Ciclovias temporárias na Semana de Mobilidade de Niterói
Entre 21 e 28 de setembro Niterói terá um circuito cicloviário delimitado por cones, como adaptação antes da implantação definitiva. Veja o mapa.
A Prefeitura de Niterói programou várias ações para a Semana da Mobilidade (21 a 28 de setembro), dentre elas uma rota cicloviária demarcada por cones, simulando o futuro “circuito universitário”. A ciclovia estará disponível do dia 21 ao dia 28.
Em seu blog, o vice-prefeito Axel Grael explica por que as ciclovias ainda não são definitivas. Para ele, a opção pela bicicleta “é uma questão política, cultural e depende de uma mudança de costumes e de comportamento”. O caráter temporário serviria para as pessoas ganharem confiança na ideia do uso da bicicleta como opção de mobilidade e para os demais usuários das ruas também se adaptarem. “As ciclovias temporárias têm caráter experimental, mas serão o primeiro passo para as ciclovias definitivas que serão efetivamente implantadas”, justifica.
Em breve traremos aqui mais informações sobre o programa Niterói de Bicicleta, que pretende tornar a cidade fluminense ainda mais ciclável.
Outras atividades
A Secretaria de Educação promove um concurso com as crianças com o tema “Bicicleta – esporte, saúde e mobilidade urbana”. Também foram impressos “CTBs de Bolso” (versões reduzidas do Código de Trânsito Brasileiro), cartilhas educativas e serão colocadas 80 faixas educativas pelas ruas do centro. Haverá ainda sessões de ciclocine, palestras, debates e passeios ciclísticos.
E no Dia Mundial sem Carro (22 de setembro), a Av. Jornalista Alberto Torres, na Praia de Icaraí, será fechada ao tráfego de veículos nos dois sentidos, das 8h às 17h, entre as ruas Álvares de Azevedo e Comendador Queiroz, para área de lazer. Somente os moradores poderão entrar, com comprovante de residência.
Neste site há mais informações sobre a Semana da Mobilidade de Niterói. Também foi criado um evento no Facebook, onde você pode confirmar sua participação. E na página Niterói de Bicicleta, também no Facebook, você pode ficar por dentro de tudo que rola na cidade em relação à bicimobilidade!
Verdadeiramente ás pessoas não vem a bicicleta como um veiculo, que além de proporcionar saúde, não poluir, não causar dano ao meio ambiente, a pessoa que a conduz, esta diminuindo o engarrafamento na cidade, devia até ser premiada. Vamos mudar esta cultura que andar de carro e moto é boa.
1 0
Infelizmente, a ciclovia só funcionou verdadeiramente ontem. Na praia de icaraí hoje já não tinham cones na subida para o ingá, e na miguel de frias ainda não vi demarcação nenhuma… ando de bicicleta e vou para a faculdade assim. Até agora não estou vendo essa “ciclovia experimental” demarcada ou com qualquer tipo de indicação. No ingá, existe um estacionamento de carros e um ponto de ônibus em cima da ciclofaixa, o que é um absurdo. Já tive um carro batendo na minha bicicleta por conta disso. Não falta vontade da população em ter a bicicleta como um meio de se locomover pela cidade, falta é segurança.
2 0
ainda tem muita gente com medo de ir para o centro com a sua baik por conta das iscada rolante como si comporta com as baik no metro e ater mesmo viaja com as baik falo
0 1
fala japones cara? tava precisando de um tradutor
0 1