uma faixa convidando a acompanhar os bondes.

Os voluntários estarão na primeira rotatória, logo ao entrar na USP (veja no mapa), com placas indicando os destinos acima e identificados com os coletes laranja do projeto Bike Anjo.

O trabalho é independente e voluntário. Não há nenhuma relação entre essa ação e a organização do World Bike Tour. Também não será cobrado nada pela ajuda.

A intenção é mostrar que é possível usar as ruas em uma bicicleta, com segurança e prazer. Vem com a gente! 😀

Estique o passeio!

Aproveite a bicicleta nova para passear pela Ciclofaixa de Lazer, dando uma esticada até o Parque Villa Lobos, ali perto, para tomar uma água de coco. Mas atenção: alguns trechos só vão operar após o meio-dia, veja aqui!

Você também pode fazer uma visita à Ciclovia Rio Pinheiros, pelo acesso que fica ali do lado da USP, na Ponte Cidade Universitária.

Volte de metrô ou trem mais tarde, pedalando pela Ciclofaixa de Lazer para chegar a uma estação – veja aqui o mapa completo e quais estações você encontra pelo percurso. Mas atente ao horário de encerramento da ciclofaixa: 16h!

Mesmo se for esticar o passeio ou voltar de carro, passe pela gente para dar um oi e ganhar um abraço! 🙂

Nos vemos por lá!

19 comentários em “World Bike Tour SP: volte pedalando com um Bike Anjo!

  1. Edmauro, no início do ano de 2013 quando participei, peguei o kit antes na USP. No dia do evento as bicicletas estarão no local pra cada participante ir pegando a sua. Esse ano não vou participar, fiquei decepcionado com a qualidade da Bike que nos anos anteriores eram Caloi e em 2013 “Made in China” tá encostada aqui em casa, não tenho confiança em sair pra local mais longe que dois quarteirões.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Fiz minha inscrição fui sorteado paguei e ainda não recebi mais nenhuma informação sobre o kit e a bicicleta se pego no local ou antes e como eu faço

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. É uma boa ideia, porém são mais de 8.000 participantes, se chegar lá e esperar o povo se organizar pra sair… vai mais de uma hora.
    Pode ter certeza.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Prezado Willian
    Ainda é possível me juntar aos bike anjos que atuarão nos comboios de retorno para casa dos participantes world bike tour?
    Celso

    Thumb up 1 Thumb down 0

  5. Estou com muita preguiça de botar a bicicleta no carro e enfrentar trânsito dentro do metal automotivo, então decidi que vou voltar com a amarelona pela ciclorrota Lapa. 🙂

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

        1. Pela São Gualter é bem mais rápido. Fui hoje buscar o Kit na hora do almoço. Só que a subida da São Gualter é bastante ingrime. Vai demorar um bucadinho pra subir, mas depois a descida da Pio XI compensa 🙂 Claro que não adianta marcarmos pra vir juntos, terá gente de mais pra um conseguir encontrar o outro. Não acha?

          Thumb up 0 Thumb down 0

          1. Depois do passeio vou ficar um tempinho na entrada P1, próximo aos Bike Anjos. Se juntar muita gente em direção a Lapa/Pompéia, vou sugerir a ciclorrota Lapa que é mais longa, porém, suave. Senão vou encarar a subida da São Gualter.

            Thumb up 0 Thumb down 0

  6. Algo que eu não consigo concordar com esse World Bike Tour é o fato de você ter que participar de um sorteio e além de tudo ter que pagar uma grana preta pra poder andar de Bike em SP. Qual o objetivo real desse evento?

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Desculpem, acho que fui precipitado demais no meu comentário. Lendo de novo eu vi que os 8 mil participantes ganham diversas coisas, entre elas a bicicleta. Então acho que vale a pena os 250 reais… =D

      Thumb up 2 Thumb down 0

      1. na verdade não podemos dizer que os participantes ganham, mas adquirem as bicicletas por um preço bem camarada…
        nada, nada, ao final do passeio serão 8 mil bicicletas novas prontas para continuarem circulando pela cidade…
        🙂

        Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *