Foto: Luciana Spedine

Como derreter o coração de um motorista estressado

Veja como uma ciclista acalmou um motorista de ônibus ‘veloz e furioso’.

Foto: Luciana Spedine
Flores e animais. Foto: Luciana Spedine

Texto da amiga Luciana Spedine, de São Paulo:

Hoje fiz o percurso rural: vi animais dentro de bolhas, mas vi também flores na beira da estrada. São Miguel Arcanjo foi requisitado algumas vezes.

Na subida da Heitor Penteado, a coisa melhorou com o corredor quase exclusivo pra mim. Os motoristas até avançaram pra segunda faixa pra me ultrapassar, porque eu, na subida, em vias rápidas, pedalo sim no meio da faixa. Julguem-me.

Na Dr. Arnaldo, com alguns ônibus no corredor, fui pra segunda faixa pra deixá-los passar e ouvi em seguida uma buzina… de outro ônibus (!). Ele vinha relativamente rápido. Sinalizei pra ele ir pra faixa dele e, quando foi, estava preparada pra soltar uma bronca. Cheguei a soltar um “pra que buzinar??!!”. Ele passou rápido por mim e me olhou pelo retrovisor. Mudei a tática, balancei a cabeça e sorri pra ele (não sem uma piscada). Ele abriu o sorrisão.

Quando passei por ele, ainda na segunda faixa, diminui a velô e soltei a pérola: “Voce buzinou daquele jeito porque eu sou linda, ne?”. Ele riu um riso “com os olhos” e já tava com as duas pernas quebradas e o coração era puro doce de leite. hahahaha

Ele me ultrapassou antes da Consolacão com um aceno e eu o alcancei em frente ao Conjunto Nacional. Não eh que o bichinho estava de novo tentando ir pra segunda faixa??!! Eu buzinei, ele me obedeceu de novo e ficou no corredor.

Quando o ultrapassei e entrei no corredor pra entrar na Peixoto Gomide, ele vai pra segunda faixa, se aproxima de mim, reduzimos a velocidade e ele não se contem: faz um coraçãozinho com a mão, dá uma buzinadinha, dá tchau e segue pro seu dia longo e certamente menos estressante depois dessa mini surra de algodão doce que eu dei nele. Ate a senhorinha atrás dele sorria de contentamento (ou entretenimento – rsrsrs)

O pedal comecou mal, São Miguel Arcanjo teve que ficar colado em mim, mas derreter um coração estressado de um motorista não tem preço.

Veja também
Abordagem positiva

Constrangendo para educar

Motorista assustado

Conversa com um motorista de
ônibus que passou perto demais

34 comentários em “Como derreter o coração de um motorista estressado

  1. No caso da Luciana Spedine, acredito que tudo deu certo por se tratar de uma ciclista, mulher. Se fosse um ciclista homem, acredito que poderia ser bem diferente.
    Em resposta ao João Batista, eu ando com 2 buzinas na minha bike. Uma campainha clássica, para chamar a atenção de pedestres quando preciso, e outra digital, bem alta e aguda, para que os motoristas possam me ouvir. Ela é bem alta, mas não agride as pessoas no entorno, coisa que acho muito importante.

    Agradeço a participação

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. no texto(muito bom) da Luciana Spedine ela conta,em determinado momento, que buzinou para o motorista de ônibus.Gostaria de saber se é importante ter buzina na bike e qual seria a melhor buzina. Abraço a todos.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. lu uma vez estava indo no centro de onde moro penha, e eu tava na faixa exclusiva de onibus (na verdade estacionamento) e tinha um honda fit me empurrando perguntei pra ele se ele iria entrar no posto ele ficou bravo comigo pq eu nao saia da frente,…deixei ele ficar esperando so de pirraça pq ele dever a obrigação de me esperar

    Thumb up 1 Thumb down 1

  4. Olá,
    Tenho uma dobrável e um problema que é um funcionário da cptm de jundiaí.Ele exige uma capa. Ouvi dizer q tem um gabarito p fazer a capa. Vocês sabem algo a esse respeito?
    Grata

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Oi, Walkiria. A maioria das dobraveis têm uma capa como acessório que pode ser adquirido à parte. Você pode tentar improvisar com um saco de lixo preto bem grande e alegar que ela está “embalada” e dentro das regras…

      Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *