Paraciclo do edifício principal da Câmara dos Deputados. Foto: Divulgação

Câmara dos Deputados debate ciclovias e expande sua estrutura para ciclistas

Câmara dos Deputados, em Brasília, melhora sua infraestrutura para receber ciclistas e promove debates sobre ciclovias e mobilidade urbana.

clique para ampliar
clique para ampliar

Em comemoração ao Dia Mundial sem Carro, o Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara – EcoCâmara – promove ações de incentivo à cultura da mobilidade urbana sustentável. Na terça-feira, 24 de setembro, estão previstos dois eventos: a apresentação da ampliação do programa MOB-Bicicletas, que oferece infraestrutura de apoio ao ciclista na Câmara, e a mesa redonda “Cidades para Pessoas – Ciclovias e Mobilidade Sustentável”, com a jornalista Natália Garcia. Na quarta 25, a Comissão de Desenvolvimento Urbano promove audiência pública com o tema “Qualidade do transporte público nas capitais brasileiras”.

Bicicletários, vestiários e armários

Paraciclo do edifício principal da Câmara dos Deputados. Foto: Divulgação
Paraciclo do edifício principal da Câmara dos Deputados. Foto: Divulgação

O projeto MOB-Bicicletas foi lançado pela Câmara em 2012, em caráter experimental, para oferecer infraestrutura a quem chega de bicicleta no complexo. Alguns meses após o lançamento, a demanda já superava a infraestrutura disponível de armários e paraciclos (suportes para estacionamento de bicicletas). Em julho de 2013 já havia cerca de 40 usuários cadastrados e 10 em fila de espera e, em alguns lugares, as vagas disponíveis não eram mais suficientes para a demanda crescente.

Todas as pessoas que trabalham na Câmara dos Deputados (parlamentares, servidores, secretários parlamentares, CNEs, terceirizados) têm direito a se inscrever e usufruir de toda a infraestrutura do programa. Para se cadastrar, procure o Escritório Verde do EcoCâmara (ramais 6-2169 e 6-2171), situado no térreo do Anexo IV.

As pessoas que visitam a Câmara de bicicleta podem estacionar nos paraciclos, sem necessidade de cadastramento.

A nova estrutura conta com:

  • Três vestiários com chuveiro (opção de água quente) e área para troca de roupa (Edifício Principal, Anexo II e Anexo IV);
    .
  • 80 armários instalados nas proximidades dos vestiários;
    .
  • 33 paraciclos, com capacidade total para 66 bicicletas, nos seguintes locais:
    • Edifício Principal (Chapelaria) – 6 unidades (12 bicicletas)
    • Anexo I – 6 unidades (12 bicicletas)
    • Anexos II e III – 5 unidades (10 bicicletas)
    • Anexo IV – 10 unidades (20 bicicletas)
    • Cefor – 6 unidades (12 bicicletas)

A apresentação da nova estrutura acontece às 9h30 do dia 24 de setembro de 2013, no Plenário 7.

Palestra Cidades para Pessoas

Ainda no dia 24 de setembro, logo após a apresentação da expansão do MOB-Bicicletas, haverá a palestra “Cidades para Pessoas – Ciclovias e Mobilidade Sustentável”, com Natália Garcia, especialista em planejamento urbano que tem como principal ferramenta de trabalho uma bicicleta dobrável, usada para explorar as cidades. Criadora do projeto Cidades para Pessoas, ela percorreu 12 cidades do mundo (Copenhagen, Amsterdam, Londres, Paris, Estrasburgo, Friburgo, Lyon, São Francisco, Portland, Cidade do México, Nova Iorque e Barcelona) em busca de boas ideias e boas práticas de planejamento urbano que pudessem inspirar cidades brasileiras.

Haverá transmissão e participação on-line através desta página. Participe!

Audiência pública

Na quarta-feira, 25 de setembro, a Comissão de Desenvolvimento Urbano promove uma audiência pública com o tema “Qualidade do Transporte Público nas Capitais Brasileiras”, para debater a qualidade dos transportes públicos no país, buscando alternativas para a melhoria da prestação desse serviço e para torná-lo o meio mais viável e vantajoso como forma de deslocamento nos grandes centros urbanos.

Mais informações pelo e-mail ecocamara@camara.leg.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *