Veja onde fica esse acesso (e vários outros) aqui nesta página. Foto: Google Street View

15 acessos para Ciclovia Marginal Pinheiros e Parque Bruno Covas

Todas as entradas da Ciclovia Rio Pinheiros e do Parque Bruno Covas. E também os pontos de travessia, que ligam as duas margens.

Ciclovia da Marginal Pinheiros, Ciclovia Rio Pinheiros, Ciclo Capivara ou até os menos conhecidos Ciclovia São Paulo e Ciclovia Franco Montoro. Seja qual for o nome utilizado, quase todo paulistano já ouviu falar dessa pista para bicicletas, que existe desde 2010 e fica às margens de um dos principais rios da cidade.

Apesar de conhecida pelos treinos de ciclismo e de não ser tão prática para a mobilidade (pela distância entre os acessos), a maior parte das utilizações são para deslocamento. São ciclistas cotidianos ou mesmo entregadores, que desviam do tráfego agressivo da região.

Mas quem se dispõe a pedalar por ali precisa primeiro descobrir como entrar na Ciclovia Rio Pinheiros, já que ela fica isolada entre o rio e os trilhos de trem da CPTM (agora sob gestão da ViaMobilidade). E são raros os acessos nas pontes que a cruzam.

Para facilitar sua pesquisa, o Vá de Bike fez uma lista dos acessos atuais e propostos, além dos pontos de travessia entre as duas ciclovias. Há também um mapa para facilitar a localização, mais abaixo nesta página.

Ciclovia Rio Pinheiros e Parque Bruno Covas

Voltada ao centro expandido da cidade, a margem leste (esq) abriga a ciclovia mais antiga, de 2010. A pista da margem oeste (dir) foi criada em 2014, para contornar a interdição causada pelas obras do monotrilho. Fotos: Willian Cruz/Vá de Bike e Paulo Alves/Bike Zona Sul

Antes de contar sobre os acessos, é preciso esclarecer que há duas ciclovias. Em 2013, quando um longo trecho foi interditado para as obras do monotrilho, foi negociada uma nova pista do outro lado do rio, para que fosse possível contornar a interdição.

A interdição causou grande polêmica na época. As obras deveriam durar 2 anos mas se arrastam há uma década, com um grande trecho da margem leste ainda proibido para os ciclistas.

A pista da margem oeste foi criada graças à atuação de entidades de defesa do ciclista, entre elas o Vá de Bike, que reuniram-se com representantes do Metrô e do Consórcio Monotrilho em outubro de 2013.

Em junho de 2021, a margem oeste passou a ser chamada Parque Bruno Covas. Além da ciclovia (que já existia mas foi revitalizada), há espaço para caminhada e corrida. Em alguns pontos, a ciclovia passou a ser compartilhada com pedestres.

Junto com essa mudança iniciou-se um patrulhamento em bicicletas, realizado pela Polícia Militar, aumentando a segurança durante o dia. Também há banheiros, áreas de descanso, aparelhos de ginástica e até um mirante sobre o rio.

É possível trocar de margem apenas em três pontos de travessia. Veja mais abaixo, após a lista de acessos.

Como entrar na Ciclovia da Marginal Pinheiros e no Parque Bruno Covas

A lista a seguir traz tanto os acessos à Ciclovia Rio Pinheiros (margem leste) quanto ao Parque Bruno Covas (margem oeste), uma vez que os dois espaços são interligados.

1Ponte da Cidade Universitária

Passarela de acesso na Ponte Cidade Universitária. Foto: Willian Cruz/VdB

Trata-se de uma passarela em formato “caracol quadrado”, com entrada pela calçada da ponte, no sentido bairro. Em janeiro de 2023, essa calçada foi alargada e recebeu sinalização de ciclofaixa, para evitar conflitos com pedestres.

Essa entrada fica bem próxima à estação Cidade Universitária (Linha 9 – Esmeralda, ViaMobilidade) e permite acesso à Ciclovia Rio Pinheiros.

Sinalização na calçada da Ponte Cidade Universitária, que foi alargada. Foto: Simone Penninck/Bike Zona Oeste

2Ponte Cidade Jardim

Visão lateral de um dos novos acessos, na Ponte Cidade Jardim. Foto: Rachel Schein
Um dos acessos da Ponte Cidade Jardim. Foto: Rachel Schein/VdB

A ponte Roberto Zuccolo (Cidade Jardim) conta atualmente com uma escadaria de metal com canaleta. A entrada é feita pela passarela de pedestres da ponte. Inicialmente eram  de acesso, mas três foram retiradas ao longo do tempo.

Esse formato – escada com canaleta – gerou fortes críticas de ciclistas em 2013, nas reuniões em que o acesso foi negociado. Isso porque além do esforço para empurrar uma bicicleta carregada escada acima, ainda há o risco de queda, sobretudo nos dias de chuva.

As duas escadas que ficavam na pista sentido bairro da ponte foram desativadas em 2020, sem muito alarde. Como havia outras duas no sentido centro, mais utilizadas, a remoção acabou passando quase despercebida.

Transposição removida

O acesso nessa ponte funcionou como transposição do rio por sete anos, ligando as duas margens. Mas em agosto de 2020 a estrutura que permitia acesso à Ciclovia Rio Pinheiros foi removida pela Farah Service, concessionária que administra o espaço. Hoje resta apenas uma das quatro escadas originais, ligando a Ponte Cidade Jardim ao Parque Bruno Covas.

A remoção atendeu a um pedido de ciclistas esportistas, única categoria de usuários consultada para essa decisão. A escada entrava um pouco na pista e criava um ponto cego, que poderia causar acidentes com ciclistas em alta velocidade, que não reduzissem o ritmo para passar em segurança. Em sete anos de uso para deslocamento e passeio, nunca houve um acidente sequer nesse ponto.

Muitas soluções poderiam ter sido adotadas, entre elas a instalação de uma rampa para acessar a ponte – que por sinal era a demanda inicial dos ciclistas que conseguiram que o acesso fosse criado. Mas por terem consultado apenas quem não via necessidade de cruzar para a outra margem, a transposição foi removida, prejudicando o uso para mobilidade e passeio.

Uma das antigas escadas de acesso à ciclovia, removida em agosto de 2020. Foto: Rachel Schein/VdB

Para transpor o rio, o ciclista precisa agora sair pela Ciclopassarela do Parque do Povo, seguir pela calçada, cruzar a alça de acesso da ponte e continuar pela área de pedestres da ponte até chegar à escada do outro lado. Esse desvio fez com que o trajeto passasse a ter 1,15 km a partir da ponte, uma distância dezesseis vezes maior que os 70 metros anteriores.

3Ciclopassarela do Parque do Povo

Ciclopassarela ligando o Parque do Povo à Ciclovia Rio Pinheiros foi construída como parte de compensação viária por empreendimento comercial. Foto: Marcelo Iha/SPTuris

Existe também uma entrada a partir do Parque do Povo, que fica entre a Ponte Cidade Jardim e a Av. Juscelino Kubitschek, próximo à estação Cidade Jardim (Linha 9 – Esmeralda, ViaMobilidade). Ela leva à pista da Ciclovia Rio Pinheiros.

Essa passarela foi construída pela empreiteira WTorre em 2014, como parte das contrapartidas viárias do complexo que engloba o Shopping JK. Saiba mais.

4Estação Vila Olímpia (ViaMobilidade)

Trabalhador cruza a passarela de acesso na Vila Olímpia, indo para o trabalho no início da manhã. A volta pela ciclovia no final do dia nem sempre é possível, devido ao horário de fechamento. Foto: Willian Cruz/VdB

Quando a ciclovia foi inaugurada em fevereiro de 2010, havia apenas dois acessos, um em cada ponta. E um deles era justamente este, na estação Vila Olímpia da CPTM (agora sob gestão da ViaMobilidade).

Para isso, aproveitou-se uma passarela já existente, que tem uma escadaria em cada ponta. Foram instaladas canaletas nas laterais, permitindo empurrar a bicicleta escada acima em vez de carregá-la. Para descer, encaixe na canaleta e controle a descida com os freios.

A entrada da passarela fica na calçada da pista local da Marginal Pinheiros, um pouco antes da estação. Também é possível chegar pelo finalzinho da R. Gomes de Carvalho e cruzar desmontado por dentro da estação. Este acesso leva à pista da Ciclovia Rio Pinheiros.

5Usina São Paulo (Usina Elevatória de Traição)

Acesso ao Parque Bruno Covas pela Usina de Traição (Usina São Paulo), com estacionamento. Imagem: Google Street View/Reprodução

Essa entrada é para quem quer visitar de carro o Parque Bruno Covas, na altura da Usina de Traição (atualmente, Usina São Paulo). Há aluguel de bicicletas no local.

O acesso é feito a partir da faixa esquerda da pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido bairro. Fica um pouco depois da Ponte Engenheiro Ary Torres (ponte da Av. dos Bandeirantes).

Fique atento! Se perder a entrada, terá que dar uma volta enorme com o carro… 🤦‍♂️

6Hub

Passarela de acesso ao Parque Bruno Covas, dentro do Hub. Foto: Paulo Alves/Bike Zona Sul

Esse acesso é recente (2022), mas é difícil chegar nele pedalando. A ideia é atender principalmente quem vai de carro até o Parque Bruno Covas e a Ciclovia Rio Pinheiros. Isso porque ele fica na própria Marginal Pinheiros, entre as pontes do Morumbi e Laguna, logo depois do Parque Global.

O espaço onde está inserido é chamado de “Hub” e conta com estacionamento pago, sanitários e um quiosque com sucos e água de coco. A ideia é que a gama de serviços seja ampliada com o tempo, tornando-se um ponto de apoio a corredores, ciclistas e demais visitantes.

7Ponte Laguna

Acesso da Ponte Laguna leva à margem oeste da Ciclovia Rio Pinheiros. Foto: Google Street View

Há uma ciclovia bidirecional na lateral da ponte Laguna, no sentido bairro. Ela cumpre a determinação legal de que construções ou reformas de pontes, avenidas e túneis devem contemplar ciclovias no município.

A partir da área para ciclistas da ponte há uma entrada para o Parque Bruno Covas, através de passarela em caracol quadrado. Não há controle de acesso. Essa ligação existe desde 2018.

8Estação João Dias

Acesso à Ciclovia Rio Pinheiros na estação de trem João Dias. Foto: Paulo Alves/Bike Zona Sul

No final de 2022 foi inaugurado um acesso na Estação João Dias (ViaMobilidade). Não é preciso entrar para a chamada “área paga”: a entrada para a ciclovia fica na área aberta da estação.

O acesso se dá através de uma rampa em caracol, semelhante a outras como a da Ponte Cidade Universitária.

9Estação Santo Amaro (lado centro)

Acesso a partir da Estação Santo Amaro do Metrô. Foto: Willian Cruz/VdB

No lado do rio voltado ao centro expandido há um acesso por dentro da estação de trem Santo Amaro, com uma passarela que leva à Ciclovia Rio Pinheiros.

A entrada se dá por dentro da estação, sendo necessário passar pela área paga. Procure um funcionário para que sua entrada seja liberada sem precisar pagar passagem.

Escada improvisada

A empresa ViaMobilidade removeu o trecho final da passarela que é visto na imagem acima. A justificativa foi que era necessário colocar nesse local alguns guindastes usados nas obras de ampliação da estação.

Para que o acesso não fosse interditado, a empresa improvisou com uma escada, com uma canaleta na lateral. A obra já dura meses, houve atrasos e os ciclistas continuarão tendo que passar por essa escada por bastante tempo ainda.

Escada de madeira com canaleta, improvisada pela empresa que removeu parte da passarela. Foto: Paulo Alves/Bike Zona Sul

10Terminal Guido Caloi / Estação Santo Amaro (lado bairro)

Entrada ao lado do Terminal Guido Caloi. Foto: Google Street View

Do outro lado do rio também há um acesso para o Parque Bruno Covas. Você deve entrar por um portão que fica ao lado do Terminal Guido Caloi.

Chegando na Ponte Bayer, se você virar para a esquerda e seguir o pavimento em vermelho sairá na ciclovia no sentido Cidade Jardim; se cruzar a ponte, seguirá pelo trecho da ciclovia que leva até a Ponte do Socorro.

Acesso provisório

Desde a queda de uma estrutura metálica da ViaMobilidade em agosto de 2021, um trecho da Ciclovia Rio Pinheiros na margem oeste está interditado, na altura da Estação Santo Amaro.

Enquanto a empresa não libera a pista, o acesso para seguir em direção à Cidade Jardim deve ser feito por uma escada curta com canaleta, no ponto marcado com uma seta:

Acesso provisório à Ciclovia Rio Pinheiros. Imagem: Google Maps/Bike Zona Sul

11Bayer / R. Domingos Jorge

Há uma abertura na grade para permitir acesso à ciclovia. Foto: Google Street View

Essa entrada fica ao lado do estacionamento da empresa Bayer, no final da Rua Domingos Jorge. Seguindo pela pista vermelha, você chega à chamada Ponte Bayer, que cruza o Rio Guarapiranga.

Cruzando a ponte, é possível seguir pelo Parque Bruno Covas no sentido Cidade Jardim. E seguindo em frente sem entrar na ponte, a ciclovia continua em direção à Ponte do Socorro.

12Av. Guarapiranga

Acesso se dá pela lateral da ponte, de forma improvisada e sem estrutura. Foto: Google Street View

Para quem está na região da Av. Guarapiranga, é possível chegar no Parque Bruno Covas por essa entrada ao lado da Ponte do Guarapiranga.

Embora não seja um acesso oficial, a pista asfaltada que se vê na imagem está ligada à margem oeste do Rio Pinheiros. Siga por ela, margeando o Rio Guarapiranga.

Um pouco mais à esquerda desse local há uma pequena “trilha” formada pela passagem das bicicletas, por onde é mais fácil descer. Parte dessa trilha é vista no centro da imagem.

13Largo do Socorro

Um dos acessos menos conhecidos da ciclovia. Fica no Largo do Socorro, ao lado de uma oficina mecânica. Foto: Google Street View

Entrando por esse acesso no Largo do Socorro também é possível chegar na margem oeste da Ciclovia Rio Pinheiros, ou seja, no Parque Bruno Covas.

Esse trecho, que oficialmente se chama Ciclovia do Trabalhador, leva até a Ponte Bayer, de onde a via para ciclistas prossegue até a ponte Cidade Jardim.

14Estação Jurubatuba (Linha 9 – Esmeralda, ViaMobilidade)

Após 10 anos cruzando por cima dos trilhos a partir da plataforma, uma rampa de acesso foi construída. Foto: Bike Zona Sul

Essa entrada tem um acesso em rampa, parecido com o da Estação Santo Amaro, que leva à margem leste (Ciclovia Rio Pinheiros).

A entrada se dá por dentro da estação, sendo necessário passar pela área paga. Procure um funcionário para que sua entrada seja liberada sem precisar pagar passagem.

Antigamente, a passagem era feita por cima de um dos ramais de trilhos. Veja aqui como já foi essa entrada.

15Av. Miguel Yunes

Nesse acesso há área para estacionamento e banheiros. Foto: Bike Zona Sul

Este acesso representa a ponta sul da Ciclovia Rio Pinheiros e existe desde a inauguração do trecho original, em 2010. A ciclovia seguia dessa entrada até a passarela de acesso da Vila Olímpia, em um trajeto de 14 quilômetros sem interrupções (e nem acessos), na mesma margem do rio.

O entrada é feita a partir da avenida Miguel Yunes. Não há passarela e nem desníveis, o ciclista já entra pedalando na ciclovia. Há área para estacionar automóveis, para quem prefere ou precisa levar a bicicleta de carro até a ciclovia.

No muro que acompanha a pista há vários grafites com a temática da bicicleta, fruto do projeto Bicicromia.

Como trocar de margem

Há três pontos de travessia onde é possível fazer a transposição de uma margem para a outra do rio, alternando entre a Ciclovia Rio Pinheiros e o Parque Bruno Covas.

O primeiro é na Ponte João Dias, onde infelizmente não há acesso externo. No lado da Ciclovia Rio Pinheiros há uma escadaria com canaleta, que leva ao Parque Bruno Covas.

Transposição na Ponte João Dias. Foto: Paulo Alves/Bike Zona Sul

O segundo ponto de transposição é através da Ponte Cidade Jardim e da Ciclopassarela do Parque do Povo. Mas é necessário sair para a rua, em um trajeto relativamente longo.

Por fim, temos a ponte flutuante ou passarela flutuante, na altura do Hub, conectando a Ciclovia da Marginal e o Parque Bruno Covas por uma passagem pelas águas do rio. Veja na foto abaixo e saiba mais nessa matéria do Caio Guatelli.

Ponte flutuante liga as margens do rio Pinheiros, possibilitando a passagem de ciclistas entre o Parque Bruno Covas e a Ciclovia Rio Pinheiros. Foto: Caio Guatelli

 

Esta página é atualizada conforme acessos surgem ou são desativados.
Adicione agora aos favoritos e compartilhe com os amigos!

 

Mapa

Clique aqui para abrir o mapa em outra janela.

Acessos futuros (ou prometidos)

Parque Villa-Lobos

Obra em andamento, deve ser entregue ainda em 2023. Ligará o Parque Villa-Lobos à ponta final da Ciclovia da Marginal Pinheiros. Esse acesso é prometido desde a inauguração daquele trecho.

obras acesso ciclovia marginal pinheiros parque villa-lobos
A previsão para entrega desse acesso é julho/2023. Foto: @cicloriopinheiros (Instagram)/Divulgação

Ponte do Jaguaré

Atualmente, a Ciclovia Rio Pinheiros termina nas imediações do Parque Villa Lobos. Porém ainda não há acesso, fazendo com que a pista tenha um trecho de 2km sem saída. Isso obriga o ciclista a voltar até a Ponte Cidade Universitária, para conseguir sair da ciclovia.

Felizmente, isso está para mudar em breve, com as obras da Ponte do Jaguaré em andamento. Provavelmente ainda em 2023 haverá um acesso à ciclovia a partir da ponte.

Projeto cicloviário da região do Jaguaré, em apresentação da SP-Urbanismo (2017).

 

Ciclopassarela Jornalista Erika Sallum

Acesso à Ciclovia Rio Pinheiros que será feita através de uma ciclopassarela, a ser construída na Ponte Bernardo Golfarb (paralela à Ponte Eusébio Matoso). Via Operação Urbana Consorciada Faria Lima. Em processo licitatório.

Projeto da Ciclopassarela Jornalista Erika Sallum. Imagem: SP Obras (2022)

Ciclopassarela Panorama/Real Parque

Ligará o Jardim Panorama/Real Parque às imediações da Estação Berrini (Linha 9 – Esmeralda, ViaMobilidade). A extensão prevista é de 320 metros, segundo informações de 2015 da SPTrans. Haverá acesso para ambas as margens, servindo também como transposição entre elas.

Também será construída via Operação Urbana Consorciada Faria Lima, mas ainda está em fase de definição e projeto.

Concepção artística da Ciclovia Panorama. Imagem: SP Obras, via Instagram

Estação Morumbi (Linha 9 – Esmeralda, ViaMobilidade)

Obra em andamento (há anos).

Horários

Há horários de operação diferentes em cada trecho:

  • Vila Olímpia até Jaguaré (Villa-Lobos)
    Com a instalação de iluminação, esse trecho passou a operar das 5h30 até meia-noite, com entrada permitida até as 23h
  • Miguel Yunes até Estação Santo Amaro
    Trecho opera das 5h30 até as 18h30, por não ter sido implantada ainda a iluminação
  • Margem oeste (Parque Bruno Covas)
    Liberado 24 horas por dia, sem controle de acesso

Segurança

Policiais ciclistas patrulham a Ciclovia Rio Pinheiros. Foto: Claudia Franco/Ciclofemini

Atualmente, ambas as margens são bastante seguras em relação a assaltos.

Mesmo a margem oeste, que chegou a ser chamada de “Faixa de Gaza” pelos ciclistas, se tornou segura desde que policiais militares passaram a circular pedalando por lá o dia todo. Mas atenção: ainda há relatos de assaltos por lá à noite e de madrugada, horário em que o policiamento é reduzido/suspenso.

Para mais informações, consulte a CPTM no telefone 0800 055 0121 ou no site da Companhia.

 

>> Vídeos da inauguração da Ciclovia, em 2010: parte 1 parte 2 <<

>> Vídeo da vistoria feita em setembro de 2009, antes da criação da ciclovia <<

Veja também
Mapa das Ciclovias de São Paulo

Mapa da Ciclofaixa de Lazer

124 comentários em “15 acessos para Ciclovia Marginal Pinheiros e Parque Bruno Covas

  1. Sobre não ter tido acidente nos acessos provisórios existentes no passado não é verdade pois eu presenciei um bem na minha frente, onde se acidentaram pelo menos 3 ciclistas.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Pessoal aquele acesso que tem logo que sai do metro santo amaro, ele é perigoso a noite? queria mt ir pedalar a noite começando dali, mas nao sei se tem iluminacao. vi que naquela pista da para andar ate 00:00

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Hoje as 5 horas da tarde fui assaltado na ciclovia entre a ponte Hub e Usina São Paulo, minha sorte foi que parou uma SUV Mitsubishi e o motorista desceu correndo e os 4 moleques fugiram

      Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Boa tarde!! Gostaria de saber se há pontos de aluguel de bikes próximos aos acessos ou dentro do parque? Obrigada

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  4. Boa tarde! Não recomendo o uso da margem oeste, principalmente no período noturno. Se estiver anoitecendo, se possível, evite. Apesar de terem colocado acessos (sem controle), não há iluminação noturna na metade do trajeto entre a ponte estaiada e a estação Santo Amaro (Ponte Bayer). A ciclovia/ Parque tem acessos extremamente abertos/ liberados/ sem controle algum. O do Parque Global é um deles! Os acessos sem controle só facilitaram a ação dos bandidos. Já vi motociclistas entrando por essa passarela. Um local que tem acesso facílimo, é o próprio Pomar Urbano (não existe mais um dos portões), por onde entram carros, pedestres e motociclistas. Minha sugestão para minimizar as possibilidades de assaltos, é pedalar em grupos (pelotão), acima de 5 pessoas, principalmente no fim de tarde e a noite. De preferência por pedalarem em grupos.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Oi, Viviane! Não esqueci não, é que essa não podemos recomendar porque é arriscado chegar nela. E ao longo dos anos, foram inúmeras tentativas da prefeitura de fechar com grades, impedindo a passagem. Então vamos fazer de conta que não sabemos dela, apesar de a conhecermos desde 2013 – antes da ciclovia da margem oeste, quando fizemos vistoria no local junto com equipe da CET… 😉

      Veja aqui: https://vadebike.org/2013/10/interdicao-ciclovia-rio-pinheiros-acesso-ponte-cidade-jardim/

      Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

    2. O acesso da vila andrade/shoppings Morumbi sul para chegar nessa entrada é vergonhoso, extremamente sujo, perigoso, sem sinalização, tem que cruzar vias expressas na loca, arriscando atropelamento.
      Um lixo horroroso e decadente de entrada, mal cuidado, cheiro horrível, favelas e mendigos por todo lado. Se for assaltada ali é muita sorte, aquilo é zona vermelha, 100% sequestro pix ou coisa pior pode cair sobre vc.
      Não use essa entrada ou saida por ali.
      Só um loco suicida revoltado e desesperado por pedalar se aventurar por ai.

      Thumb up 0 Thumb down 0

    1. São vários pontos: no início da ciclovia, próximo ao limão há estacionamento. No shopping SP market (estacso jurubatuba). Próximo à praça Nossa praça (ponte laguna). Pao de acucar morumbi (acesso via passarela, não estou certo se está liberado).

      Vindo sentido interlagos, passando a usina de traição, há um acesso de carros que, se não me engano, dispõe de estacionamento.

      Thumb up 2 Thumb down 0

    2. Tem um estacionamento na usina São Paulo (antiga Usina da traição), entre a ponte Cidade Jardim e a ponte do Morumbi. Para entrar nesse estacionamento, você precisa estar na faixa da esquerda da pista expressa! Lá também alugam bikes num dos containers existentes logo após o portão do Parque Bruno Covas.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  5. Na estação Santo Amaro do Metrô entrada pela Av Guido Caloi, terminal Guido Caloi os seguranças não nos deixam atravessar para acessar ciclovia, nem quem vem da ciclovia para a Av Guido Caloi, infelizmente ciclista ainda não é levado a sério..

    Thumb up 1 Thumb down 0

  6. Pessoal,

    Tenho uma duvida, vi que o horário de funcionamento é até as 18:30h, caso de o horário e eu já esteja dentro da ciclovia eu posso terminar o meu trajeto? Ou terei que sair no próximo ponto de saída?

    Obrigado.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Só a da margem esquerda da pista sentido Interlagos, essa que não tem apoio nem segurança alguma.. mas lá você consegue entrar a pé sim..

      Thumb up 0 Thumb down 0

      1. Agnaldo, é permitido usar a pista para corrida na margem oeste do rio (Parque Bruno Covas). O texto indica a qual margem cada entrada dá acesso, é só escolher uma que leve à margem oeste. O pavimento por lá é asfáltico. Grande abraço e boas corridas!

        Thumb up 3 Thumb down 0

  7. Olá,

    Recentemente vi que havia funcionários trabalhando no final da ciclovia (próximo ao parque Villa Lobos) e perguntei se tinha algo a ver com a passarela. A resposta foi afirmativa. Será que finalmente teremos essa importante ligação realizada? Vocês do Vá de Bike tem alguma informação sobre isso?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  8. O lado direito (do rio) não seria exclusivo para circulação de veículos?
    A sinalização horizontal informa isto bem como o regulamento da ciclovia no site da CPTM (item 4.3).
    Apesar de já usar a bike a mais de 2 anos para locomoção para o trabalho comecei a usar a ciclovia do rio a 1 semana (sentido Pinheiros – Vila Olimpia) e estava seguindo a sinalização a risca, ou seja, pedalando do lado esquerdo.
    Mas 6 a cada 10 ciclistas passam reclamando, xingando ou até jogando a bike em cima.
    Ai esta o dilema, estão certos os ciclistas e a sinalização e a regulamentação é que estão erradas?

    Thumb up 1 Thumb down 0

  9. Oi Willian!
    Antes de mais nada: parabéns pelo trabalho que você faz!

    Só passando pra dar o toque que a adaptação para ciclovia não será feita na ponte Itapaiúna, mas na Ponte João Dias. Veja:

    “Os automóveis farão o sentido oposto de circulação por meio da ponte Itapaiúna, que está sendo construída como compensação de um polo gerador de tráfego. Já para os ciclistas, essa travessia será feita pela ponte João Dias, que será adaptada.” Fonte: http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/5616#ad-image-0

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *